Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Metodologia da Pesquisa

Descrição básica da metodologia da pesquisa para orientação de TCC
by

Jose Padilha C. Neto

on 23 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Metodologia da Pesquisa

josepadilha@outlook.com
@josepadilhacn
Classificação da Pesquisa
Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Normalmente as pesquisas em física e matemática são básicas, mas isto não é uma regra.
Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Normalmente as pesquisas de engenharia são aplicadas.
Visa proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão.
Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno; ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados.
Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, ou, o “porquê” das coisas.
Utiliza proposição de hipóteses onde se tenta confirmar ou não uma proposição.
Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.
Quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.
São chamados de dados secundários quando se trata de fonte de informações.
Quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico, ou seja, material que não foi publicado. São chamados de dados primários quando se trata de fonte de informações.
Quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
Ex. Difração da luz do sol na água.
É fundamental ter um bom contole para se comparar com os resultados obtidos na pesquisa.
Quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
Chamada popularmente de pesquisa de opinião.
Quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
Quando se descreve uma situação minuciosamente e se aprende algo com ela. A metodologia divide-se no texto do leitor e texto do tutor. No primeiro a linguagem normalmente é coloquial enquanto na segunda é formal.
Pode finalizar com questões para discussão do caso ou não. Se houver, é necessário colocar as respostas no texto do tutor.
Quando a pesquisa ocorre em estreita associação com uma ação.
Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
Isto quer dizer que o pesquisador participa do objeto de estudo como um ator.
Quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.
Normalmente não há ação do pesquisador no objeto da pesquisa, ele participa como observador que interage com um participante envolvido.
Ex. Pesquisa de um psiquiatra sobre um grupo de pacientes com uma doença específica.
Quando o “experimento” se realiza depois dos fatos.
Etapas da Pesquisa
Escolha do tema
Nesta etapa você deverá responder à pergunta: “O que pretendo abordar?”
O tema é um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver.
A definição do tema pode surgir com base na sua observação do cotidiano, na vida profissional, em contato e relacionamento com especialistas, no feedback de pesquisas já realizadas e, em estudo da literatura especializada.
Você deverá levar em conta, para a escolha do tema, sua atualidade e relevância, seu conhecimento a respeito, sua preferência e sua aptidão pessoal para lidar com o tema escolhido.
Introdução
A introdução é composta por cinco fases:
Texto introdutório ou Contexto: Você deverá rapidamente introduzir sua pesquisa contextualizando-a. Neste texto você deve levar o leitor a entender o que lhe levou a fazer a pesquisa e porque o tema é interessante. Apresentar alguma citação e dados gerais estatísticos é interessante para se entender a motivação do trabalho.
Colocação do problema: Nesta fase você informa o porquê da pesquisa. Você deve continuar o texto do contexto, de forma que este mostre qual a necessidade de se fazer a pesquisa. Esta etapa termina com o problema de pesquisa que é a pergunta de pesquisa. Depois de contextuaizar você faz a pergunta para levar o leitor a entender sua motivação.
Caracterização da organização e seu ambiente: Fale da empresa pesquisada, sua missão, visão,objetivos e valores. Descreva o que ela faz, principais clientes, estrutura organizacional e principais produtos.
Metodologia
Nessa etapa você irá definir como será realizada a pesquisa sob a ótica do método científico.
Definirá a classificação da pesquisa, conforme mostrados no esquema no início dessa aula, seguido da população (universo da pesquisa), da amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar seus dados.
A primeira parte da Metodologia é a Classificação da Pesquisa e você deverá enquadrar sua pesquisa quanto a Natureza, Objetivos da Pesquisa e Procedimentos Técnicos. É importante Você pesquisar autores de metodologia e, após definir cada item da Natureza, Objetivos e Procedimentos, você deverá descrevê-los conforme os autores e citando-os.

Em seguida você definirá o Universo da Pesquisa, neste caso, se for aplicação de questionário, deve-se calcular o tamanho da amostra definindo assim a estatística de seu levantamento. É necessário apresentar os resultados dos cálculos estatísticos nesta fase. O Método Barbetta para calcular a quantidade de questionários será apresentado a seguir.
Deve-se detalhar o instrumento de coleta de dados, se houver, caso contrário, indicar o método de análise de documentos, sejam revistas, websites ou livros. Um médodo sugerido para esta avaliação é o modelo adotado pela Biblioteca Chapel Hill da Universidade do Norte da Carolina (http://www.lib.unc.edu/instruct/evaluate/).

