Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Apresentação inicial TFG

No description
by

Natalia Moraes

on 18 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Apresentação inicial TFG

Este trabalho aborda a elaboração o projeto arquitetônico de um Parque Urbano na cidade de Salvador, localizado entre os bairros do Itaigara, Santa Cruz, Pituba e Nordeste de Amaralina. O projeto busca um diferencial focado melhoria do ambiente, incorporando novas tecnologias, buscando a sustentabilidade, oferecendo um espaço adequado aos usuários deste meio ambiente, com acomodações confortáveis, acessibilidade aos diferentes meios de transporte e locomoção. Respeitando o meio ambiente e utilizando energias renováveis para uma revitalização. Para a elaboração do projeto foram adotadas metodologias de levantamento de dados, pesquisa bibliográfica, e análise de correlatos.
Resumo
A idéia de estudar esse caso surgiu devido ao anuncio da Prefeitura em revitalizar o parque da cidade: “
O prefeito de Salvador , ACM Neto, anunciou neste sábado (9), a revitalização do Parque da Cidade com investimentos previstos de R$ 2 milhões”...(Globo.com)
. Com o proposito em obter melhorias, e excelentes resultados para os habitantes de Salvador, tendo como proposta a sugestão de alteração do zoneamento urbano e a revitalização, como forma de aumentar o nivel de aproveitamento do parque.
Apresentação
Re
vital
ização

Parque
da Cidade
VIsta Aérea
A revitalização do Parque da Cidade é processo de criação e desenvolvimento de programas e serviços que visam melhorar a qualidade de vida urbana.. Buscando assim uma nova dinâmica de aproveitamento dos espaços do Parque ,
Tema
O maior problema de Salvador, são os maus hábitos dos baianos. Ao comparar a cidade com outros centros urbanos, a diferença é brutal. Onde não deixa de ser considerado um problema social, mas parece-me que ainda não lhe foi atribuída nenhuma solução adequada. As variadas teorias preventivas ainda são muito superficiais, e é extremamente lamentável que nenhuma delas toque no âmago da questão.
A educação do baiano hoje deixa muito a desejar, não é á toa que o parque da cidade foi uma ideia muito boa, de uma área de lazer público e de interação. Porém, se tornou um espaço eventual, somente aos fins de semanas, além de ocorrer várias queixas sobre assaltos e furtos, postes com lâmpadas quebradas; Se tornando ponto de encontro dos moradores e meninos de rua, principalmente nos horários de pouco movimento no local. Tornand-se um local abandonado, desvastado pela população baiana.
Problema
A Requalificação está associada à evolução do Urbanismo,. Trata-se, portanto, de uma forma de atuação associada à cultura urbana e à capacidade de atração e desenvolvimento sustentável. A requalificação no contexto urbano será, mais do que um processo ou uma forma de renovação, um objetivo, um bem estar.
Localizar e analisar temporal, e socialmente áreas de degradação urbana submetidas à intervenções que possibilitaram uma sensível requalificação de espaços e consequente congregação social, a partir de um estudo comparativo de dois projetos: A arquitetura de Rosa Kliass ( considerada uma das mais importantes na história do Paisagismo brasileiro moderno e contemporâneo. Entre suas obras mais significativas estão a reforma do
Vale do Anhangabaú
e o projeto paisagístico do
Parque da Juventude
, ambos na cidade de SP).
Justificativa

Explorar o potencial de utilização do local, apropriar as instalações existentes da área ter um desenvolvimento de linguagens compositivas que incorporem conhecimentos teóricos relevantes.

Converter espaços com atividades multiusos essencialmente de carácter cultural, Obter infraestrutura que preencham os vazios urbanos.
Oferecer a melhor estrutura estética para a região, melhorar a qualidade de vida do parque,
Objetivos
Objetivos Específicos
Conclusão
Atualmente, parte dos trabalhos com a paisagem vem, mais e mais, se ligando ao planejamento dos espaços livres públicos como um sistema integral de recursos naturais. Tendo em vista o crescente número de pessoas que buscam a recreação neste tipo de paisagem.
. Para o estabelecimento desse elo, junto com o projeto de arquitetura e de espaços livres, é necessária a experimentação social, criando oportunidade de comprometimento com as necessidades da população, capaz de promover e canalizar novas formas de requalificação social

Referências
ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em
publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de
Janeiro, 2003

http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_urbano

http://www.globo.com/
http://www.brasiltravelnews.com.br/noticias/conhea-os-mais-belos-parques-urbanos-do-brasil/
Full transcript