Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM AS DIRETRIZES CURRICULARES?O QUE

No description
by

Wesley Leal

on 10 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM AS DIRETRIZES CURRICULARES?O QUE

As Diretrizes Curriculares Nacionais são um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM AS DIRETRIZES CURRICULARES?
DIRETRIZES CURRICULARES
Ensino Fundamenta e
Médio

A carga horária mínima prevista para esse período escolar é de 800 horas distribuídas em 200 dias letivos. Os componentes curriculares obrigatórios do ensino fundamental serão organizados em relação às seguintes áreas de conhecimento: linguagens (língua portuguesa, língua materna para populações indígenas, língua estrangeira moderna, arte e educação física); matemática; ciências da natureza; ciências humanas (história e geografia) e ensino religioso.
As aulas devem ser dadas em português no ensino regular e na língua da respectiva etnia, no caso das comunidades indígenas. O ensino de história deve levar em consideração as diferenças étnicas e culturais do povo brasileiro, bem como a história indígena e afro-brasileira ser obrigatórias nas salas de aula.
o ensino médio agora incorpora a divisão das matérias por áreas do conhecimento
Entre as novidades que traz a resolução estão a flexibilização da duração máxima do ensino médio regular noturno. De acordo com o texto, as escolas que oferecem essa modalidade aos alunos devem "atender, com qualidade, a sua singularidade, especificando uma organização curricular e metodológica diferenciada, e pode, para garantir a permanência e o sucesso destes estudantes".
PERGUNTAS?
As novas diretrizes curriculares nacionais fixadas pelo CNE(Conselho Nacional de Educação) foram publicadas no Diário Oficial da União em 15/12/2010. O documento define princípios fundamentais e procedimentos definidos para orientar as políticas públicas educacionais do país.
Diretrizes Curriculares do ensino fundamental

O Ministério da Educação publicou, na edição de 31/01/2012 do "Diário Oficial da União", a resolução que define as diretrizes curriculares para o ensino médio nas escolas públicas e particulares.
Luzinerte
Barbara
Rosicleide
Alex
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
Opniões dos Futuros Professores:
SUGESTÕES?

Acreditamos que sempre existe algo para se aprender, sua sugestão é muito importante para todos nós!
Quatro áreas de conhecimento
Carga horária flexível
As diretrizes aplicam-se a todas as modalidades do ensino fundamental regular, bem como a educação no campo, a educação escolar indígena e a educação escolar quilombola. Entre os princípios destacados no documento estão os objetivos previstos para essa etapa de escolarização, como o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio de leitura, escrita e cálculo.
O ensino fundamental de nove anos abrange crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Crianças com 6 anos completos até 31 de março do ano em que vai ocorrer a matrícula devem ser inscritas no ensino fundamental, segundo as diretrizes. Caso o aniversário seja depois desse mês, ela deve ser matriculada na educação infantil (pré-escola).
O texto, que substitui diretrizes em vigor desde 1998, contém 23 artigos relacionados à organização curricular, às formas de oferta de ensino, ao projeto político-pedagógico das escolas e aos sistemas de ensino.
Em linguagens estão as aulas de
língua português, língua materna
(para populações indígenas), língua estrangeira moderna, arte (incluindo cênicas, plásticas e musical) e educação física.
A segunda área do conhecimento é matemática, a terceira é ciências da natureza, que inclui biologia, física e química. Por fim, as ciências humanas englobam as matérias de história, geografia, filosofia e sociologia.
aém disso, as diretrizes exigem que as escolas ofereçam obrigatoriamente o ensino de língua espanhola, ainda que seus alunos possam optar por não cursar a matéria
A resolução ainda define que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve, progressivamente, compor o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), assumindo as funções de avaliação sistêmica para subsidiar as políticas públicas para a educação básica; servir para dar certificado de conclusão do ensino médio; servir de acesso para as universidades e outras instituições de ensino superior.
A carga horária do turno noturno, de acordo com as diretrizes, é a mesma que a do diurno: 2.400 horas, cumpridas em no mínimo três anos. Um adendo na resolução, porém, permite "ampliar a duração do curso para mais de três anos, com menor carga horária diária e anual".
Obrigado!!!
Full transcript