Finalmente deve-se informar como será feito, se for o caso, a tabulação dos dados, ou seja, se irá usar o excel ou outro meio de tabulação..
Quando propósito é melhorar ou aperfeiçoar sistemas ou processos. Normalmente implica um diagnóstico do sistema atual e sugestões para a sua reformulação.
Discussão e Resultados
Nesta etapa você apresentará os dados que tabulou e organizou.
Após cada apresentação da tabulação você deve analisar os dados. A análise deve ser feita para atender aos objetivos da pesquisa e para comparar e confrontar dados e provas, com o objetivo de confirmar ou rejeitar os objetivos de pesquisa.
Apresentar gráficos e tabelas é interessante nessa etapa. Eles devem ser citados antes de apresentar, por exemplo: ...blá blá conforme apresentado no gráfico 6 a seguir.
Explique o gráfico ou tabela. Analise-os e tire conclusões. Todos os objetivos devem ser respondidos neste capítulo.
Os gráficos devem possuir legenda abaixo do gráfico em seguida com a descrição da fonte dos dados. A numeração dos gráficos deve ser sequencial.
As tabelas devem possuir legendas acima da tabela e descrição da fonte abaixo dela. Não deve possuir linha fechando as laterais. São usados para dados tabulados.
Nesta etapa você já tem condições de sintetizar os resultados obtidos com a pesquisa. Deverá explicitar se os objetivos foram atingidos, se a(s) hipótese(s) ou os pressupostos foram confirmados ou rejeitados. Você deve finalizar seu trabalho definindo e explicitando se a pesquisa teve o objetivo alcançado
É aqui que você deve concluir sua pesquisa mostrando o que conseguiu com ela. Principalmente, deverá ressaltar a contribuição da sua pesquisa para o meio acadêmico ou para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
Dê sugestões de desdobramentos de outras pesquisas baseadas na sua pesquisa.
Glossário, Anexos e Apêndices
O Glossário é usado para descrever as siglas e palavras técnicas usadas no texto. Deve estar organizada em ordem alfabética. O(s) anexo(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. Elemento opcional.

Ex. APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução.
Resumo e Abstract
Listas e Sumário
As Listas de Tabelas, Listas de figuras, Lista de Gráficos antecedem o sumário e devem constar: dde uma legenda, seguida pela página onde se encontra.
O Sumário é a enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. Cada tópico deverá ser apresentado na sequencia que aparece no texto. Ele deverá ser o último elemento pré-textual e não deve conter na sua listagem os elementos pré-textuais.
Elementos Pré-textuais
São elementos que compõem o trabalho antes do texto metodologicamente tratado.
Fazem Parte: Capa, Folha de rosto (obrigatório), Errata (opcional), Folha de aprovação (obrigatório), Dedicatória(s) (opcional), Agradecimento(s) (opcional), Epígrafe (opcional), Resumo na língua vernácula (obrigatório), Resumo em língua estrangeira (obrigatório), Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) e Sumário (obrigatório).
A pesquisa científica pode ser classificada quanto:
Sua natureza.
Quanto a seus objetivos.
Quanto aos procedimentos técnicos.
Objetivos - São dois tipos de objetivos:
No Objetivo Geral você deve dizer o que pretende fazer na pesquisa ou o que você quer com essa pesquisa? Será a síntese do que se pretende alcançar. Deve estar alinhado ao tema. Deve ser respondido nos Resultados e na Conclusão.
Os objetivos específicos você detalha como irá atingir os objetivos gerais.
Normalmente é aceitável usar pelo menos três objetivos especificos. Lembre-se que os objetivos serão respondidos na Discussão e Resultados, nesse capítulo, você deverá responder todos os objetivos específicos e deixar claro que respondeu ao geral.
Um detalhe importante: A tríade Tema, Pergunta de Pesquisa e Objetivos devem estar alinhados, ou seja, o tema de sua pesquisa tem que estar relacionado coma a pergunta de pesquisa e objetivos.
Ex. Tema: A poluição do Rio Potengi. Pergunta: O que está provocando a poluição do rio Potengi. Objetivo Geral: Identificar as causas da poluição do Rio Potengi. Objetivos específicos: Entender o funcionamento da rede de esgotos de Natal e cidades ribeirinhas ao Rio Potengi; Analisar porque a rede de esgoto não está sendo tratada, Avaliar o que é preciso para este tratamento.

