Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Oficina de Formação Profissional I: Serviço Social e Realida

No description
by

Silvana Rodrigues da Silva

on 23 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Oficina de Formação Profissional I: Serviço Social e Realida

Serviço Social
Unila inicia suas atividades acadêmicas em 2010.
O curso de Serviço Social surge em 2015
UNILA
Denominação: Serviço Social
Titulação: Bacharel em Serviço Social
Grau: Bacharelado
Turno: Noturno
Duração: 10 semestres (5 anos)
O surgimento do Serviço Social no Brasil remonta aos primeiros anos da década de 30, como fruto da iniciativa particular de vários setores da burguesia, fortemente respaldados pela Igreja Católica e tendo como referencial o Serviço Social europeu.
Desta forma quando surge o Serviço Social no Brasil, nas décadas de 1930 e 1940, o mesmo surge com uma característica assistencial e controladora que buscava favorecer o capitalismo monopolista e o desenvolvimento industrial, com uma atuação imediatista e acrítica
Na Colômbia, a formação da Escola Católica, que foi a primeira escola de formação para trabalhadores sociais da Colômbia, surgiu do entusiasmo de Maria Carulla de Vergara, que fundou a primeira escola do país em 22 de outubro de 1936, através de influência da Escola Elvira Matte de Cruchaga. Essa senhora concluiu seus estudos na Europa e criou a escola de formação superior estimulada pela necessidade de contribuir para a busca de soluções dos problemas sociais da época.
Oficina de Formação Profissional I: Serviço Social e Realidade Social
Trabajo Social
Universidad Del Valle inicia suas atividades em 1975.
E o Curso de Serviço Social em 1996.
DEL VALLE
Denominação: Trabajo Social
Titulação: Trabajador/a Social
Turno: Diurno
Duração: 10 semestres (5 anos)
UNILA
Objetivo Do Curso

O curso de Serviço Social da Unila pretende formar profissionais críticos e criativos, ancorados em fundamentos teórico-metodológicos, ético-politicos e técnico-operativos que permitam a apreensão, análise e intervenção da/na realidade social latino-americana e caribenha e em relação às diversas políticas públicas, por meio de sua inserção nos espaços sócio-ocupacionais públicos e privados onde se requer a presença profissional.
Tal perspectiva se constrói por meio dos fundamentos ontológicos aportados na teoria social crítica como método de apreensão e interpretação da realidade, considerando como eixos centrais o trabalho e a questão social nas suas mais diversas manifestações na América Latina e Caribe.
BRASIL
COLÔMBIA
DEL VALLE

Objetivo Do Curso

O curso de Serviço Social da Del Valle tem como objetivo formar trabalhadores nas áreas sociais com o conhecimento teórico, metodológico e técnico que lhes permitam intervir no campo da assistência social em uma realidade complexa e em mudança.
Formar profissionais com espírito de investigação e capacidade de explicar e compreender as questões sociais.
Contribuir para a formação de éticas, atitudes e valores de comprometimento, iniciativa, criatividade , respeito pelos outros e facilidade de estabelecer relações interpessoais na sua prática profissional .
DEL VALLE
Estrutura Curricular

1 Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social: que visa à compreensão do ser social historicamente situado no processo contraditório de desenvolvimento da sociedade moderna e contemporânea; Destaca-se que a formação em Filosofia necessária aos fundamentos teórico-metodológicos da Vida Social (prevista em um componente curricular em muitas universidades) é, no caso da UNILA, suprida pelos dois componentes curriculares voltados à base filosófica presentes no Núcleo Comum de Estudos da Universidade, especificamente o eixo de Metodologia e Epistemologia do Ciclo Comum de Estudos.

2 Fundamentos da Formação Sócio-Histórica una e diversa da Sociedade LatinoAmericana e Caribenha: compreendendo elementos gerais e particulares que caracterizam a inserção da América Latina e do Caribe no processo de desenvolvimento capitalista, bem como o significado da inserção sócio-histórica do Serviço Social no contexto desse desenvolvimento, uma vez que este surge como profissão nos marcos da ampliação da ação do Estado como mecanismo de controle político-social, remetendo, ainda, à ressignificação do caráter de atuação profissional do Serviço Social frente às novas interfaces da questão social, expressas na precariedade e vulnerabilidade das novas configurações do mundo do trabalho. Dada a especificidade da UNILA, este eixo, que aparece nas Diretrizes de 2002 como “Fundamentos da Formação Sócio-Histórica da Sociedade Brasileira”, foi ampliado visando a abarcar o conjunto da região.

