Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

HANDEBOL

Introdução
by

Augusto Bonnaneti

on 14 August 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of HANDEBOL

CARACTERÍSTICA DO JOGO

O Handebol é um esporte coletivo jogado com as mãos, por duas equipes de 12 jogadores, sendo 7 titulares e 5 reservas.

OBJETIVO DO JOGO

O objetivo do jogo é fazer um número de gols no adversário maior que sofrido. TIRO DE META
Um tiro de meta é assinalado: quando a bola cruza a linha de fundo, depois de ter sido tocada por último pelo goleiro ou pelo jogador da equipe adversária. O tiro de meta é executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro.

TIRO LIVRE
Os árbitros interrompem o jogo e o reiniciam com um tiro livre quando a equipe de posse da bola comete uma violação e determinados tipos de faltas.
O tiro livre é normalmente executado sem nenhum apito do árbitro, no local onde a violação ou infração tenha ocorrido.
Quando um tiro livre está sendo executado, os adversários devem manter uma distância de pelo menos 3 metros do executante.
O jogador executante do tiro livre deverá estar com a bola na mão, não devendo colocá-la no solo e pegá-la novamente, ou quicá-la e agarrá-la de novo. TIRO DE 7 METROS
O tiro de 7 metros é marcado sempre após uma falta grave, uma conduta irregular numa ocasião flagrante de gol, violação intencional da própria área da trave numa tentativa de defesa e lançamento intencional ao próprio goleiro.
O tiro de 7 metros será executado como um arremesso ao gol, dentro de 3 segundos após o apito do árbitro.
O jogador que está executando o tiro de 7 metros não deve tocar ou cruzar a linha de 7 metros antes que a bola tenha saído da sua mão.
Na execução, os companheiros do executante devem permanecer fora da linha de tiro livre, até que a bola tenha saído da mão do mesmo.
TIRO DE LATERAL

Um tiro lateral é marcado quando a bola tiver cruzado completamente a linha lateral, ou quando um jogador de quadra da equipe defensora foi o último a tocar na bola antes que ela cruze a linha de fundo de sua equipe.

O tiro lateral é executado sem o apito do árbitro pelo adversário da equipe cujo jogador tocou por último na bola. O tiro lateral é executado do ponto onde a bola cruzou a linha lateral ou, se ela cruzou a linha de fundo, da intersecção entre a linha lateral e linha de fundo daquele lado.

O executante deve permanecer com um pé sobre a linha lateral até que a bola tenha saído de sua mão. Ao jogador não é permitido colocar a bola no solo e pegá-la de novo, ou quicar a bola e agarrá-la novamente.

Enquanto o tiro lateral está sendo executado, os adversários não podem estar a menos de 3 metros do executante. As Sanções Cartão Amarelo
Exclusão por 2 minutos ( 1 jogador a menos até terminar os 2 minutos)
Desqualificação (cartão vermelho)
Expulsão ( jogador não pode ser substituído) DURAÇÃO DA PARTIDA As partidas oficiais das categorias maiores tem duração de 2 tempos de 30 minutos com intervalo de 10 minutos entre eles.
Para categorias menores a duração pode ser menor dependendo do regulamento da competição. A BOLA O Handebol é entre os esportes coletivos, um dos mais fáceis e um mais benéficos de todos. Fácil, porque não oferece dificuldades na execução dos seus movimentos e pela rapidez com que é compreendido pelo iniciante (grande semelhança com o Futebol). Engloba três qualidades físicas fundamentais: velocidade, habilidade e força.

A prática do Handebol pode ser realizada, na areia e como em salão, sendo que em ginásio fechado vem encontrando maior aceitação, dada a maior velocidade empregada e a constante sensação de gol que se lhe oferece. HISTÓRICO
Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o "Torball", alterando seu nome para "Handball" com as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica para o jogo com 11 jogadores.

