Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Renascer Kids Vila Matilde

No description
by

Ranna Pereira

on 7 November 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Renascer Kids Vila Matilde

No que nos baseamos:
Bíblia:
A palavra de Deus é a fonte de toda sabedoria humana e espiritual para que andemos no centro da sua vontade em verdade. Sendo perfeito e agradável a Ele. Texto base 1 João 1:16.
Visão Apostólica:
Conceito - Alcançar as crianças para o reino de Deus, sendo você um instrumento de Deus. Texto base Provérbios 22:6 e Lucas 18:16.
Livro Crianças Firmadas na Rocha:
O autor, Larry Fowler, um Pastor americano que lidera o OANSE International - um enorme projeto missionário em alcançar e formar crianças para o reino.
Nossos desafios atuais:
Ter conciência que somos um dos ministérios mais importante e o mais atuante que existe na igreja, pois lidamos com vidas e vidas em formação. É
urgente
e necessário que tenhamos uma equipe preparada que assuma um compromisso e a responsábilidade em servir ao Senhor com ordem e descência dentro do ministério infantil.
Mas essa situação não podemos transformar dizendo que o amor e paciência bastam. Exige preparação, inconformismo, ação... Não usar como clichê do ministério Infantil Lucas 18:16 -
Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus.

O reino de Deus é o HOJE também, não somente o futuro. Essa passagem acima é um paralelo de
marcos 10:14 -
Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus.
Essa passagem parece idêntica a de Lucas 18:16, porém é mais séria e por veses mal entendida. Vamos fazer um breve estudo dentro do contexto de Marcos 10:14.
Nossas crianças precisam ter o céu na terra!
Renascer Kids
Vila Matilde

Quais os caminhos que precisamos traçar para esse ministério?
Essa passagem, quero retratar a seriedade dela. Vamos
avaliar todo o contexto.
O contexto

Nos versículos 1 ao 9 os fariseus estavam discutindo com Jesus. O assunto era o divórcio, um assunto quente nos dias de Jesus. E os fariseus tentavam atrair a Jesus para aquela discussão.
O rumo mudou no versículo 10 de um assunto público para uma conversa particular entre os discípulos, já em casa. Acredito que os discípulos tinham mais perguntas sobre esse assunto.

O erro dos discípulos

No versículo 13 lemos que no meio da discussão, houve uma interrupção. Eram os pais trazendo os seus filhos pequenos para que Jesus abençoasse. Os discípulos ficam pertubados e irritados, pois não era hora de trazerem seus filhos, porque Jesus estava muito ocupado ensinando a eles.
A reação de Jesus

Se lermos os versículos paralelos (iguais) de Marcos 10:14 que são Mateus 19:13 e 14 e Lucas 18:15 pintamos em nossa mente uma ocasião feliz e tranquila de como Jesus falou com os discípulos, porém no versículo 14 de Marcos 10, diz que Jesus indignou-Se. As outras duas passagens paralelas acima não diz que Jesus indignou-Se. A reação emocional de Jesus foi forte, furiosa, negativa. Jesus tinha algo claramente a ensinar nesta reação, pois os discípulos achavam que as crianças eram interrupções
e que os problemas dos adultos eram mais importantes do que pastorear crianças
(Destaquei bem essa parte).
Jesus ficou furioso e essa reação é destacada em apenas um outro trecho em Lucas 19:45 ao 48 onde Jesus demonstra a mesma reação com os cambistas do templo.
As crianças são pessoas

Está é a melhor visão, porque é bíblica e porque é a visão de Jesus. Quando os discípulos viram criancinhas trazidas a Jesus, eles não viram pessoas. Talvez tenham visto futuras pessoas, mas não pessoas em tempo real. A resposta de Jesus tráz uma nova perspectiva, pois ele não disse " deixai vir a mim as crianças, porque elas são o futuro" mas, ele respondeu "
Deixai vir a mim as crianças, porque de tais é o reino de Deus
". em outras palavras as crianças eram importantes para Jesus, não somente pelo seu valor futuro, mas por causa do seu valor presente. Pessoas em tempo real que precisavam Dele. Parou tudo o que estava fazendo e deu atenção as crianças.
Estruturando o corpo ministerial:

Quantos são em atividade?

Ajustando o corpo ministerial:

Como esta a formação dos professores e educadores? Dentro da visão Renascer, dentro da visão Kids, dentro da formação espiritual: curso - EPE, Ministro de Kids, entre outros incluindo reciclagens ou a formação continuada. Em II Timóteo 2:15 diz :
Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Especificando aos pais, a própria infância é reduzida, quando as crianças são forçadas a entrar no mesmo estilo de vida estressante de seus pais, pelo cargo da igreja (quando oficiais) e a demanda do trabalho, casa etc ou quando os pais não são frequentadores da igreja.
Quem tem tempo hoje para aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (Salmo 46:10).

