Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Floresta Subtropical e Temperada, Tundra, Estepes e Pradaria

No description
by

Suzany Alves

on 29 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Floresta Subtropical e Temperada, Tundra, Estepes e Pradaria

Floresta Subtropical e Temperada, Tundra, Estepes e Pradarias
É um bioma característico de regiões de clima polar, com baixas temperaturas e um longo período de gelo. Essas condições dificultam o crescimento da vegetação, que se desenvolve durante um curto período de verão, no qual ocorre o degelo.
Tundra
Principais Características
A tundra é altamente resistente a baixas temperaturas e ao gelo.

Necessita de pouca quantidade de sol durante o ano.
Clima
Apresenta verões muito curtos, com uma duração do dia muito longa, com uma temperatura média entre 8°C e 5°C. Durante as horas de escuridão a neve vai caindo e se acumula, devido aos ventos fortes nas regiões mais baixas.
Vegetação
A vegetação predominante é composta de líquens, musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticas que as impedem de crescer. Uma adaptação que as plantas destas regiões desenvolveram é o crescimento em maciços, o que as ajuda a evitar o ar frio. Outra adaptação é que elas crescem junto ao solo, o que as protege dos ventos fortes
Fauna
A fauna da tundra apresenta animais de pequeno e grande porte. Os herbívoros são a maioria, sendo que podemos destacar os bois almiscarados, os lemingues, renas e lebres do ártico.
Estepes e Pradarias
Se diferem apenas pelo clima e altura das gramíneas. No caso da pradaria, o clima é mais úmido e as gramíneas são mais altas, em relação à estepe.


Estepes
Aparecem, principalmente, em zonas de transição vegetativa e climática entre a savana e o deserto. Na Europa, é encontrada na zona temperada continental, na América do Norte ela ocorre na zona semi-árida, onde a temperatura é mais elevada e as chuvas são poucas e mal distribuídas. No Brasil é possível encontrar estepes no Nordeste, as chamadas caatingas, que têm cactos, pequenas árvores e arbustos espinhosos.


Flora
O solo que se desenvolve nesse tipo de vegetação tem uma cor escura e é de grande fertilidade, o que o faz ser frequentemente utilizado para o cultivo agrícola. É mais comum de se encontrar estepes na Mongólia, China e interior dos Estados Unidos, mas também aparece nas regiões próximas ao deserto na Patagônia.


Fauna
A fauna nessa vegetação é variável, contudo abriga mamíferos que têm hábito de agregação em manadas ou colônias, na maioria das vezes.


Comportam uma vegetação de planícies vastas e abertas, onde não há árvores ou arbustos, apenas capim baixo em abundância.


Pradarias
Localização
Pode-se dizer que as estepes acontecem nas regiões temperadas e subtropicais, se estabelecendo em planícies e constituindo-se, basicamente, por gramíneas herbáceas.


Localização
A tundra é uma vegetação típica de regiões de altas latitudes. Ela está presente principalmente no extremo norte da América do Norte, da Europa e da Ásia, além de algumas localidades do Hemisfério Sul, tais como na Terra do Fogo e na península Antártica.
Tipos Básicos de Pradarias
Pradaria baixa: Apresenta diversidades mais baixas e gramíneas de porte pequeno;

Pradaria mista: Tem grande diversidade na flora e está presente em solos muito férteis;

Pradaria alta: É encontrada nos locais mais úmidos que contêm gramíneas de até dois metros de altura e raízes bastante profundas.
Doscente: Severino Ramos

Discentes: Jadson Felipe;
Maria Gizelly;
Suzany Alves.

Turma: AP-02

A temperatura nessas florestas varia entre 20 e 35 °C, sem épocas quentes ou frias específicas. No entanto, a umidade relativa do ar média é muito elevada, chegando a índices impressionantes, de 77% para 80%.
Clima
Localização no Brasil
A Floresta Subtropical ocorre na região Sul do Brasil, principalmente no interior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acompanhando a bacia do Rio Uruguai.
Floresta Subtropical

Oferece condições tão favoráveis que as plantas e animais que habitam este tipo de floresta compõem quase 80% da biodiversidade do planeta.
É muito rica e diversa, contém muitos animais arborícolas , como os macacos, preguiças, lagartos, e muitas aves, como tucanos, papagaios, araras entre outros. No solo há antas, porco-do mato, répteis, aracnídeos, e decompositores como as bactérias e fungos que tem um papel importante na decomposição dos galhos e das folhas que caem das árvores, dos animais que morrem etc, transformando-os em matéria inorgânica e devolvendo ao solo.
Fauna
Flora
Nessa floresta predominam as plantas decíduas ou caducifólias, ou seja, as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, perdem as folhas no fim do outono e as readquirem na primavera.
Fauna
Em relação a fauna, a floresta abriga várias espécies de mamíferos, entre eles os veados, javalis, raposas, leões da montanha e doninhas, além de pequenos mamíferos arborícolas (que vivem nas árvores) como esquilos e arganazes. As aves também estão presente nessa floresta, como as corujas.
Clima
Nesse bioma, as quatro estações são bem definidas. Ao longo do ano, a temperatura média é amena, sendo que no verão o calor e a umidade se elevam bastante.
Localização no Brasil
É encontra no sul do Brasil, nas regiões de maior altitude, como nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Localização
Estão espalhadas ao redor do equador, em países da Ásia, África, América do Sul e Central e algumas ilhas do Pacífico.
Vegetação
A vegetação dessas florestas varia desde enormes árvores até pequenos arbustos: carvalhos, pinheiros, cedros, faias, sobreiros, sequóias, etc.
Floresta Temperada
O bioma denominado floresta temperada é o típico de certas regiões:
Características
- Clima quente e úmido;
- Alta taxa de pluviosidade;
- Grande biodiversidade;
-Formações higrófilas;
-Latifoliadas;
- Heterogêneas.
Full transcript