Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Redação Publicitária 2

Aula 4 - O texto na internet
by

Felipe Tessarolo

on 21 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Redação Publicitária 2

Redação Publicitária 2
Unidade 2 - Redação para novas mídias

Comportamento do Consumidor
O texto
Encontrar a informação
As pesquisas de ‘Eyetrack’ (‘rastro’ ou ‘caminho’ do olho) e os estudos de usabilidade dão papel central à visão e ao comportamento dos usuários.
A maior contradicão: o EyeTrack07 (http://eyetrack.poynter.org/), o mais recente estudo realizado pelo Poynter Institute, centro de pesquisa e educacão em jornalismo com sede na Flórida (Estados Unidos), proclamou que as pessoas leem em profundidade nos websites de jornais, até mais do que nas edicões impressas.
No caso do Eyetrack07, eram duas cameras: uma registrava os movimentos do olho; a outra, o ponto em que observavam a tela ou a edicão impressa. Os pesquisadores codificaram mais de 300 elementos nas páginas que os participantes (605 pessoas) observaram. Ao total, foram registradas, documentadas e analisadas mais de 102 mil detencões ou fixacões do olho.
De acordo com os pesquisadores, os participantes online do EyeTrack07 leram 77% do texto que escolheram. Essa cifra é alta se for comparada com o que leram os participantes dos formatos impressos em formato standard, 62%, e os do tablóide, 57%.

Os pesquisadores estabeleceram que esse comportamento – maior leitura online do que impressa – não dependia do tamanho dos textos.Também estabeleceram que os leitores online tendiam a completar a leitura dos textos selecionados mais do que os leitores do impresso: 63%, comparado com 40% em standard e 36% em tablóide.
“Percebemos, porém, que à medida que o texto aumentava, a leitura diminuía”, diz Pegie Stark Adam, em comentário no texto oficial da pesquisa. Essa observacão é relevante para a forma como se deve estruturar os textos, e será discutida em um capítulo posterior.
Quando se encontrava algo de interesse, a leitura era mais profunda (lia-se mais de 75% do texto escolhido).
“Na pesquisa, os parágrafos mais curtos tiveram melhor desempenho que os maiores. Nossos dados revelaram que textos com parágrafos curtos recebiam o dobro de atencão visual que aqueles com parágrafos mais longos. O formato de parágrafos longos parece desestimular sua observacão”, dizem Steve Outing e Laura Ruel.
Nesta imagem, a cor laranja mostra a área mais vista; a azul, a menos vista. Em outras palavras, como diz a pesquisa, quando há uma lista de títulos numa página inicial, o usuário os escanea ou folheia verticalmente, sem le-los completamente; ele se concentra na parte esquerda deles. Se as primeiras palavras não os capturarem, passam reto. Na média, um título tem menos de um segundo da atencão do usuário.
Grande parte dos usuários de websites de jornais vai a eles para atualizar a informação. As visitas do website são disparadas por um comportamento rotineiro, em vez de um objetivo em especial. MONITORAMENTO
Explorar: busca de informação em geral. A busca não é motivada por um objetivo em particular. por um objetivo.
Encontrar: os usuários buscam um fato, documento ou pedaço de informação específicos. A busca é motivada
Coletar: busca de múltiplos fragmentos de informação. Quem busca está aberto a qualquer resposta, sem esperar uma em particular. Uma meta dirige o comportamento de quem busca.
Pesquisas e Usabilidade
Usabilidade: Conceito que descreve a facilidade de uso.

Se a informacão do website é difícil de ler ou não responde as perguntas-chave dos usuários, eles o abandonam.

A usabilidade é uma característica mensurável, quantificável.
Atividade
Full transcript