Onde está a igreja? Como ela está se saindo nessa batalha pelos corações e mentes das crianças? Essa pergunta se demanda a nós professores e educadores.
COMO?
Nunca houve na história uma época em que as crianças do mundo estivessem em um perigo espiritual maior do que hoje. A sociedade nunca teve tantas maneiras de invadir o coração das crianças inculcando nelas as suas doutrinas como hoje.
A educação espiritual das nossas crianças está perdida dentro da igreja, onde o mero cumprimento de uma escala não significa nada aos pais das crianças, as autoridades espirituais e as próprias crianças e a Deus.
Entendemos que se não pastorearmos as crianças, o cristianismo irá morrer. Elas são instrumentos para levar a mensagem do evangelho para uma outra geração.
Porquê?
Contudo, sabemos que o caminho é esse, quando vemos as crianças como Jesus as vê, ministrar a elas torna-se prioridade. Jesus via as crianças dignas de seu tempo, eram prioridades para Ele. Temos dado a certa prioridade assim como Jesus?!
Não podemos adiar o ministério (hoje não vou, porque tenho um compromisso, mas na outra semana estarei), entregar recursos de segunda mão (lanches, materias, a própria disposição entre outros) e espera-se que seja subordinado ao ministerio "de verdade" o ministério com adultos. Mas não para Jesus, e se o ministério Infantil é importante para Ele, isso é tudo que precisamos.
As questões de ensino e unidade que devem ser discutidas:
Retomando o que citamos no começo em
II Timóteo 2:15 diz :
Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Baseado na visão Kids e pedagógica somos professores/educadores e precisamos agir de acordo.
Será que estamos nos preparando e investindo para formar crianças e alcança-las?! Os pedófilos investem - Reflitam nisso.
Não podemos lutar contra os monstros do século XXI com armas do século XIX.

Por um bom tempo nós seremos a imagem de Jesus para elas. Assim como exemplo vivo, devemos ensinar as crianças a:

Ofertarem
- não só dinheiro.
Ler a bíblia
- Os pesquisadores dizem que o número de jovens cristãos com uma cosmovisão bíblica está diminuindo rapidadamente e nós nunca tivemos tanta bíblia ou materias evangélicos como hoje.
Louvarem
Adorar a Deus
Jejuar
Orar
Orar em línguas
Evangelizar
Discipular
Profetizarem
Crêr nas promessas
A leitura da palavra, a oração e o jejum é o passo incial para sermos cheios do Espírito Santo, pois é ele que vai direcionar as etapas a serem seguidas do culto infantil.
Temos o site RenascerKids com ministrações e atividades que podemos usar. Mas que isso não seja mecânico. Precisamos entender o nosso público, quem são, qual a necessidade. Peça ao Espírito Santo direcionar a preparação da ministração, seja ela a do site ou seja a que ele colocar em seu coração.
O ministério infantil sem o fundamento da verdade bíblica é simplesmente educação moral. Mas a verdade sem vida leva a morte. Ensinar uma sem a outra não é bíblico e não estimula o crescimento espiritual.

Assim como adultos, lidamos ou podemos lidar com crianças pertubadas, endemoniada, crianças que precisam de cura, precisam de uma palavra de esperança, precisam aprender a ter fé para enfrentar a fome e a necessidade financeira passada pelos pais, crianças que são molestadas (igreja é um hospital, não um templo de anjos).
Precisamos estar preparados para isso. A preparação espiritual faz com que lutemos contra os problemas e testamunhamos a graça do Pai junto com as crianças. Sem a preparação, o Espírito Santo não agi em nós, e sem Ele, não indentificamos demônios, situações de assolação e muitas outras coisas.
O evangelismo deve ser um trabalho a ser colocado em prática. Precisamos sair da zona de conforto. Quantas crianças se prostituem, trabalham para sustentar a família, em favelas se drogando.
Que frutos poderei apresentar a Deus quando estiver face a face, sendo crianças o ministério que escolhi para servir e honrar a Deus?
Existem as guerras das crianças de dentro e as crianças de fora da igreja. Como podemos ensinar as crianças a evangelizar em sua casa, escola e amigos, se nós não somos a prova viva desse trabalho maravilhoso?!
A relação professores e pais como esta acontecendo? Conhecemos eles, temos telefones, existe vínculo? Os pais procuram para pedir oração, para se aconcelhar?
É importante e fundamental, pois precisamos concientiza-los que a formação espiritual precisa acontecer no ambiente famíliar também e deve ser continuada.
Incuntir a palavra de Deus no coração das crianças é um processo que leva anos é necessário um trabalho atrativo. A criança é cativada 80% pelo que vê e 20% pelo que houve. O que você tem preparado de especial para as suas ministrações? empareda-los, exigir atenção e silêncio, sem ter o que cativar será um trabalho perdido e infelizmente o objetivo que é ser ministrado, não será concretizado. Invista em materiais, pesquise, busque, seja curioso e queira surpreende-los

Assim...

1. Se prepare bem para poder cumprir a sua responsábilidade no ministério.

2. Veja as crianças do ponto de vista de Deus, conceda graça e perdão.

3. Invista tempo para construir ralacionamento com seus alunos durante e fora da hora da aula.

4. Mantanha um sistema de disciplina consistente e firme, porém, positivo.

5. Viva em harmonia coerente com o que você ensina.
Alimentação

Romanos 12:2
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

João 10:10
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

O índice de crianças com obesidade, câncer, problemas digestivos, diabete, colesterol entre outros cresceram mais de 60% nos últimos 20 anos. Será que nós educadores estamos preocupados com esses índices?! Precisamos nos despertar, assim como a palavra nos diz acima e não nos moldar as "leis consumistas" doces, refrigerentes e bolachas devem ser evitadas ao máximo. Isso também é servir a Deus em excêlecia, pois Ele não veio só nos dar vida em abundância, mas saúde, disposição corporal entre muitas outras qualidades de vida saudaveis para realizar a Sua obra com excelência.

Full transcript