Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Caracterização da personagem Telmo Pais da obra Frei Luis de

No description
by

Monica Pedrosa

on 19 January 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Caracterização da personagem Telmo Pais da obra Frei Luis de

Caracterização da personagem Telmo Pais da obra
Frei Luis de Sousa

Telmo Pais:
Personagem da peça
Frei Luis de Sousa, Almeida Garrett, Telmo Pais, o velho criado, aio de D. João de Portugal, conselheiro e confidente privilegiado, define-se pela lealdade e fidelidade. Não quer magoar nem pretende a desgraça da família de D. Madalena e D. Manuel.

continua...
Telmo Pais:
continuação...
Mas como verdadeiro crente no mito do Sebastianista, acredita que D. João de Portugal há-de regressar. Nofim da peça acaba por trair um pouco a lealdade de escuteiro pelo amor que une á filha daquele casal, Maria de Noronha. Representa o papel de coro da tragédia grega, com os seus diálogos, os seus agoiros ou os seus apartes.
continua...
Telmo Pais
continuaçao...
Ao longo da obra , verifica-se uma alteração da visão de Telmo obre Manuel de Sousa Coutinho: no primeiro ato, reconhecia nele algumas qualidades, mas não o admirava; depois, do incêndio no palacio ( o "generoso crime" que leva Telmo a admirar Manuel de Sousa) pôs em destaque o patrionismo, a defesa da honra, a lealdade e a luta pela liberdade contra os tiranos espanhóis.
continua...
Telmo Pais
continuação...
Telmo lamenta mesmo não ter admirado sempre como ele merecia...
Personagem sebastianitas por execelência, monólogo e telmo ( na cena IV do Ato Terceiro) é marcado por sentimentos de profunda angústia, associada a uma atitude de perplexidade face aos confusos sentimentos provocados provocados pela notícia de que o seus amo desaparecido está vivo e á descoberta interior de que também ele , afinal, não desejava tal acontecesse, contrariamente ao que sempre julgara. Daí, a angústia, a preplexidade e os remorsos, porque econhece agora que o seu amor a esse amo fora suplutado pelo amor a uma «outra filha.
Caracterização de Telmo Pais (resumido)
Não pretencia a nobreza: era escudeiro;
Estava ligado a nobreza;
Confidente de D. Madalena;
Elo de ligação das familias;
Chama viva do passado: alimenta os terrore de D. Madalena;
Desempenha três funcôes do coro das tragédias clássicas: diálogo, comentário e profecia;
Ligado á lenda romântica sobre Camôes;
Telmo tem como que uma dupla personalidade( uma personalidade convencionale outra autêntica). A personalidade convencional é a imagem com que Telmo se contituiu para outros, atraées dos tempos (a do escudeiro fiel). A personalidade autênica é asua parte secreta, aquela que ele própro não conhecia, e que veio á superfície num momento trágico da revelação em que Telmo teve que decidir entre a fidelidade a D. João de Portugal ou a fidelidade a Maria.
Sebastianismo
Curiosidade:
No Frei Luis de Sousa, o mito do sebastianismo alimenta, desde o início, o conflito vivido pelas personagens, na medida em que a admissao do regresso de D. Sebastião implicava a possibilipade da vinda de D. João de Portugal, que combatera o lado do rei na batalha de D. Madalena. Não é inocente, nem fruto do acaso , o facto de Garrett ter concebido que Madalena aparessence em cena justamente a ler Os Lusíada.
Efectivamete , tal facto está também associado ao mito do sebastinimo que , deste modo, marca a obra desde o sei inicio.
Quem se encarregará, pois, de dar corpo a tal mito, é Temo e Maria, filha de D. Madalena e D. Manuel de Sousa Coutinho, educada por Telmo
FIM!
trABALHO REALIZADO POR :
Marta Veloso Nº 21
Monica Pedrosa Nº 22
disciplina:
professora:
Zélia Oliveira
Português
Full transcript