Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Instrução de Camuflagem

No description
by

Wagner Mello

on 5 August 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Instrução de Camuflagem

Instrução de Camuflagem
Importância do assunto
Estudaremos nesta Sessão, o assunto referente a camuflagem utilizadas pelo EB. Primeiramente será discutido os motivos pelo qual se deve utilizar a camuflagem de viaturas. Na medida do possível e dependendo da disponibilidade de material, serão disponibilizadas imagens onde pode ser notada a diferença que a camuflagem proporciona no terreno. A partir disso os instruendos saberão como é importante para a sua Segurança esse método. Daí cresce a importância de o futuro CABO ter conhecimento dos procedimentos de segurança acerca da matéria.

2. Contextualização
Nos dias de hoje cresce de importância no contexto mundial e principalmente na nossa instituição, que visa junto às Nações Unidas um lugar de destaque para o Brasil, que para isso deve ter uma tropa adestrada e apta a trabalhar com qualquer tipo de camuflagem, haja vista a grande solicitação do Brasil para participar de missões.

MASCARAMENTO
SIMULAÇÃO
DISSIMULAÇÃO
Conclusion
1ª Divisão de Levantamento
CURSO DE FORMAÇÃO DE CABOS
Al Mello
- Materiais Naturais
: qualquer tipo de material natural peculiar à região da posição a ser camuflada poderá ser classificado como material natural. A folhagem, a relva , a pedra e a terra , constituem exemplos de materiais naturais.

- Materiais Artificiais:
podem ser definidos como material de dotação e capturados. Tais materiais não devem ser utilizados antes que tenham esgotados todos os esforços para camuflar o objeto com os recursos naturais e são empregados de acordo com os princípios básicos e os processos de camuflagem.

Camuflagem Individual
1) Capacete : o capacete é uma das partes do equipamento do soldado que mais se distingue e deve , portanto , ser objeto dos primeiros cuidados na camuflagem individual.

PRINCÍPIOS E TIPOS DE CAMUFLAGEM
Sumário:
I – INTRODUÇÃO

II – DESENVOLVIMENTO
- Os princípios e os tipos de materiais de camuflagem
- Camuflagem Individual
- Camuflagem de Viaturas e Instalações do EB.

III – CONCLUSÃO
- Avaliação da aprendizagem.
- Retificação da aprendizagem.
- Encerramento.
- Crítica /Sugestões.

Material Empregado:

Generalidades:
é muito importante na camuflagem a escolha correta do material a ser utilizado, devendo-se em principio escolher o material existente na região e na sua ausência ou falta utilizar-se dos materiais especialmente fabricados paras este fim ou até mesmo os capturados pelo inimigo.



2014
CAMUFLAGEM
CONCEITO:É o disfarce, usado por meios de artifícios que proporcione ilusão ao inimigo, sobre tropas, equipamentos e instalações.

- Iludir o inimigo quanto ao valor e localização das tropas;
- Iludir o inimigo sobre dimensões e localizações de equipamentos e instalações;
- Permitir deslocamento sem despertar atenção;
- Permitir ver sem ser visto.

Finalidade:
PROCESSOS DE CAMUFLAGEM
Há três processos principais para obtenção da camuflagem de uma posição e das atividades que nela se desenvolvem, são eles:

Consiste em ocultar completamente um objetivo. A arte de mascarar deverá ser perfeitamente conhecida por qualquer soldado.

consiste na camuflagem de objetos ou atividades militares de modo que eles pareçam o que não são. Iludir o inimigo quanto a realidade do nosso poderio, nossas intenções e a localização de nossas posições.

consiste na colocação de materiais de camuflagem , acima , ao lado ou em volta do objeto , de tal modo que o conjunto dê a impressão de ser parte integrante do meio ou do terreno. Seu objetivo é evitar a detecção de objeto pela alteração da aparência normal da posição.
2) Uniforme : o uniforme camuflado pôr si só , não é suficiente para fazer com que o soldado desapareça do terreno. É necessário que seja utilizado de acordo com os princípios fundamentais da camuflagem . O próprio uniforme verde-oliva de campanha adapta-se à maioria dos terrenos e , a partir dele , o combatente pode improvisar um uniforme camuflado , usando , barro , carvão , ou outros materiais de que dispuser. O importante é que sua roupa pareça mais terreno do que com uniforme.

a camuflagem da pele tem pôr finalidade ofuscar o brilho natural , reduzir o contraste de tonalidades entre a pele e a vegetação circundante e eliminar as linhas nítidas do rosto , com os olhos , sobrancelhas e boca ( linhas horizontais ) e o nariz , (linha vertical ). Mesmo as peles escuras t6em reflexos ao suor e à oleosidade natural. O rosto deve ser pintado de ambas as cores e com desenhos irregulares , de forma a quebrar seus contornos nítidos. Nas ações noturnas usam-se apenas a tinta preta , escurecendo todo o rosto de maneira uniforme. Não se deve esquecer a camuflagem das mãos , da nuca e do pescoço.
PELE
A melhor maneira de se camuflar é observando a natureza, onde vemos animais que aproveitam da vegetação para se confundir com o terreno e prolongar sua subsistência.
Full transcript