Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cenografia - Aula 01

No description
by

Ela Nascimento

on 20 March 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cenografia - Aula 01

O que é cenografia?
skene-graphein
skenographia
cenografia
Grafia da cena

"Cenografia é a palavra
que escapa da sua maior
vinculação, o teatro"
Cyro Del Nero
“A Cenografia é o espaço eleito para que aconteça o drama ao qual queremos assistir. Portanto, falando de cenografia poderemos entender tanto o que está contido em um espaço, quanto o próprio espaço”
.
Gianne Ratto

Espacialidade x Visualidade
Espaço de representação
x
espaço cênico
x
lugar teatral
O Teatro pode ser realizado em qualquer espaço, em qualquer lugar, ou seja, qualquer lugar é teatral, o que impõe a reformulação e a atualização das funções do cenógrafo. Sendo assim, a primeira função do cenógrafo será organizar visual e espacialmente o lugar teatral para estabelecer a relação da cena-público. A concepção da visualidade deve traduzir e revelar a linguagem da encenação. (CRUZ, 2008, p.121-122).
Criação na cenografia
Criar uma cenografia teatral requer uma série de habilidades: é necessário dominar volumes, cores, luzes, para que ela sirva ao momento histórico, ao clima dramático e ao conflito na obra a ser representada. Por isso, estou sempre dizendo que o cenógrfo do tetro é um especilista - não em espaço, mas em environment do conflito.
Cyro Del Nero
A cenografia na antiguidade para os gregos, assim denominada Skenographia, constituía-se como arte de adornar o teatro. No Renascimento passou a ser tratada como a técnica de representar em um plano bidimensional, em um telão, uma imagem em perspectiva; imagem que serviria para situar a ação teatral em um determinado lugar representado de forma realista. Já na passagem do século XIX para o XX, ela ganha a definição de escritura cênica, uma forma de explicar sua transposição de pintura bidimensional a escultura ou arquitetura, de caráter tridimensional. Diante da evolução da encenação, a Cenografia deixa de ser um elemento meramente ilustrativo, ou decorativo, para torna-se um dispositivo visual que ganha presença e participação na comunicação ao público do argumento proposto pelo evento teatral, não apenas um lugar onde se passa a ação, mas como ação proposta entre o texto, a ação e a recepção. No contexto do Teatro Contemporâneo, a cenografia apresenta-se também como a arte de adaptar os espaços teatrais ou não convencionais aos processos desencadeados para a realização de um acontecimento teatral. (COHEN, 2007, p.26)


Metodologia de crição
Componentes da realização teatral
Argumento : O quê se quer dizer, assunto, tema...
Pesquisa : Dados e Iconografia
Ação e Recepção : A presença do humano
Espaço : Espaço cênico - Espaço teatral
Tempo : Tempo Cênico - Tempo Dramático
Sistema Cênico - "Trauqitanas"
Dialogam com o trabalho do cenógrafo: luz, som, figurino, direção, dramaturgia.
Cenografia e Muldisciplinaridade
Cenografia e Artes Plástica

Cenografia e Arquitetura

Cenografia como Linguagem Artistica


Cenografia
conceitos básicos
É claro que não dá mais para aceitar a definição de cenografia apenas como aquela herdada pelos gregos: cenografia é a grafia da cena. Ou aquela que vemos no Dicionário do Aurélio, no qual cenografia é resumida à arte e técnica de projetar e dirigir a execução de cenários para espetáculos teatrais. Não estamos mais nos anos 1950, no início do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia -, quando a predominância de uma cenografia altamente realista nos aproximava das afirmações acima. O mundo mudou muito nas ultimas décadas e o teatro investigou aceleradamente a busca de novos espaços, de novos materiais, de uma nova técnica, tudo muito atrelado a novas visões e novos conceitos. (J. C. Serroni)
BR 3
Teatro de Vertigem
BARAFONDA
Cia São Jorge de Variedades
Processo de modificação da relação entre os elementos teatrais
Mudança de comportamento dos elementos visuais da cena.
Linguagem Visual
A cenografia brasileira evoluiu muito de algumas décadas para cá. Saiu do seu mundo quase restrito do teatro, da dança e da ópera para um universo de possibilidades muito mais abrangentes. Saiu de dentro da “caixa cênica” do palco italiano para fora. Procurou novas alternativas de espaço, se apropriou de outros e hoje caminha para possíveis e novas formas relacionadas com a computação.
JC Serroni
Full transcript