Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

A Vida Quotidiana no Campo e na Cidade no séc. XIX

No description
by

Gabriela Maciel

on 30 March 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Vida Quotidiana no Campo e na Cidade no séc. XIX

A Vida Quotidiana no Campo e na Cidade no Séc. XIX
Introdução

Neste trabalho, vou apresentar a comparação das Atividades, da Alimentação, do Vestuário, dos Divertimentos e das Habitações da população do campo e da cidade, em Portugal, no séc. XIX.
Atividades
Os camponeses (crianças,homens e mulheres) trabalhavam nos campos da nobreza e da burguesia. Além disso, criavam gado, teciam roupas através do linho e do algodão e faziam artesanato para comercializarem nas feiras.
Alimentação
As fomes e as epidemias diminuíram, pois o processo agrícola melhorou. As populações alimentavam-se do que produziam, sendo o pão a base da sua alimentação (de milho, trigo ou centeio). Para além do pão, comiam sopa, batata, queijo, azeitonas, frutos secos, sardinhas salgadas e carne de porco.
Vestuário
A camponesa usava saia rodada, abaixo do joelho, corpete justo e decotado e camisa larga com mangas arregaçadas. Usava também um lenço colorido por baixo do chapéu, brincos grandes e socas. O camponês usava barrete ou chapéu de abas largas. Nos dias frios usava uma «gabardine».
Divertimentos
Nos dias de atividades coletivas, tal como ceifas, desfolhadas, vindimas e matança de porco, era frequente grupos de rapazes percorrerem os caminhos a cantar e a tocar: guitarra, viola, acordeão, harmónicas, gaitas-de-foles e ferrinhos.
Habitações
Os mais pobres viviam em bairros miseráveis, zonas degradadas ou arredores da cidade, com péssimas condições de higiene: não tinham água canalizada nem esgotos. Viviam muitas pessoas na mesma casa.
No Norte: as casa eram de granito e tinham paredes grossas. Era frequente o rés-do-chão servir para guardar gado.
No Centro: as casas eram de calcário ou de tijolo.
No Sul: as casas eram de um só andar e eram pintadas de branco.
Conclusão
Este trabalho permitiu-me conhecer as diferenças entre o campo e a cidade no séc. XIX, em Portugal, no que diz respeito às Atividades desenvolvidas, bem como a Alimentação, Vestuário, Divertimentos e as Habitações.
Os habitantes da cidade, vestiam tecidos mais caros, como camisas em linho branco e/ou aventais ricamente bordados à mão (seguiam a moda francesa). Os homens usavam calças retas, camisas, casacos, fatos, coletes lisos ou estampados, lenços ou gravatas, bengalas e chapéus altos. A moda feminina vestia-se com mangas justas, saia comprida ainda mais justa, luvas e chapéu (no verão) ou capa (no inverno) e um guarda-chuva de renda (naquela altura «sombrinha»
Bibliografia
http://pt.slideshare.net/cameloburro/vida-quotidiana-campo-sculo-xix?next_slideshow=1
https://www.google.pt/search site=&source=hp&q=atividades+na+cidade+no+seculo+xix+em+portugal&oq=atividades+&gs_l=hp.3.0.35i39l2j0l8.849.3422.0.5344.12.12.0.0.0.0.405.1436.0j6j1j0j1.8.0....0...1c.1.64.hp..4.7.1027.0.H1wNIFrMk7E
A burguesia arrecadava dinheiro do sucesso das suas atividades económicas: eram comerciantes, industriais, banqueiros, ministros, deputados, médicos, advogados, juízes, professores, funcionários públicos, escritores e artistas.
Na cidade, os habitantes alimentavam-se de peixinhos da horta (feijão verde), bolinhos de bacalhau, pataniscas, caldo verde, leite creme e arroz doce.
http://pt.slideshare.net/anabelasilvasobral/a-vida-na-cidade-em-portugal-no-sculo-xix
Os habitantes da cidade divertiam-se jogando futebol (homens), indo a bailes, indo à praia, estando com os familiares e amigos no café.
Os burgueses viviam em palacetes ou luxuosas residências: o interior das casas era confortável, com muitas divisões, bem mobilado e decorado.
Letícia Silva Maciel, nº 13, 6º D
História e Geografia de Portugal, prof.ª Goretti Freitas
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx2aWRhcXVvdGlkaWFuYXhpeHxneDo3MTdkMTZmMzc4MzVmNTRi
Campo
Cidade
Campo
Cidade
Campo
Cidade
Campo
Cidade
Campo
Cidade
Full transcript