3 Fundamentos do Trabalho Profissional: compreendendo todos os elementos constitutivos do Serviço Social como especialização do trabalho: sua trajetória histórica, teórica, metodológica e técnica, os componentes éticos que envolvem o exercício profissional, a pesquisa, o planejamento e a administração em Serviço Social e a supervisão do estágio obrigatório. Tais elementos encontram-se articulados por meio da análise dos fundamentos do Serviço Social e dos processos de trabalho em que se inserem, desdobrando-se nos conteúdos necessários para capacitar os profissionais para o exercício de suas funções, resguardando as competências específicas normatizadas por lei.

Objetivo Do Curso

O curso de Serviço Social da Del Valle tem como objetivo formar trabalhadores nas areas sociais como o conhecimento teórico, metodológico e técnico que lhes permitam intervir no campo da assistência social em uma realidade complexa e em mudança.
Formar profissionais com espírito de investigação e capacidade de explicar e compreender as questões sociais.
Contribuir para a formação de éticas, atitudes e valores de comprometimento, iniciativa, criatividade , respeito pelos outros e facilidade de estabelecer relações interpessoais na sua prática profissional .
DEL VALLE
UNILA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fomentar a pesquisa como instrumento de produção do conhecimento e da
intervenção na realidade social no âmbito do Serviço Social na América Latina e Caribe;

Inserir o curso de Serviço Social da Unila nos processos de cooperação para
discussão da formação e exercício profissional no campo do Serviço Social no Brasil e demais países latino-americanos e Caribe;

Contribuir com as análises no campo do direito e das políticas públicas, bem
como com análises sobre os impactos das refrações da questão social no trabalho
profissional e nos usuários de tais políticas, considerando as dimensões continentais e as particularidades locais e regionais latino-americanas e caribenha;

Promover, por meio de atividades de pesquisa e extensão, intercâmbios nacionais e internacionais, no âmbito da América Latina e Caribe, de trocas profissionais e acadêmicas, buscando ampliar e consolidar as referências do Trabajo Social no continente;
Objetivo Especifico:

O assistente social graduado na Universidad del Valle será capaz de investigar a realidade social e os processos humanos.

Gerir planos, programas e projetos de desenvolvimento, segurança e bem-estar social;

Apoiar os processos de participação social e desenvolvimento comunitário;

Participar em processos de orientação e intervenção familiar, o desenvolvimento organizacional e do trabalho bem-estar social;

A profissão tem agora uma grande procura de emprego e amplas oportunidades para as ONGs pessoais e profissionais de desenvolvimento , setor privado, organizações não governamentais e setor privado ( consultoria, aconselhamento e orientação ) .
UNILA
DEL VALLE
1° Semestre: 17 Créditos - 289 horas
2° Semestre: 18 Créditos - 306 horas
3° Semestre: 18 Créditos - 306 horas
4° Semestre: 15 Créditos - 263 horas
5° Semestre: 20 Créditos - 340 horas
6° Semestre: 17 Créditos - 289 horas
7° Semestre: 10 Créditos - 170 horas
8° e 9° Semestre: São destinados ao estágio Total: 510 horas
10° Semestre: Monografia


DEL VALLE
UNILA
Estrutura Curricular
1 Fundamento Teórico: Destina-se a fornecer elementos teóricos das ciências sociais e humanas para os alunos visando a expansão e sua compreensão da realidade social. Também inclui a epistemologia, fundamentos metodológicos e técnicos de serviço social como uma profissão.

2 Fundamento Metodológico e Profissional: articulação teórica e propício para os processos de intervenção próprio trabalho social e procura desenvolver habilidades e competências para a prática profissional.

3 Aprofundamento de Eixos: Ele orienta o aluno para identificar um campo de aprofundamento de acordo com as suas motivações, interesses e processo de formação que facilitam a integração e aprofundamento do conhecimento em um campo de intervenção profissional.
campos de aprofundamento são encaminhados para o desenvolvimento social, gestão de recursos humanos, desenvolvimento organizacional e aconselhamento psicossocial.
1° Semestre: 20 Créditos - 340 horas
2° Semestre: 22 Créditos - 374 horas
3° Semestre: 20 Créditos - 314 horas
4° Semestre: 24 Créditos - 354 horas
5° Semestre: 24 Créditos - 354 horas
6° Semestre: 25 Créditos - 218 horas
7° Semestre: 25 Créditos - 272 horas
8° Semestre: 25 Créditos - 102 horas
10° Semestre: 20 Créditos - 204 horas

Estágio + Atividade Complementar - 680 horas

Horas Total: 4080 horas
Dayane Sodré
Kawana Isabeli
Kenia Lessa
Michelle Janner
Silvana Rodrigues
Full transcript