Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Rio +20

=D
by

Rafa Garcia

on 2 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Rio +20

RIO +20 RIO 92 OU ECO 92
A Rio-92, realizada entre 3 e 14 de junho daquele ano, no Rio de Janeiro, reuniu legisladores, diplomatas, cientistas, a mídia, e representantes de organizações não-governamentais (ONGs) de 179 países, num esforço maciço para reconciliar as interações entre o desenvolvimento humano e o meio ambiente. O evento foi realizado por ocasião do 20o aniversário da Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano (1972), a primeira conferência mundial que tratou da natureza, tanto global quanto transfronteira, da degradação e poluição ambientais.

Teve como principal tema discussão sobre o desenvolvimento sustentável e sobre como de reverter o atual processo de degradação ambiental, que ja era um grande problema na época,e se agravou muito mais na época do rio +20.
Ficou conhecida como a mais iportante a mais importante conferencia sobre o meio ambiente e seus problemas da historia. A Agenda 21 é um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais. O que é a RIO +20? A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Os 188 países participantes da Conferencia da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável adotaram oficialmente o documento intitulado "O Futuro Que Queremos".Este é o documente final da Conferencia com todas as ideias,acordos,tratados e protocolos decididos como oficiais. Curiosidade: no começo de 2012, a emissora de televisão MTV(music televison) iniciou um concurso para jovens que teriam de montar e expor uma frase de impacto para ser dita na rio+20, inspirada na frase do rio 92("se vocês não sabem consertar,por favor, parem de quebrar.), porém o concurso deixou de ter divulgação no final e não houve um vencedor. =D Rio +10 Durante esses dias, chefes de Estado e de Governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes de mais de 150 países trabalharão dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”. "O futuro que queremos"
http://rio20.ebc.com.br/noticias/documento-o-futuro-que-queremos-e-conclusao-da-rio20/ A agenda do Rio enfocou a procura de meios de cooperação entre as nações para lidar com problemas ambientais globais como poluição, mudança climática, destruição da camada de ozônio, uso e gestão dos recursos marinhos e de água doce, desmatamento, desertificação e degradação do solo, resíduos perigosos, e a perda da diversidade biológica. A conferência culminou na elaboração da Agenda 21, um programa pioneiro de ação internacional sobre questões ambientais e desenvolvimentistas, voltado à cooperação internacional e ao desenvolvimento de políticas para o Século XXI. Suas recomendações incluíram novas formas de educação, preservação de recursos naturais e participação no planejamento de uma economia sustentável. Na Rio + 20 os líderes farão um balanço de tudo o que foi feito nos últimos vinte anos, renovando o compromisso mundial com o desenvolvimento sustentável; avaliarão quais as lacunas que ainda existem na execução dos acordos internacionais; abordarão os novos desafios emergentes e discutirão novas formas de recuperar os estragos que já fizemos em nosso planeta, sem deixar de progredir. A agenda 21 é um documento de 840 páginas, prevendo uma série de estratégias globais de desenvolvimento sustentado.
A agenda 21 é um documento muito interessante, mas possui um sério problema: a sua execução. Para que todos os países iniciem as ações que estão descritas nesse documento, seriam necessários cerca de 125 bilhões de dólares. http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=3767 7 principais temas discutidos na rio +20
-energia(discussão para encontrar novas fontes energeticas renovaveis)
-Segurança alimentar(discussão sobre o aumento da população e o aumento da comida,porém onde tem mais comida disponivel no mundo também é onde menos precisa-se)
-Emprego(procuram ideais de criar novos empregos verdes e que ajudem o desenvolvimento social e economico)
-Cidades Sustentaveis(tornar as cidades sustentaveis e menos poluidoras porque a maior parte de população mundial em alguns anos estara localizada em cidades)
-Água(procuram um modo de haver saneamento básico e água potável para toda população)
-Oceanos(esta havendo grandes destruições dos oceanos e de diversas formas de vida nele presente)
-Desastres naturais(nome auto-explicativo :)) Em setembro de 2002, as Nações Unidas realizaram a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (também conhecida como Rio+10), em Joanesburgo, na África do Sul. Foi um encontro de alto nível reunindo líderes mundiais, cidadãos engajados, agências das Nações Unidas, instituições financeiras multilaterais e outros grandes atores, para avaliar a mudança global desde a histórica Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (também conhecida como a Cúpula da Terra, ou Rio-92).
Full transcript