Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cultura e Clima Organizacional

Trabalho de Psicologia Aplicada à Administração. P2 UNIPÊ 2012
by

Hugo Gomes

on 26 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cultura e Clima Organizacional

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL Cultura Organizacional Clima Organizacional Tipos de Clima Organizacional Cultura x clima organizacional Conclusão Referências • Introdução

• Cultura

• Clima

• Tipos de Clima

• Cultura x Clima (comparação)

• Conclusão Clima Organizacional é um fenômeno resultante da interação dos elementos da cultura, como preceitos, caráter e tecnologia. Existem inúmeros tipos e subtipos de clima organizacional, portanto a classificação de somente alguns deles é um fator meramente didático e sistemático. Sendo assim os tipos de climas podem ser classificados em: Favorável
Neutro
Desfavorável Refletir sobre Clima e Cultura Organizacional significa rever vários fatores internos e externos que influenciam diretamente no desenvolvimento das organizações. Como mudanças na cultura organizacional são mais profundas, levam mais tempo para acontecer. Já o clima é mais fácil de ser percebido e apresentando uma natureza mais transitória, podendo ser administrado tanto a curto quanto a médio prazo.
INTRODUÇÃO Antes de explanar sobre Clima e Cultura Organizacional é imprescindível conceituar o termo organização. O clima influencia diretamente e indiretamente nos comportamentos, na motivação, na produtividade do trabalho e também na satisfação material das pessoas envolvidas com a organização. É o reflexo das motivações, comportamento e relações estabelecidas entre os agentes organizacionais, além de ser um fator que influencia estas mesmas variáveis. Neste sentido é que o conjunto de preceitos, políticas administrativas, valores e crenças é que dão forma ao modo especial e único de como as pessoas agem e interagem dentro de uma organização e consequentemente colabora para o surgimento do clima de da cultura organizacional. Pode-se dizer que organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas onde, devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria.
Cada sujeito influencia o grupo como um todo.
O relacionamento interpessoal e o clima dos grupos podem trazer satisfações ou insatisfações pessoais ou grupais, repercutindo na organização em sua totalidade. Envolve valores e normas compartilhadas que influenciam o comportamento.
É diretamente relacionada à maior parte dos outros conceitos no comportamento organizacional. (Motivação, Liderança, Grupos, etc) Afeta e é afetada por essas áeras.
O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor dizendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo.
Cultura infulencia no comportamento dos ínvidos. As mudanças são mais profundas, levam mais tempos parar acontecer e ser percebidas. Diferenças: O clima é reflexo da cultura e seus efeitos como um todo. As mudanças são rápidas, são mais transitórias. Não há como negar que a investigação da cultura e do clima organizacional é tarefa árdua e os profissionais da área devem fazê-lo com muita seriedade, coerência, prudência e bom senso, através de uma metodologia adequada à realidade para, com isso, evitar erros e descrédito das novas propostas. ZANELLI, José Carlos. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil - Porto Alegre: Artmed, 2004.
HITT; MILLER; COLLELA. Comportamento organizacional - Rio de Janeiro: LTC, 2007.
LIMA, Súsi M. Barcelos e; ALBANO, Adriana Gaffrée Burns. Um estudo sobre Clima e Cultura Organizacional na concepção de direfentes autores. - Rev. CCEI - URCAMP, v.6, n.10, p. 33-40 - ago., 2002 É importante salientar que as organizações, muitas vezes, estão inseridas em um mesmo contexto sócio-econômico-cultural, no entanto, apresentam características singulares.
Full transcript