Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Balanço Social e Responsabilidade Social

Trabalho da disciplina de Teoria da Contabilidade - FURG/2014
by

Greicy Freitas

on 10 July 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Balanço Social e Responsabilidade Social

Balanço Social e Responsabilidade Social
O Balanço Social favorece a todos os grupos que interagem com a empresa.
Balanço Social
A transformação da mentalidade empresarial, priorizando à qualidade em lugar da quantidade, vem exigindo apreciável modificação nos critérios administrativos, em particular no social.

Fornecer informações à sociedade sobre a utilização dos recursos naturais, financeiros, tecnológicos e outros que pertencem à própria sociedade (direta ou indiretamente) é o mínimo que as empresas devem fazer para merecer o respeito e a credibilidade necessários à continuidade de suas operações.

Aos dirigentes fornece informações úteis à tomada de decisões relativas aos programas sociais que a empresa
desenvolve.
Propósito
da empresa
De acordo com o IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, “O Balanço Social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa”.
Objetivo do
Balanço Social
O Balanço Social tem como o principal objetivo mostrar à sociedade a atuação socialmente responsável da empresa, uma vez que, as ações desenvolvidas em prol da melhoria da sociedade e do meio ambiente ajudam instigar a valorização da cidadania corporativa acarretando no estreitamento da relação da empresa/sociedade.
Responsabilidade Social
O crescente aumento da complexidade dos negócios, principalmente em decorrência do processo de globalização e da velocidade das inovações tecnológicas, impõe ao empresário uma nova maneira de realizar suas transações. Já que tal desenvolvimento, vem trazendo sérias consequências ao meio ambiente e ao ser humano. Isso se manifesta através de acidentes ecológicos e de condições subumanas que empresas submetem seus colaboradores em nome dos resultados financeiros cada vez mais desafiantes.
O instrumento para aferir de forma adequada os resultados da empresa na área socioeconômica, tanto no seu interior (empresa e empregados), como no seu meio ambiente (empresa e sociedade) é o Balanço Social.
Para os consumidores, dá uma ideia de qual é a postura dos dirigentes e a qualidade do produto ou serviço oferecido, demonstrando o caminho que a empresa escolheu para construir sua marca.
Aos fornecedores e investidores, informa como a empresa encara suas responsabilidades em relação aos recursos humanos e à natureza, o que é um bom indicador da forma como a empresa é administrada.
Os Beneficiários do Balanço Social
BITARELLO, Jucelaine.
Balanco social: um enfoque sobre sua evolucao e utilizacao no
panorama brasileiro.
Feevole, 2005.
Fontes Bibliográficas
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
O que é Responsabilidade Social.
Disponível em <http://www.responsabilidadesocial.com/>. Acesso em 05 jul 2014.
INSTITUTO ETHOS.
Indicadores ETHOS de responsabilidade social empresarial.
Disponível em: <http://www.ethos.org.br/> Acesso em 06 jul 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Teoria da Contabilidade
Prof.ª CLAUDINEI BRANDÃO
Greicy Acunha de Freitas
Henrique Schuh de Oliveira
Isadora Castiel Curcio
Walter Fernando Souza Ferreira
Victor Lucena da Silva
Obrigado
As organizações estão percebendo que o engajamento em projetos sociais é uma forma importante de melhorar a estratégia empresarial e obter vantagem competitiva na condução de seus negócios. A Responsabilidade Social requer da organização transparência e ética, a fim de torna-se um referencial de princípios e valores. Desse modo, uma empresa que respeita o meio ambiente e investe em projetos sociais sérios, não considera apenas o universo interno da empresa, mas leva em conta as ações desenvolvidas em benefício de todo o público.
Importa, além disso, destacar que o Balanço Social não é um fim, ele é o meio pelo qual uma empresa presta contas à sociedade de sua conduta social.
Considerações Finais
E ao Estado, ajuda na identificação e na formulação de políticas públicas.
Situação Atual no Brasil...
O universo das empresas que praticam o Balanço Social ainda é muito restrito. Poucas empresas publicam seu Balanço Social no Brasil.
A gravidade da situação social do país exige que as empresas se dediquem à questão. Há muitas ações de empresas no campo social que não são divulgadas. O propósito de cada ação e a maneira como é realizada pelo empresário são vitais na definição das políticas públicas.
A empresa, terá como propósito buscar satisfazer as necessidades de todos os grupos e esferas. Aí está sua real função e responsabilidade social. Portanto, um verdadeiro Balanço Social não considera apenas o universo interno da empresa, mas leva em conta as ações desenvolvidas em benefício de todo o público.
Então, torna-se imprescindível que haja uma forma de coibir tais atitudes nas empresas e premiar aquelas que fazem alguma ação benéfica pela comunidade e pelo meio ambiente. A partir dessa necessidade, o Balanço Social se constitui como uma ferramenta que torna pública a responsabilidade social e o nível de comprometimento das empresas com a sociedade.
A ideia de responsabilidade social é bastante abrangente envolvendo a preocupação com os funcionários, preservação do meio ambiente, respeito à diversidade social, entre outras. Essa ideia, foi popularizada no Brasil nos anos 80, Mas somente quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou em 1997, uma campanha pela divulgação voluntária do Balanço Social, é que ganhou visibilidade nacional.
A figura do Balanço Social torna-se uma ferramenta facilitadora para transparecer as ações sociais e nortear decisões específicas na empresa.
O mundo empresarial vê, na responsabilidade social, uma nova estratégia para aumentar seu lucro e potencializar seu desenvolvimento.
O Papel da Contabilidade
Assim como a Contabilidade é a ciência que estuda os acontecimentos ocorridos no patrimônio das entidades, a Contabilidade Social avalia as influências recebidas e exercidas sob o meio social em que a empresa estiver inserida, pela coleta, registro e análise de dados, bem como suas consequências.
São os recursos financeiros aplicados em equipamentos de proteção a danos ecológicos e as despesas de sua manutenção ou de correção dos efeitos dos tais danos.
Ativos e Despesas
São divididos em 3 categorias:

- Regulatória: referente à conduta mandatória vigente decorrente de atos legais;
- Corretiva: para fazer face às contaminações provocadas por danos ecológicos;
- Indenizatória: para atender a reclamações judiciais de danos decorrentes de desastres ecológicos.
Passivos
As principais dificuldades que se apresentam quanto à elaboração de um balanço ambiental são a mensuração e a correta identificação dos ativos e passivos envolvidos, com o intuito de facilitar o processo contábil.
Full transcript