Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Revolução Francesa

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Revolução Francesa

Os Reis
Revolução Francesa
Governavam a França
Mas a economia francesa estava passando por problemas : o luxo dos nobres, os gastos excessivos e as secas constantes arruinavam os cofres franceses:
O Rei resolve convocar os Estados Gerais, assembléia que reunia representantes dos três Estados.
A ideia do rei era aumentar os impostos sobre o Terceiro Estado:

A votação na assembléia dos Estados Gerais era por estado. Clero e nobreza sempre votavam juntos, garantindo a vitória de seus interesses:
Mas o 3º Estado propôs o voto por cabeça, cada representante , um voto!
O rei, a nobreza e o clero não aceitaram a proposta e o rei dissolveu a assembléia dos Estados Gerais. Mas o 3º Estado se manteve reunido e se declarou em assembléia constituinte:

O rei manda tropas, mas parte delas passa para o lado do 3º Estado. O povo invade a Bastilha a procura de armas e munição. Começa a Revolução Francesa, 14 de Julho de 1789:
AS FASES DA REVOLUÇÃO FRANCESA:
1) MONARQUIA CONSTITUCIONAL:
O primeiro documento escrito da Revolução Francesa vai ser a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que servirá de inspiração para a Constituição e coloca em prática a teoria Iluminista:
Nessa fase mantém-se o rei no poder, mas ele passa a ter seu poder limitado por uma Constituição. A alta burguesia domina essa fase, estabelecendo, inclusive o voto censitário:
O rei, insatisfeito por ter seu poder limitado , resolve fugir de Paris e se juntar ao exército austríaco e invadir a França a frente desse exército para retomar o poder absolutista. Mas ele é reconhecido, preso e levado para Paris, como traidor:
2) REPÚBLICA, CONVENÇÃO OU TERROR:
Luiz XVI e a rainha, Maria Antonieta são guilhotinados, em 1793.
Os jacobinos, representantes da baixa burguesia tomam o poder. A assembleia, com mais de 700 deputados, escolhe o Comitê de Salvação Pública para governar a França. O Comitê é chefiado por Robespierre:
Os jacobinos fazem nova Constituição e adotam o sufrágio universal masculino, agora todos os homens maiores de 21 anos. Eles decretam também o fim da escravidão nas colônias:
Depois do assassinato do líder jacobino Marat, a mando dos girondinos, o Comitê inicia uma perseguição aos inimigos da revolução. Vão chegar a guilhotinar por volta de 40 mil pessoas:
Esse período ficou conhecido como “Terror”. Até o líder jacobino Robespierre acabou guilhotinado. Esse clima de insegurança deu força aos girondinos que voltaram ao poder.
3) DIRETÓRIO:
Os girondinos escolhem o diretório como forma de governo: um gabinete com 5 membros deve governar a França. Eles anulam todas as medidas “mais radicais” dos jacobinos, ou seja: volta a existir escravidão nas colônias e o voto volta a ser censitário:
Essa fase é marcada pela incompetência , corrupção e ineficiência dos governantes:
Mesmo os girondinos ficaram descontentes com esse governo. Várias revoltas populares estouravam por toda a França. Em busca de alguém que pudesse controlar o povo e ser controlado por eles, entregaram o poder a um general que havia se destacado na luta contra as potências européias durante a revolução: Napoleão Bonaparte:
Full transcript