Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Rebaixamento do Lençol Freatico

No description
by

Edvaldo Santos

on 14 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Rebaixamento do Lençol Freatico

Rebaixamento do Lençol Freático
Logistica
Antes do início dos serviços, é recomendável que a contratante ofereça condições de acesso, de circulação dos equipamentos do executor, energia elétrica, água, vigilância, topografia, materiais e ajudantes de serviços gerais.
Critérios de Desempenho
Depois de instalar e ligar os equipamentos, os resultados do sistema de rebaixamento implantado costumam aparecer, em média, após 15 dias, com o abaixamento da cota do nível d'água. O sucesso na execução pode ser mensurado a partir da facilitação dos trabalhos de escavação.
Conclusão
O rebaixamento de lençol freático foi uma técnica desenvolvida para auxiliar nas escavações sob o nível do lençol freático o que possibilita em muitas ocasiões as escavações subterrâneas.
Sem essa técnica a água que se encontra no subsolo penetraria nas paredes das áreas abaixo do nível do solo causando desgaste por oxidação nas ferragens comprometendo toda a estrutura, então firmar-se a importância de um rebaixamento de qualidade em todas as obras que necessitam de uma escavação.

Bombeamento Direto
É o sistema de rebaixamento mas simples de todos. Consiste na coleta da água em valetas, executadas no fundo da escavação, que são ligadas a um ou vários poços, estrategicamente dispostos, onde a água é acumulada e à medida que atinge um determinado volume ela é recalcada para fora da zona de trabalho.
Bombeamento Direto
Poços profundos
Drenagem por Eletrosmose
Métodos de Rebaixamento do Lençol Freático
Rebaixamento com Injetores
Poços Profundos
Rebaixamento por poços é um sistema para se retirar água do subsolo de forma Induzida, portanto não gravitacional, através de poços com diâmetros bem pequenos. Esta técnica é utilizada para profundidades usuais entre 6 e 30 metros.
DRENAGEM POR ELETROSMOSE
Se colocarem dois eletrodos em um solo saturado, após o estabelecimento de uma corrente elétrica entre ambos, a água contida nos vazios do solo percolará no sentido do ânodo (pólo positivo) para o cátodo (pólo negativo). Esse princípio pode ser aplicado à drenagem dos solos, fazendo-se com que o cátodo seja uma ponteira.
Este sistema é empregado nos mesmo casos de injetores, porem quando se necessita maiores vazões por poços ou maiores profundidades. O acionamento e desligamento da bomba, em cada poço, é feito automaticamente por eletrodos ligados ao motor da mesma que são acionados pelo contato com a água.
COTAÇÕES DE PREÇOS E FORNECEDORES
Recomenda-se que, antes da efetivação da contratação, a construtora realize concorrência entre empresas prestadoras de serviço. Por se tratar de serviço muito especializado, deve ser escolhida sempre empresa com notória especialização. Para tanto, é necessário consultar o portfólio de trabalhos já realizados ou obter referências junto aos profissionais.
Bombas submersas de eixo vertical
EFEITOS DO REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO
• Abaixa a umidade média dos terrenos em volta;

• Afeta a vitalidade da vegetação de grande porte que se servem da água do lençol;

• Adensamento do terreno pela diminuição da pressão neutra do sub-solo, mais popularmente conhecida como afundamento;

• Dependendo do tipo de solo e do tipo de fundação empregada na fundação do seu prédio, podem ocorrer recalques diferenciais no seu prédio;
CUIDADOS NO REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO:
Os cuidados mais rotineiros para se evitar danos decorrentes dos rebaixamentos do lençol freático consistem na verificação prévia das condições físicas dos imóveis vizinhos, o controle e monitoramento do próprio rebaixamento e a boa execução dos escoramentos.

A vistoria dos imóveis vizinhos visa sanar ou minimizar os riscos evitáveis, decorrentes de anomalias aparentes dos mesmos.

Ponteiras Filtrantes
Neste sistema de rebaixamento, são executados poços de 25 a 30 cm diâmetro e profundidade de ate 40 m, no interior dos quais se instalam os injetores. O espaçamento entre os poços varia de 4 a 8m.
Este sistema de rebaixamento consiste em dispor ao longo da periferia da área a rebaixar um tubo coletor de 4” de diâmetro, dotado de tomadas de água, espaçadas em 1 metro.
Ponteiras
As ponteiras constituem-se de um tubo de ferro galvanizado ou de PVC, terminado por uma peça com cerca de 1m de comprimento, perfurada e envolvida por tela de nylon com malha de 0,6 mm.
Câmara a vácuo
Constitui-se em um recipiente estanque ligado a uma bomba a vácuo, essa câmara é ligada ao tubo coletor por onde é extraída a água do solo através das ponteiras, por sucção
Bomba a Vácuo
As bombas de vácuo são acopladas á câmara de vácuo, de onde retiram o ar, criando uma sucção que extrai a água do solo por intermédio das ponteiras e do coletor.
Dois sistemas são os utilizados nesse método: injetores ou ejetores e bombas submersas:
Ponteiras filtrantes
Full transcript