Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Trabalho sobre Bioma Pantanal

Uma apresentação sobre as principais características do Pantanal
by

Pedro Peixoto

on 29 August 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Trabalho sobre Bioma Pantanal

O bioma do pantanal tem um clima de característica tropical e apresenta duas estações bem definidas: o verão chuvoso, que pode ser determinado durante o período de outubro a março, quando a temperatura fica em torno de 32º C, e o inverno seco, que chega por volta de abril e vai até setembro, quando a média de temperatura é de 21º C. A grande quantidade de chuva é responsável por uma das características que mais influenciam no clima pantaneiro, a umidade do ar. As fortes chuvas são responsáveis pelas cheias, que acumulam muita água no solo deste bioma, fazendo com que haja um intenso processo de evapotranpiração nesta área, causando a alta umidade relativa do ar e influenciando no clima quente e abafado dos verões.
Características
Atividades Humanas na Região:
O pantanal possui diversas atividades humanas que ameaçam os seus ecossistemas. Dentre elas estão: A pesca comercial; A pecuária; A erosão e sedimentação causadas por esta atividade geram alterações no solo do ecossistema ameaçando suas espécies nativas; O tráfico de animais raros da região. Felinos em extinção, como a onça, vem sendo alvo dos contrabandistas. Assim como repteis e outras espécies.

A pesca
Esta possui como foco a captura de especies específicas, e que sendo feita de uma forma não sustentável, pode levar a extinção destes seres.



No pantanal, 99% das terras pertencem a fazendas de caráter agrícola e pecuário.
Nos terrenos permanentes alagados há a presença da famosa vitória- régia, que usa seu longo caule pra poder se fixar no fundo dos lagos,captando seus nutrientes e sua enorme folha ,apoiada na superfície da agua, absorvendo uma grande quantidade de radiação solar. Em partes mais elevadas, há o aparecimento de espécies, que pelo seu aspecto, lembram as caatingas. Como por exemplo, as bromélias, que são capazes de reter uma maior quantidade de água nessas áreas em que ela não é tão abundante.
Por possuir uma enorme diversidade de fatores como condições de solo, inundações e topografia não podemos generalizar o pantanal como um imenso pântano ou qualquer outra área. Por isso, consequentemente a sua enorme diversidade animal e vegetal, esse bioma possuirá uma enorme gama de adaptações entre seres nele existentes.


O Clima
Adaptações encontradas nos seres
Pantanal: Por dentro deste bioma
Área e Localização
O pantanal compreende uma larga parte do centro oeste brasileiro se estendendo pelos países do Paraguai, Argentina e Bolívia. No Brasil, a área total ocupada pelo bioma está estimada em cerca de 150.000 Km². Mais precisamente, o pantanal abrange grande parte do território do estado do Mato Grosso e do Mato Grosso Do Sul, caracterizado pela sua extensa planíce com pouquíssimas variações de relevo, considerada uma das maiores áreas planas do mundo.

Flora
Fauna
Apesar da pequena extensão territorial, o pantanal possui uma grande quantidade de espécies animais. Em meio a estes animais, podemos destacar a presença de diversos peixes, répteis, insetos e aves, dentre as quais o Tuiuiú, ave símbolo da região. Por ser um bioma relativamente pouco explorado pela ação humana, animais ameaçados de extinção possuem populações sólidas no local, como o próprio Tuiuiú e três espécies diferentes de jacarés, também característicos deste bioma. Porém, o aumento dessa presença humana tem posto em risco o equilíbrio dos ecossistemas ali presentes, trazendo perigo a estas espécies e sua enorme diversidade de cores, formas e sons.

O pantanal possui uma enorme diversidade de plantas, devido às inundações que lá ocorrem e ao seu solo. Embora possua essa grande diversidade, poucas são as que não podem ser encontradas em outra região. Também por causa de suas cheias, a vegetação varia muito de acordo com a altitude, pois áreas mais altas não ficaram inundadas. Desse jeito, nas regiões mais baixas - planícies - encontramos as gramíneas, um pouco acima conseguimos encontrar arbustos e vegetação rasteira enquanto que nas áreas mais altas temos árvores de grande porte. Dentre essas árvores, as mais encontradas são o ipê, a aroeira, a figueira, a palmeira e o angico. Já em suas baías podemos identificar plantas aquáticas flutuantes e submersas, sendo nas baías que são permanentes (se mantém em todos os períodos mesmo após a inundação), encontramos o baceiro e o camalote.

www.webpantanal.com.br
www.infoescola.com
http://www.obiologo.eco.br
http://www.maiaexpeditions.com
Apresentação desenvolvida por:
Gabriel Leite
Guilherme Imia
Luiz Felipe Moreira
Pedro Peixoto
Rafael Arthou
Turma 23C
Fauna e Flora
Algumas das práticas
A pecuária
www.cpap.embrapa.br
Fontes utilizadas:
- http://www.infoescola.com
- http://www.obiologo.eco.br
- http://www.ambientes.ambiesntebrasil.com.br
- http://pt.wikipedia.org
- http://www.invivo.fiocruz.com
- http://www.suapesquisa.com
- http://www.mma.gov.br/biomas/pantanal
- http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/pantanal_flora.htm
- http://planetadobem.blogspot.com.br/2009/08/as-principais-ameacas-ao-pantanal.html
Obrigado!
Full transcript