Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

História da Arte - Portfólio

Design Univille - Núcleo C
by

Bruna Fischer

on 22 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of História da Arte - Portfólio

História da Arte
Portfólio
Apesar de a relação entre arte e design ser bem próxima, e existir grande facilidade em confundir um com o outro, é preciso entender que arte é arte e design é design.
De fato, ambos se assemelham quando analisados pelos fatores que os envolvem: estética, pesquisa, emoções, técnica, inspiração, etc.
No entanto, Arte e Design não são a mesma coisa, apenas se complementam. Enquanto a Arte é feita sem o objetivo de agradar a um público propriamente dito, e sim como meio de expressão, subjetiva e individual, o Design deve suprir as necessidades humanas, ou seja, estuda o tempo, espaço e o homem a fim de utilizar essas informações para o desenvolvimento de um projeto , visando atingir a um público específico.
Pré História -
Paleolítico (C. 35.000 aC)
Conhecido como Idade da Pedra Lascada, esse período subdivide-se em três períodos: Paleolítico Inferior, Paleolítico Médio e Paleolítico Superior.
Sendo o último, visto como a mais antiga produção artística de que se tem conhecimento na história. Também considera-se que no período Paleolítico Superior concentra-se e encontra-se a produção artística mais consciente, como resultado de um necessidade espiritual do Homem.
Caracterizado pela invenção e pelo desenvolvimento da indústria lítica, bem como por uma economia de predação.
Produção de fogo, e uso de ossos, madeira, marfim e pedra.
Pré História - Neolítico
(C. 10.000 aC)
Período conhecido como Idade da Pedra Polida, o início deste período é marcado com o fim das glaciações e termina com o desenvolvimento da escrita na Suméria (região da Mesopotâmia)
Caracterizou-se pelo desenvolvimento da agricultura, domesticação dos animais e o advento do sedentarismo (1ª arquitetura).
Desenvolvimento da arte cerâmica, e economia de trocas.
O instrumento mais significativo é o punhal de pedra, sílex cuja superfície polida e lâmina bem afiada formam um instrumento superior às pedras lascadas do Paleolítico.
Idade Antiga - Mesopotâmia
(C. 4.000 aC)
Localizada entre os rios Tigre e Eufrates, (daí seu significado: entre (meso); rios (potâmia)), a Mesopotâmia fazia parte de uma região conhecida como "Crescente Fértil", sendo, juntamente com o Egito, Palestina e Fenícia, uma das reigões mais férteis do mundo antigo.
Dividida entre Alta Mesopotâmia (ao Norte e desprovida de recursos, conhecida pela grande atividade de saqueadores) e a Baixa Mesopotâmia (ao Sul e rica de recursos, tendo a agricultura como atividade principal), esta região abrigou muitas civilizações, dentre elas: Sumérios, Acádios, Babilônios, Caldeus e Assírios.
Caracterizou-se pelo desenvolvimento da astronomia, matemática, arquitetura, a escrita e do primeiro código de leis e a invenção da roda
.
Arte X Design
Vênus de Brassempouy - É uma preciosa e delicada figura feita em marfim há uns 26.000-24.000 anos e é uma das representações de um rosto mais antigas que se conhece
Vênus de Willendorf - Sem dúvida é a mais conhecida de todas, mas da qual menos de sabe. A única informação segura é que foi feita em pedra entre 22.000 – 24.000 anos atrás.
Está datada entre 29.000-25.000 a.C e é uma das primeiras peças em cerâmica feitas pelo ser humano
As Vênus Pré-Históricas - Beleza Cultuada
Vênus de Savignano - Original esculpida em pedra-sabão ou serpentina. Ele foi encontrado em Savignano, Itália e mede cerca de 22.5 cm. de altura.
Vênus de Tan-Tan a mais de 30.000 anos de antiguidade.
Ainda que incerto, é considerada a figura antropomorfa mais antiga conhecida e talvez a primeira vênus.
Vênus de Hohle Fels - É uma estatueta do Paleolítico Superior, datada entre 35.000 e 40.000 anos atrás, e é o mais antigo exemplo indiscutível da arte do Paleolítico Superior e arte pré-histórica figurativa em geral.
Égua grávida e bisão com cabeça de javali. Baixo relevo em calcário proveniente da Roc de Sers (Charente, Françca). Solutrense: aprox. 15.000 a.C. (Museu de Antiguidades Nacionais da França, Saint Germain-en-Laye).
Leveza, movimento e traços nas pinturas do Período Neolítico
Grande Touro Vermelho Rodeado de Caçadores. Catal Huyuk, Anatólia. Neolítico
Escultura Neolítica em Pedra e Escultura Neolítica em Bronze, Museu Pigorini, Roma
Arquitetura Colossal do Período Neolítico, pedras gigantes arranjadas verticalmente em três formas básicas: dólmen, menir, e arranjo circular "Stonehenge"
Ferramentas do período Neolítico, feitas com pedra polida e madeira
Sumérios
Desenvolveram um importante sistema de canalização dos rios, criaram a escrita cuneiforme, registrando os detalhes de seus cotidianos através de placas de argila, e os zigurates, construções piramidais que serviam de armazenamento de produtos agrícolas e de prática religiosa.
Babilônios
Criaram os primeiros códigos de lei para controlar a sociedade, formuladas pelo Imperador Hamurabi, que previam castigos severos aos criminosos de acordo com a gravidade de seus delitos. Por volta do século VII a.C., o Imperador Nabucodonosor II, que formava o Segundo Império Babilônico, ordenou que fossem construídos dois templos que serviriam de grande reverência arquitetônica: os Jardins Suspensos e a Torre de Babel.
Assírios
Tinham uma ampla organização militar e eram ávidos pela guerra. Quando dominavam determinados territórios, impunham castigos cruéis aos inimigos como forma de intimidá-los, para demonstrarem sua hegemonia.
Idade Antiga - Egito Antigo
(C. 3.000 aC)
Bruna Fischer
Design - Núcleo C

