Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Comparação e Oposição

Comparação e Oposição
by

João Paulo Moreno Dias

on 26 June 2010

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Comparação e Oposição

Comparação e oposição Ao escrever um texto, um autor pode usar várias ferramentas
para ajudar o leitor a entender melhor sua mensagem. A comparação e a oposição são duas delas e também podem ser usadas por você. Quer saber como? Veja aqui. Observe as frases abaixo: O futebol pode ser comparado a um grande gênero literário. Dispõe de um espetáculo, de uma rede de comentários, tem regras e ritual definido. A objeção, no caso, seria a de que uma partida não vem a ser uma ficção: uma jogada, afinal, é para valer (...).

(Antônio Medina Rodrigues - A Palavra e o Futebol - Rev. Livro Aberto - agosto/1996) Você percebeu a ferramenta usada Antônio Medina Rodrigues? O escritor usou uma COMPARAÇÃO entre o futebol e um grande gênero literário; Veja novamente:

O futebol pode ser comparado a um grande gênero literário. Dispõe de um espetáculo, de uma rede de comentários, tem regras e ritual definido. A objeção, no caso, seria a de que uma partida não vem a ser uma ficção: uma jogada, afinal, é para valer (...).

FAZER UMA COMPARAÇÃO é Estabelecer pontos de semelhança entre coisas diferentes, além de um modo criativo e provocador de introduzir a discussão de um tema. E como fazemos uma OPOSIÇÃO?
Veja o texto abaixo:

Vários motivos me levaram a este livro. Dois se destacam pelo grau de envolvimento: raiva e esperança. Explico-me: raiva por ver o quanto a cultura ainda é vista como artigo supérfluo em nossa terra; esperança por observar quantos movimentos culturais têm acontecido em nossa história, e quase sempre como forma de resistência e/ou transformações.(...)
Para estabelecer os motivos pelos quais escreveu o livro, o autor usa uma OPOSIÇÃO entre ideias. Você conseguiu encontrá-las? Reveja aqui, com as ideias de OPOSIÇÃO marcadas:

Vários motivos me levaram a este livro. Dois se destacam pelo grau de
envolvimento: raiva e esperança. Explico-me: raiva por ver o quanto a cultura ainda é vista como artigo supérfluo em nossa terra; esperança por observar quantos movimentos culturais têm acontecido em nossa história, e quase sempre como forma de resistência e/ou transformações.(...)

Repare que, logo a seguir, o autor explica sua oposição para o leitor. Essa ferramenta é muito útil quando se escreve um texto ou se explica alguma ideia, por exemplo.
OPOSIÇÃO é um contraste, dessa maneira, sempre ocorre entre duas palavras de significados DIFERENTES. Veja outro exemplo:

“É louco isso. Ser amigo por anos e depois não conseguir mais se comunicar. Um fala grego, outro troiano.” Aqui, a oposição está marcada pela expressão "um fala grego, outro troiano.” Agora que você já viu como identificar a COMPARAÇÃO e a OPOSIÇÃO, chegou a hora de exercitar.
Full transcript