Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Preconceito e Discriminação no Ambiente de Trabalho

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Preconceito e Discriminação no Ambiente de Trabalho

A diversidade diz respeito a variedade e convivência de idéias variáveis, ou seja, está diretamente ligada aos conceitos
de pluralidade e mutiplicidade de direfentes angulos e abordagens.
Diversidade nas Organizações
DIVERSIDADE
Preconceito
e
Discriminação
Para falarmos sobre a diversidade nas organizações é necessário que ingressemos no universo organizacional e desta forma possamos compreender como se aplica os conceitos de valores, integração e cultura.
Diversidade nas Organizações
Dentro do contexto empresarial, a palavra diversidade está ligado a um termo próprio, que consequentemente irá culminar em conflitos de ideias, de posturas e de conceitos dependendo do assunto que está sendo tratado.
Diversidade nas Organizações
Propõe-se portanto que essa ideia de diversidade nas organizações é compreendida como um valor, onde são articuladas às seguintes ideias: de igualdade na diferença, de diferença na igualdade e de diferença socialmente transformada em desigualdade.
Diversidade nas Organizações
E que toda essa visão de diversidade depende de como vemos as coisas que acontecem ao nosso redor e não de como elas são ou deveriam ser. Logo a diversidade pode ser vista de duas formas, um aspecto positivo e um negativo.
Visão da Diversidade
O lado positivo da diversidade nas organizações é a troca de informações, de experiências, de conhecimento como um todo.

Porém existem pessoas interpretam de forma negativa, vendo a diversidade de forma preconceituosa e agindo de forma discriminatória através de atitudes e gestos.
Preconceito
Antes é necessário entender sobre ATITUDE
O que é ATITUDE ?
Atitude é um sistema relativamente estável de organização de experiências e comportamentos relacionados com um objeto ou evento particular.

Para cada atitude há um conceito racional e cognitivo – crenças e ideias, valores afetivos associados de sentimentos e emoções que, por sua vez, levam a uma série de tendências comportamentais: predisposições.
Dessa forma, entende-se o PRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativa previsível.
Preconceito
Logo,
O preconceito é fruto de um estereótipo criado a partir de atitudes, costumes de um determinado grupo visto de uma forma discriminatória.

Caso Contrário, estas atitudes são consideradas como costumes, características sociais, etc. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
Exemplos de esteriótipos :

“Todos os alemães são prepotentes”
“Todos os ingleses são frios”
“Todo Baiano é preguiçoso”
“Toda Loira é Burra”
Estereótipo
É um conjunto de características presumidamente partilhadas por todos os membros de uma categoria social.
Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim, nosso estereótipo inicial.
Diversidade nas Empresas Modernas
Quem procura por um exemplo de diversidade no ambiente de trabalho pode olhar para o escritório paulista da Wunderman, agência de marketing do grupo de propaganda WPP.

Na equipe, de 250 pessoas, há músicos, historiadores e matemáticos (veja alguns deles na galeria acima). A variedade é intencional. A Wunderman começou a contratar pessoas de múltiplas origens em 2006, para reunir mentes diferentes.

“Uma equipe com alto grau de diversidade inova mais e mais rápido”, diz Adilson Batista, vice-presidente executivo da Wunderman. A estratégia trouxe resultados. Em 2006, a agência crescia 30% ao ano. Para 2008, a previsão é crescer 41%. "Somos um caldeirão de idéias", afirma Adilson.
Dinâmica de Grupo
Full transcript