Com as dificuldades do rigoroso inverno europeu, o Handebol de Campo foi aos poucos sendo substituído pelo "Torball" que passou a ser o "Handebol de 7", chamado de "Handebol de Salão", mostrando-se mais veloz e atrativo

O Handebol no Brasil chegou após a I Grande Guerra Mundial, quando um grande número de imigrantes alemães vieram para o Brasil estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas. São os fundamentos que são executados para tentar fazer o gol. Podem ser executados da seguinte maneira:
Em apoio
Em suspensão
PROGRESSÃO São as formas utilizadas pelo atleta para se deslocar no campo de jogo, quando está com a bola. A progressão pode ser feita das seguintes maneiras:
Em batidas sucessivas
Em ritmo trifásico
Com duplo ritmo trifásico PASSE É o fundamento que é utilizado para que seja dada sequência ao jogo. A boa execução desse fundamento pode alterar a velocidade do jogo. O movimento técnico do passe e do arremesso é o mesmo o que muda é a força.
Tipos de passes: Altura do ombro, lateral ou pronado, por trás das costas e por trás da cabeça. RECEPÇÃO É o fundamento que geralmemte é ensinado com ambas as mãos, para garantir a eficiência de sua execução. As recepções podem ser feitas em várias alturas:
Acima da cabeça (Alta)
Altura do peito
Altura do quadril
Altura do joelho
Junto ao solo. É permitido barrar a ação do adversário com o tronco.
Não é permitido agarrar ou empurrar o adversário.
Não é permitido empurrar o jogador adversário para dentro da área do gol.
Não é permitido lançar-se sobre o adversário correndo ou saltando. Manejo de bola Não é permitido:
Lançar a bola de uma mão para a outra, mas é permitido trocar a bola de mão ao quicá-la.
Quicar com as duas mãos.
Utilizar os pés para interceptar ou receber a bola.
Quicar, segurar e quicar novamente a bola. Manejo de bola É permitido:
Lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, mas com as seguintes partes do corpo:
Mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelho.
Ficar 3 segundos e dar no máximo 3 passos com a bola na mão. Substituições São feitas automaticamente sem nenhum necessidade de comunicar a equipe de arbitragem. Deve ser feita na zona de substituição. O jogador que irá entrar deverá esperar que o jogador que deverá ser substituído sair completamente da quadra para poder entrar. Se houver irregularidade na substituição o jogador que entrou deverá ser excluído por 2 minutos. REGRAS TIRO DE SAÍDA

O jogo inicia com as duas equipes no seu meio campo.
A escolha da posse de bola é por sorteio.
Depois do intervalo as equipes mudam de lado e inicia o jogo a equipe contrária que começou o jogo.
Após acontecer um gol, a equipe que levou o gol reinicia o jogo com um tiro de saída. FUNDAMENTOS Manejo de corpo
Fundamento Base, pouco empregado
por técnicos brasileiros (foot work)

Manejo de bola/Empunhadura
É o posicionamento das mãos sobre a bola, a ação das mesmas enquanto a segura, seja ao preparar o drible, arremesso ou passe

Passe
Progressão/Drible
Arremesso Professor: Augusto Bonnaneti (Sorriso) DRIBLE Quando estiver quicando a bola (com apenas 1 mão) o jogador poderá deslocar-se pelo espaço que desejar, sem entrar na área do goleiro.
O jogador não poderá realizar o duplo drible, ou seja, quicar a bola segurá-la na mão e quicar novamente.
O jogador poderá:
dar 3 passos com a bola na mão e depois quicar.
se já estiver quicando, segurar a bola e realizar os 3 passos com a bola na mão. Apresentação
Roupas
Provas
Conselhos A bola deve ser de couro ou material sintético, esférica e sua superfície não pode ser brilhante nem escorregadia.

As medidas da bola (circunferência e o peso), que serão usadas pelas diferentes categorias de equipes são as seguintes:

58-60 cm e 425-475 g (tamanho 3) para homens e equipes masculinas jovens (acima de 16 anos);

54-56 cm e 325-375 g (tamanho 2) para mulheres, equipes femininas jovens (acima de 14 anos) e equipes masculinas jovens (entre 12 e 16 anos);

50-52 cm e 290-330 g (tamanho 1) para equipes femininas jovens (entre 8 e 14 anos) e equipes masculinas jovens (entre 8 e 12 anos). Conduta com o adversário ARREMESSOS
Full transcript