Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

9D - Consequências da Segunda Guerra

No description
by

Ensino Fundamental II EFII

on 22 June 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of 9D - Consequências da Segunda Guerra

Consequências da Segunda Guerra
Econômicas

Crescimento da inflação na Europa;
Destruição da produção agrícola, das redes de transporte e de comunicação, precarização da indústria e dificuldades em restabelecer as ligações comerciais entre metrópoles e colônias;
Além do custo de vidas, o conflito gerou 1 trilhão e 385 milhões de dólares em perdas monetárias. Do montante, 21% coube aos Estados Unidos, 13% à União Soviética e 4% ao Japão;
Durante o conflito, os EUA investiram US$ 300 bilhões na guerra, que foram recuperados com o empenho na indústria armamentista, que cresceu 75%;
Os Estados Unidos também passaram à posição de credores dos países destruídos e em 1948 elaboraram um plano de auxílio financeiro, que direcionou somente para a Europa Ocidental US$ 38 bilhões;

Plano Marshall

Criado pelos EUA para a reconstrução da Europa Ocidental, no contexto de disputa pela hegemonia mundial com URSS, tinha como objetivos:

Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial;

Recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais;

Fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu e comandado pela extinta União Soviética

Criação da ONU

A criação da Organização das Nações Unidas (ONU) se deu em fevereiro de 1945, na cidade de São Francisco, EUA, como resultado das conferências de paz realizadas no final da Segunda Guerra Mundial. Assinaram inicialmente a Carta das Nações Unidas 50 países, excluindo os que haviam feito parte do Eixo.

A organização se estruturava dessa forma para evitar uma nova deflagração de conflitos mundiais, como as duas Guerras anteriores, criando condições para que isso se efetivasse, superando um objetivo apenas de controle militar e englobando a criação de instâncias responsáveis por garantir os direitos principais dos seres humanos.

Divisão da Alemanha:

Já a Alemanha, derrotada na Guerra, foi dividida em Alemanha Ocidental (capital em Bonn), ficando debaixo da autoridade dos Estados Unidos, e Alemanha Oriental (capital em Berlim), ficando sob a tutela da União Soviética.

Quanto a Berlim, capital da Alemanha, também foi dividida em Berlim Ocidental (capitalista, controlada pelos EUA) e Berlim Oriental (comunista, controlada pela URSS). Em 13 de agosto de 1961 foi construído o Muro de Berlim, como a cidade ficava no território da Alemanha Oriental (comunista) o muro foi construído de forma a que circulasse toda a parte Ocidental (capitalista). Sair de Berlim Ocidental somente era possível por trem (sem que houvesse paradas em solo Oriental) ou por avião. A cidade acabou se tornando no cartão de visitas dos dois blocos (capitalistas e comunistas).
Julgamento em Nuremberg

Pela primeira vez na História foi montado um tribunal internacional para julgar o chamado "holocausto". Representantes dos países vencedores se reuniram em Nuremberg para a realização do julgamento dos principais líderes nazistas. Durante o processo foram encontrados filmes feitos pelos nazistas que mostravam as condições de vida e de morte nos campos de concentração. Esses vídeos chocaram o mundo.
Criação do Estado de Israel

Após a Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido expressou sua intenção de retirar seu mandato sobre os territórios palestinos. A Assembléia Geral da ONU propôs da divisão dos territórios em dois Estados, um Estado árabe e um Estado judeu, com Jerusalém sob administração da ONU.

Grande parte dos judeus em territórios palestinos aprovaram a proposta, enquanto a maioria dos árabes a rejeitou. Violência entre árabes e judeus emergiu quase imediatamente.

Durante o período final do mandato britânico, os judeus planejavam declarar um Estado separado, enquanto os árabes estavam determinados a impedir a medida.

Em 14 de maio de 1948, as últimas tropas britânicas se retiraram dos territórios palestinos e os judeus declararam a criação do Estado de Israel, de acordo com o plano de 1947 da ONU.


Curiosidades
Consequências da Segunda Guerra
Full transcript