Floresta Subtropical e Temperada, Tundra, Estepes e Pradarias
É um bioma característico de regiões de clima polar, com baixas temperaturas e um longo período de gelo. Essas condições dificultam o crescimento da vegetação, que se desenvolve durante um curto período de verão, no qual ocorre o degelo.
Tundra
Principais Características
A tundra é altamente resistente a baixas temperaturas e ao gelo.
Necessita de pouca quantidade de sol durante o ano.
Clima
Apresenta verões muito curtos, com uma duração do dia muito longa, com uma temperatura média entre 8°C e 5°C. Durante as horas de escuridão a neve vai caindo e se acumula, devido aos ventos fortes nas regiões mais baixas.
Vegetação
A vegetação predominante é composta de líquens, musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticas que as impedem de crescer. Uma adaptação que as plantas destas regiões desenvolveram é o crescimento em maciços, o que as ajuda a evitar o ar frio. Outra adaptação é que elas crescem junto ao solo, o que as protege dos ventos fortes
Fauna
A fauna da tundra apresenta animais de pequeno e grande porte. Os herbívoros são a maioria, sendo que podemos destacar os bois almiscarados, os lemingues, renas e lebres do ártico.
Estepes e Pradarias
Se diferem apenas pelo clima e altura das gramíneas. No caso da pradaria, o clima é mais úmido e as gramíneas são mais altas, em relação à estepe.
Estepes
Aparecem, principalmente, em zonas de transição vegetativa e climática entre a savana e o deserto. Na Europa, é encontrada na zona temperada continental, na América do Norte ela ocorre na zona semi-árida, onde a temperatura é mais elevada e as chuvas são poucas e mal distribuídas. No Brasil é possível encontrar estepes no Nordeste, as chamadas caatingas, que têm cactos, pequenas árvores e arbustos espinhosos.
Flora
O solo que se desenvolve nesse tipo de vegetação tem uma cor escura e é de grande fertilidade, o que o faz ser frequentemente utilizado para o cultivo agrícola. É mais comum de se encontrar estepes na Mongólia, China e interior dos Estados Unidos, mas também aparece nas regiões próximas ao deserto na Patagônia.
Fauna
A fauna nessa vegetação é variável, contudo abriga mamíferos que têm hábito de agregação em manadas ou colônias, na maioria das vezes.
Comportam uma vegetação de planícies vastas e abertas, onde não há árvores ou arbustos, apenas capim baixo em abundância.
Pradarias
Localização
Pode-se dizer que as estepes acontecem nas regiões temperadas e subtropicais, se estabelecendo em planícies e constituindo-se, basicamente, por gramíneas herbáceas.
Localização
A tundra é uma vegetação típica de regiões de altas latitudes. Ela está presente principalmente no extremo norte da América do Norte, da Europa e da Ásia, além de algumas localidades do Hemisfério Sul, tais como na Terra do Fogo e na península Antártica.
Tipos Básicos de Pradarias
Pradaria baixa: Apresenta diversidades mais baixas e gramíneas de porte pequeno;
Pradaria mista: Tem grande diversidade na flora e está presente em solos muito férteis;
Pradaria alta: É encontrada nos locais mais úmidos que contêm gramíneas de até dois metros de altura e raízes bastante profundas.
Doscente: Severino Ramos
Discentes: Jadson Felipe;
Maria Gizelly;
Suzany Alves.
Turma: AP-02
A temperatura nessas florestas varia entre 20 e 35 °C, sem épocas quentes ou frias específicas. No entanto, a umidade relativa do ar média é muito elevada, chegando a índices impressionantes, de 77% para 80%.
Clima
Localização no Brasil
A Floresta Subtropical ocorre na região Sul do Brasil, principalmente no interior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acompanhando a bacia do Rio Uruguai.
Floresta Subtropical
Oferece condições tão favoráveis que as plantas e animais que habitam este tipo de floresta compõem quase 80% da biodiversidade do planeta.
É muito rica e diversa, contém muitos animais arborícolas , como os macacos, preguiças, lagartos, e muitas aves, como tucanos, papagaios, araras entre outros. No solo há antas, porco-do mato, répteis, aracnídeos, e decompositores como as bactérias e fungos que tem um papel importante na decomposição dos galhos e das folhas que caem das árvores, dos animais que morrem etc, transformando-os em matéria inorgânica e devolvendo ao solo.
Fauna
Flora
Nessa floresta predominam as plantas decíduas ou caducifólias, ou seja, as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, perdem as folhas no fim do outono e as readquirem na primavera.
Fauna
Em relação a fauna, a floresta abriga várias espécies de mamíferos, entre eles os veados, javalis, raposas, leões da montanha e doninhas, além de pequenos mamíferos arborícolas (que vivem nas árvores) como esquilos e arganazes. As aves também estão presente nessa floresta, como as corujas.
Clima
Nesse bioma, as quatro estações são bem definidas. Ao longo do ano, a temperatura média é amena, sendo que no verão o calor e a umidade se elevam bastante.
Localização no Brasil
É encontra no sul do Brasil, nas regiões de maior altitude, como nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Localização
Estão espalhadas ao redor do equador, em países da Ásia, África, América do Sul e Central e algumas ilhas do Pacífico.
Vegetação
A vegetação dessas florestas varia desde enormes árvores até pequenos arbustos: carvalhos, pinheiros, cedros, faias, sobreiros, sequóias, etc.
Floresta Temperada
O bioma denominado floresta temperada é o típico de certas regiões:
Características
- Clima quente e úmido;
- Alta taxa de pluviosidade;
- Grande biodiversidade;
-Formações higrófilas;
-Latifoliadas;
- Heterogêneas.
Present Remotely
Send the link below via email or IM
Present to your audience
- Invited audience members will follow you as you navigate and present
- People invited to a presentation do not need a Prezi account
- This link expires 10 minutes after you close the presentation
- A maximum of 30 users can follow your presentation
- Learn more about this feature in our knowledge base article
Floresta Subtropical e Temperada, Tundra, Estepes e Pradaria
No description
by
Tweet