Justificativa - Nessa etapa você deverá responder a três perguntas:
Porque sua pesquisa é importante ou relevante?
Porque ela é oportuna?
Porque é viável?
Nessa etapa você fará um pequeno texto, normalmente de um parágrafo ou dois respondendo cada uma das perguntas.
Conclusão
Referências
Revisão de Literatura
Nesta fase você deverá responder às seguintes questões: quem já escreveu e o que já foi publicado sobre o assunto do tema. Que aspectos já foram abordados, quais as lacunas existentes na literatura? A revisão de literatura é fundamental, porque fornecerá elementos para você evitar a duplicação de pesquisas sobre o mesmo enfoque do tema. Se alguém já pesquisou sobre este assunto e você possui um item nos objetivos específicos sobre o que foi pesquisado, você deve mudar seus objetivos. Lembre-se que se na metodologia sua pesquisa for aplicada, você analisou uma teoria e vai aplicar o conceito, a recomendação anterior não precisa ser feita. Exemplo: Na Revisão: Você apresenta a teoria do Dente de Serra no controle de Estoque. Esta teoria conduz a aplicação de fórmulas matemáticas. Se seu objetivo específico for: Aplicar o método de dente de serra no controle de estoque da empresa "X", você irá apresentar a teoria e apresentar as fórmula citando os autores na revisão e aplicar as fórmulas nos dados da empresa "X" na Discussão e Resultados.
O Resumo é a apresentação condensada dos pontos relevantes de um texto. No resumo você deve ressaltar de forma clara e sintética a natureza e o objetivo do trabalho, o método que foi empregado, os resultados e as conclusões mais importantes, seu valor e originalidade.
O conteúdo de um resumo deve contemplar o assunto ou os assuntos tratados de forma sucinta, o objetivo do trabalho, o método ou os métodos empregados, como o tema foi abordado e suas conclusões. Não devem possuir citações e devem estar
em espaço simples
e ser escrita em um único parágrafo devendo ter entre 150 e 500 palavas.
Deve ser seguida pelas palavras-chaves de indexação do trabalho. São palavas que serão utilizadas para a pesquisa do trabalho em bases de dados e biblioteca. O Abstract é o Resumo em língua inglesa, normalmente, mas pode ser feito em outro idioma.
A citação de web sites, segue este padrão com < endereço > e data de acesso.

Para fazer a Citação no Texto - Referencial e etc, faça o seguinte:
No texto, cite apenas SOBRENOME (ANO) se a citação for indireta e SOBRENOME (ANO, Pág n.) se a citação for direta.

A Citação direta você transcreve parte do texto do autor integralmente. A citação indireta você faz uma síntese do texto do autor e faz a citação.


Os quadros são "tabelas" fechadas nas laterais.
Não devem ser usados para dado tabulados.
Estes devem seguir a norma do IBGE e deve-se
usar tabelas ou gráficos.
Liste neste capítulo a bibliografia que foi consultada e
citada
no texto.
Deve estar organizada em ordem alfabética e seguir a norma da ABNT 6023.
Tipicamente a citação nas referência deve seguir o padrão:
O Autor em maiúsculo usando o formato: SOBRENOME, Nome (desta forma com
vírgula separando o sobrenome do nome).
Ex. ALBERTO, João Paulo.

O Título em Negrito. Inclua a editora e o ano da obra.
Se a citação for direta (veja abaixo) inclua a página do texto.
Esta citação é considerada uma citação essencial.
Pode-se citar abreviando o nome seguido de ponto, exemplo: ALBERTO, J. P.
A citação de dois autores você pode cita: FULANO e SICRANO (2010 pág. 33).
Se for mais de dois autores, cite o primeiro e coloque os termos
latino et al. FULANO et al (2011 pág. 33).

Se for fazer uma citação de citação, use este método:
FULANO (1998 Pág 12) apud SICRANO (2010 pág 34). Apud significa Citado por.
Se tiver citando o mesmo autor várias vezes use:
Idem – mesmo autor – Id. ou Ibidem – na mesma obra – Ibid.

Se você usar o padrão de citação no texto
Primeira letra maiúscula como: Fulano (2010 pág. 33), deve adotá-la
em todo o trabalho, se usar a palavra maíúscula como: FULANO (2010 pág 33).
Não deve mistura-los.
Metodologia
da Pesquisa

Prof. José Padilha
Metodologia
da Pesquisa
Full transcript