Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Industrialização nos Países Desenvolvidos

No description
by

Marcos Borges

on 26 September 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Industrialização nos Países Desenvolvidos

Industrialização nos Países Desenvolvidos
CANADÁ : Foi a enorme quantidade de recursos naturais que impulsionaram sua industrialização. Mas, esse país começou o seu processo de industrialização no início do século XX; o último a se industrializar das sete potências. No entanto, apresenta uma forte dependência dos Estados Unidos, tendo vários setores econômicos aonde predominam capitais norte-americanos.
Estados Unidos e Canadá
O processo de industrialização nos países desenvolvidos:

- Data-se a partir de 1750, com a Primeira Revolução Industrial;

- Introduzido pelo Reino Unido, a nova e mais eficiente forma de produzir se difundiu para todos os países da Europa;

- Consistia em produzir mais em menor tempo e com menor custo;

- Agrupamento dos trabalhadores nas fabricas e DIT (divisão internacional do trabalho) ;

- Ideais do liberalismo econômico, que considera nociva a intervenção do estado na produção e defendia a livre concorrência.


Durante seu desenvolvimento, o Japão passou por constantes conflitos, motivos para atrasar e dificultar ao máximo seu processo de desenvolvimento e industrialização, porém o Japão é hoje um dos países mais desenvolvidos do mundo.
Dentre esses conflitos, está a Segunda Guerra Mundial, pois o Japão estava ao lado da Alemanha, e quando a Itália já havia se rendido, o Japão tentou segurar a Guerra, mas foi tarde de mais, pois havia uma hipótese de que os Estados Unidos teriam conseguido construir uma bomba atômica.
Mesmo com todos esses possíveis atrasos o Japão conseguiu se reerguer e hoje é uma das maiores potências do mundo. Tem a mais alta tecnologia em seus limites locacionais, tem indústrias que investem em expandir a tecnologia. É do Japão que sai, praticamente, todos os modelos de celulares, todos os modelos de computadores, de notebooks, de pen-drives.


Japão
A condição atual de alto desenvolvimento industrial no continente europeu, especialmente no lado ocidental, é decorrente de um processo histórico, pois a Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra no final do século XVIII inicio do século XIX. O nível econômico e industrial não é homogêneo no continente pois se difere entre Europa Ocidental (desenvolvida) e Europa Oriental (subdesenvolvida) a segunda é composta por países da ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Sovieticas)
Países Europeus
Nos países desenvolvidos seus habitantes possuem uma melhor qualidade de vida; utilizam seus recursos de tal forma que sejam suficientes para atender às necessidades do país; a qualidade dos seus produtos manufaturados é elevada; têm ordem econômica; os serviços são bem distribuídos no país e entre as pessoas e, acima de tudo, a população trabalha de forma totalmente eficaz.
O desenvolvimento é classificado como um processo de uma sucessão de mudanças que alteram o ritmo e a estrutura de um determinado sistema, tornando seus potenciais mais ágeis. Os países desenvolvidos têm um crescimento da renda per capita que vai acompanhado de transformações no funcionamento do sistema econômico e, ao mesmo tempo, são observadas mudanças sociais, políticas e culturais que modificam amplamente a estrutura social deste ou daquele país.
A Noruega é o pais mais desenvolvido do mundo.Com o seu IDH 0,944, sua saúde e educação qualificadas, a população atinge expectativa de vida de 82 anos.
O desenvolvimento está diretamente relacionado com a industrialização. Portanto, quanto mais cedo ocorre a industrialização mais desenvolvido o país é. Mesmo que a partir da década de 1950 países como China, India e Brasil apresentem uma crescente industrialização, o controle industrial ainda é de países Europeus, EUA e Japão.
Primeiras Máquinas
Migração Interna
Poluição
Pequim (Japão)
Alemanha
França
Tem como objetivo coordenar a politica econômica e monetaria Mundial.
Inicialmente discutiam sobre a situação econômica, apartir de 1980 também discutem temas gerais como drogas, democracia e corrupção.
Reino Unido
Itália
Japão
G7 (Grupo dos Países Desenvolvidos)
As máquinas a vapor foram as primeiras máquinas a serem construídas e instaladas nos países que estavam em processo de desenvolvimento, e foram construídas por Thomas Newcomen, em 1705.
O objetivo principal da criação dessas máquinas era movimentar as primeiras locomotivas, barcos a vapor e fábricas. Com isso havia um interesse em buscar um aumento na produção de mercadorias e assim aconteceu, pois os lucros dos burgueses donos das fábricas cresceram na mesma proporção da produção.
Devido a esse acontecimento, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias, fazendo com que o modo de vida e a mentalidade de milhões de pessoas se transformaram numa velocidade espantosa.

Os países desenvolvidos são os maiores poluidores do mundo, em termos absolutos os EUA é o que tem o maior índice de emissão de gás carbônico do planeta.
O Planeta começa a responder pelas agressões feitas pelo homem à natureza. Derretimento de geleiras, secas, inundações, escassez de água e aquecimento global fazem parte deste sinistro quadro projetado e desenhado pelo próprio homem.
Existem diversas causas fundamentais para a migração aos grandes centros urbanos, e não apenas uma, entre elas a baixa produtividade agrícola, as promessas de emprego nas grandes cidades, a procura por uma vida melhor, e digna propaganda pelo governo sobre a industrialização.
Com a criação das máquinas, estas logo chegaram aos centros rurais, tomando o lugar dos trabalhadores rurais que logo tiveram que ir buscar emprego nos grandes centros urbanos.
Este fato foi bom para o comércio que necessitava de mão-de-obra barata;
Intenso crescimento populacional;
Migração Externa
Países de origem: Os não desenvolvidos da África, Ásia e América Latina.
Países de Destino: EUA, Canadá, Europa Ocidental
EUA
Canadá
EUA: Grande parte das inovações tecnológicas estadunidenses ocorre em empresas localizadas no chamado
Vale do Silício
, na Califórnia. Nessa região, desde a Segunda Guerra Mundial, se concentram empresas voltadas para inovações nas áreas de eletrônica e de informática, ramos estes que têm como importante matéria-prima o silício. O Vale do Silício teve um importante papel na vitória estadunidense na Segunda Guerra Mundial, bem como na guerra Fria, na corrida espacial e no desenvolvimento dos atuais computadores e da internet.
Full transcript