Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

VITAMINAS

No description
by

Giulia Pallone

on 2 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of VITAMINAS

VITAMINAS
Xeroftalmia
A xeroftalmia é uma doença causada pela deficiência de vitamina A no sangue. Ela causa o olho seco e dificulta a visão, principalmente à noite. Nesta doença ocorre uma degeneração de estruturas importantes do olho, que ficam secas e atrofiadas levando a uma falta de produção de lágrimas, o que causa o olho seco. O tratamento da xeroftalmia vai depender da gravidade da doença, se ela estiver no estágio inicial, uma suplementação de vitamina A pode resolver o problema.
Escorbuto
O escorbuto é uma doença causada pela falta grave de vitamina C no organismo que manifesta-se através de sintomas como o sangramento fácil da gengiva ao escovar os dentes e difícil cicatrização, e o seu tratamento é feito com a toma de vitamina C.
Anemia perniciosa
A anemia perniciosa, ou anemia de Addison, é um tipo de anemia que desenvolve-se como consequência da carência de oferta ou deficiência na absorção da vitamina B12. Seu tratamento é feito com a toma de injeções de vitamina B12 e suplementação de ácido fólico por toda a vida.
Conclusão
As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos: as lipossolúveis e as hidrossolúveis.
Vitamina?
Em 1912, o bioquímico polaco Kazimierz Funk, ao isolar o elemento que o médico William Fletcher pressentira ser importante no arroz, decidiu chamar-lhe "vitamina" – composição de vita ("vida" em latim) e amina.
A primeira vitamina a ser descrita foi a vitamina A. Mais tarde foi identificada a vitamina B, que se verificou ser composta por diversos elementos: assim surgiu o "complexo B", que agrupa as vitaminas B1, B2, B6, B12, ácido f ólico, niacina, ácido pantotênico, entre outros.
Com a sua descoberta acreditou-se que, ao suprimir carências vitamínicas induzidas por uma alimentação deficiente, a maioria dos problemas levantados pela alimentação estariam resolvidos
Porém, pouco tempo despois constatou-se que só em casos muito raros as carências específicas de vitaminas
surgiam isoladamente


Existem situações clínicas onde as necessidades vitamínicas aumentam: como no tabagismo, alcoolismo, gestação, etc
FUNÇÕES GERAIS DAS VITAMINAS

As vitaminas desempenhas a função de catalisadores no organismo humano. Por esse motivo, são incluídas no grupo dos biocatalisadores, juntamente com as enzimas, os hormônios e os oligoelementos.

As vitaminas ativam a oxidação dos alimentos, as reações metabólicas e facilitam a libertação e a utilização de energia. Desta forma, permitem que o organismo possa aproveitar as substâncias plásticas energéticas proporcionadas pela ingestão de alimentos: as proteínas, os açucares, as féculas e as gorduras.

Os alimentos se classificam em três tipos, de acordo com as funções no organismo:
Plásticos:

Energéticos:
Reguladores:
Formação do organismo (ex.: Lipídios, proteínas)
''Combustível'', geram energia
(ex.: carboidratos/açucares)
Regulam as reações químicas
celular (ex.: vitaminas)
Introdução
As vitaminas são nutrientes de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajudam a evitar muitas doenças.

Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses).
Lipossolúveis
São solúveis em lipídeos e são representadas pelas vitaminas A, D, E e K, que podem ser encontradas associadas a gorduras no leite, queijo, gema de ovo, carne e fígado. Essas vitaminas ficam armazenadas em nosso tecido adiposo, não sendo necessário o seu consumo diário.

Hidrossolúveis
São solúveis em água e são representadas pelas vitaminas C e as vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12, niacina, ácido fólico, biotina e ácido pantotênico).
As vitaminas hidrossolúveis geralmente são encontradas
nos vegetais, sendo a vitamina B12 praticamente exclusiva de alimentos animais. Como são vitaminas solúveis em água, o nosso organismo elimina o seu excesso pela urina. Por esse motivo, elas devem ser ingeridas com maior regularidade
Relação
vitamina x função
A - K
DOENÇAS CAUSADAS PELA
CARÊNCIA DE VITAMINAS
(avitaminoses)
Nota
Classificação
As vitaminas são substâncias orgânicas indispensáveis para a manutenção das funções metabolicas normais do organismo e à conservação da saúde. Devem ser ingeridas regularmente. Sua ausência no organismo humano pode causar avitaminoses, doenças causadas pela carência de vitaminas.
Full transcript