Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O uso da modelagem tridimensional/moulage está fortemente li

No description
by

Raquel P

on 22 August 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O uso da modelagem tridimensional/moulage está fortemente li

THE T-SHIRT ISSUE

https://www.youtube.com/watch?v=BE4LErbFtq8#t=828
A MODELAGEM COMO PROCESSO DE CONCEPÇÃO CRIATIVA DO PRODUTO DE MODA
Objetivo Geral
 
Identificar a modelagem como processo de concepção do produto de moda.

Objetivos Específicos

Investigar métodos de concepção de produtos de moda com ênfase em modelagem ;

Levantar estilistas e designers nacionais e internacionais contemporâneos que utilizem a modelagem como processo de criação;

Interpretar o método a partir da teoria descrita;

Objetivos


Acredita-se que a inserção da modelagem durante o processo de

concepção do produto de moda é importante para refletir sobre

uma alternativa para o desenvolvimento do profissional de moda

mais competente e qualificado, ou seja, acredita-se que esta

mudança no processo faz com que o profissional de moda

aprenda a utilizar o seu conhecimento e habilidades de forma

mais criativa e inteligente, resultando não só em inovação como

em um maior reconhecimento do profissional, que aporta à

empresa vantagens competitiva e atende as necessidades da
sociedade.
Justificativa
Trabalhar as etapas de criação e materialização de modo simultâneo, -- contribui para a atuação inventiva
A percepção formal se desenvolve pela experimentação,
Inovação - estudo de novas estruturas viabilizadas por novas formas de construção e montagem.
Reflexões de Souza e Ostrower - a modelagem é útil para operar como facilitadora do processo de concepção do produto de moda,
Souza ; geram-se formas têxteis a partir da e das ações de visualizar, construir, transformar e reformular.
O DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO DE MODA
Criação e Formas do Vestuário
MODELAGEM
RESULTADOS E ANÁLISE DA PESQUISA
Jum Nakao
Issey Miyake
O método Subtraction Cutting
O método Zero-Waste pattern cutting
O método Transformational Reconstruction


Nesta pesquisa mostraram-se conceitos e métodos de utilização de ambas as modelagens, plana e tridimensional como processo de concepção do produto de moda.
Projetando desta maneira requer uma mudança de foco se projeta primeiramente pensando na modelagem.
Neste caso o foco está não na forma final já preconcebida, num desenho por exemplo, mas sim em conseguir conceber e desenvolver uma peça de vestuário que corresponda aos objetivos iniciais do projeto- o mínimo de costuras e o melhor aproveitamento do tecido- são estas as variáveis que determinaram a forma final da peça.
David Telfer
Issey Miyake
Projeto 132.5
Reality Lab
Fashion Design of the Year 2012
Jun Mitani
Seu objetivo é, através da investigação, explorar o futuro de fazer as coisas, de roupas a produtos industriais. O Laboratório de Realidade sempre procura criar produtos que refletem o que as pessoas precisam e para encontrar novas formas de estimular a produção criativa no Japão
Issey Miyake une a matemática da dobragem com a confecção de roupas, ele faz uso da multidisciplinaridade para a geração de uma nova estética e também de novas possibilidades para a construcão de roupas.
SHINGO SATO
O uso da modelagem tridimensional/moulage está fortemente ligada à relação entre o corpo/suporte e a configuração do produto, permitindo a visualização e avaliação imediata da forma, a facilidade de experimentação e a de criar novas configurações e também o julgamento de questões de vestibilidade durante a concepção.

O método Transformational Reconstruction, consiste numa abordagem que explora a experimentação e a criatividade com o objetivo de construir sob o manequim novos volumes e recortes.
Julian Roberts
A forma de concepção é muito intuitiva, onde para criar novos modelos basta reposicionar os moldes em lugares diferentes, ou aumentar de tamanho, enrolar, torcer, etc.


Com o método do subtraction cutting não é possível visualizar a forma final da roupa durante sua concepção que neste caso a modelagem e criação ocorrem simultaneamente.
O método do estilista brasileiro Jum Nakao utiliza fita crepe e/ou papel sob o manequim para construir as formas em 3D que forem desejadas, com este método é possível criar o molde de qualquer forma.
A percepção formal se desenvolve pela experimentação, e as perspectivas de inovação da forma levam a novas estruturas viabilizadas pelas novas formas de construção da modelagem. A visualização imediata do produto completa a visão do criador, aproximando-o do resultado final, assim como gera ideias inusitadas durante o processo.
Jum Nakao
CONSIDERACÕES FINAIS

Com o objetivo de identificar a modelagem como processo de concepção do produto de moda, esta pesquisa buscou os benefícios de integrar as etapas de concepção e desenvolvimento do produto de moda como partes do mesmo processo esclarecendo que é possível unificar o pensamento do estilista e do modelista para que o que são consideradas duas etapas distintas, passem a acontecer de modo simultâneo.

Percebeu-se que dessa forma, conferem-se benefícios como
a diminuição do tempo de produção, minimizando o tempo entre a criação e a materialização do produto,
a redução dos desperdícios de materiais,
a facilitação da comunicação entre estilistas e modelistas, minimizando os aspectos geradores de conflitos entre as áreas de criação e modelagem
a inovação formal com a aplicação de técnicas de modelagem diferenciadas que complementem a visão do estilista/designer, aproximando-o do resultado final e auxiliando-o a explorar novos modos para inovar ao nível da forma e da construção de peças.

Nesse processo o estilista incorpora os elementos da linguagem material durante a concepção dos produtos, vislumbrando o projeto com clareza e exercendo o controle sobre as variáveis, gerando soluções integradas e inovadoras.

Fazer que estilistas e modelistas trabalhem de forma integrada é o inicio de uma equipe multidisciplinar, isto gera um processo estruturado para inovar constantemente. O profissional criativo espera que a empresa lhe dê autonomia e as ferramentas para progredir. Uma mudança de processo pode vir a ser uma destas ferramentas.

Não se pode pensar modelagem plana e tridimensional como dois métodos desassociados, mas sim como métodos que se complementam entre si e a combinação destes é feita para obter-se o melhor resultado esperado.

Em suma, a inserção da modelagem durante o processo de concepção do produto de moda é importante para refletir sobre uma alternativa para o desenvolvimento do profissional de moda mais competente e qualificado, esta mudança no processo faz com que o profissional de moda aprenda a utilizar o seu conhecimento e habilidades de forma mais criativa e inteligente, resultando não só em inovação como em um maior reconhecimento do profissional, que aporta à empresa vantagens competitivas e atende as necessidades da sociedade.
A pesquisa investiga maneiras de integrar as etapas de concepção e desenvolvimento como partes do mesmo processo e como unificar o pensamento do estilista e do modelista para que o que são consideradas duas etapas distintas, passem a acontecer de modo simultâneo. Ou seja, a modelagem passa a ser identificada como um processo de concepção/criação do produto de moda.
Onde tudo começou!
Full transcript