Pinturas Rupestres e Esculturas nas Paredes
Detalhe de relevo assírio que mostra prisioneiros de guerra sendo transportados como escravos.
Baixo-relevo originalmente colocado à entrada do palácio Dur Sharrukin.
Detalhe de relevo assírio que mostra uma caçada.
Relevo do palácio de Assurbanipal mostrando uma leoa ferida.
Relevo que representa o transporte do cedro libanês.
Baixo-relevo com touro alado com cabeça humana
A escrita cuneiforme foi o principal legado deixado pelos sumérios aos povos do Oriente Médio
Estátua de Gudeia, governador de Lagash
Zigurate de Ur
Colar de ouro mesopotâmico produzido entre os séculos 17 e 16 a.C.
Arte em revelo dos Sumérios
Detalhe da escadaria do zigurate de Ur
Estela contendo o código de leis babilônias compilado pelo rei Hammurabi da Babilônia (1792 - 1750 a.e.c.), mais conhecida com o Código de Hammurabi.
Concepção artística dos Jardins suspensos da Babilônia
Ruínas do palácio de Nabucodonosor II, em Babel.
Cilindro do reinado do último rei da babilônia, Nabônidas.
Mapa babilônico do mundo conhecido; Tabua de argila encontrada no sítio arqueológico de Sippar.
Gravura de Marduk, o mais poderoso deus do Panteão Babilônio
Muro da procissão da entrada da cidade da Babilônia. Reconstruído e exposto no museu de Berlim.
Concepção artística da Torre de Babel
Selo sumério onde Enki aparece como Senhor das “águas doces”, dos peixes e do pássaro
A civilização egípcia se iniciou com base no Rio Nilo, que fica na parte nordeste da África.A grande contribuição dos egípcios para a arquitetura são as pirâmides, que eram usadas como túmulos para faraós e pessoas próximas a eles. Seus pertences, como jóias, eram colocadas no túmulo.A sociedade era politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses.
Caracterizou-se pela prática da mumificação, cuja função era preservar os corpos para que eles passassem para a próxima vida com segurança, e estivesse pronto para quando voltasse a este mundo, justamente por acreditarem em vida eterna.Com essa civilização, surgiram profissões como o engenheiro e o arquiteto.
As roupas dos homens e mulheres de diversos níveis sociais do antigo Egito podem ser vistas em uma das paredes da Tumba de Nakht que relatam a Agricultura
Imagem em que a pesagem do coração no Tribunal de Osíris é representada.
Busto de Nefertiti - tem quase 3.400 anos e mede cerca de 50 centímetros de altura, foi encontrado em estado quase perfeito, somente os lóbulos das orelhas estavam lascados. Trata-se de uma obra inacabada. A prova encontra-se no olho esquerdo da escultura, que não tem a córnea inscrustrada.
Colossal Esfinge que acredita-se ter sido construída pelo faraó Rakhaef.
A Pirâmide Curva de Snefru, foi a segunda tentativa desse faraó de construir uma pirâmide perfeita. Contudo, sua inclinação original sobrecarregou a estrutura que para não ruir, teve seu projeto alterado pelos engenheiros do rei, o que ocasiou em sua peculiar forma.
Cena em tuma egípcia represetando pastores e gado.
Modelo de Hieróglifos do Médio Império; os detalhes revelam um maravilhoso trabalho deste clássico período. Seu signficado representa o pagamento de tributos de um povo submisso ao país das duas terras.
Pedra de Roseta - um fragmento de uma estela de granodiorito do Egito Antigo, cujo texto foi crucial para a compreensão moderna dos hieróglifos egípcios
Referências Bibliográficas
GRANDE ENCICLOPÉDIA LAROUSSE CULTURAL. v. 9, 16 e 17. São Paulo: Nova Cultura Ltda., 1988.

UPJOHN, Everard M.; WINGERT, Paul S.; MAHLER, Jane Gaston. História Mundial da Arte: Da pré-história à Grécia antiga. São Paulo: Difel, 1975.

CONHECER. v. IV, VI, VII. Circulo do Livro. São Paulo: Abril Cultural Ltda., 1970.

BRASIL ESCOLA. Egito Antigo. Disponível em:http://www.brasilescola.com.

TEMPLO DE APOLO. História. Disponível em: http://www.historia.templodeapolo.net/
Full transcript