Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Brinquedos e Brincadeiras egípicias

No description
by

claudia peria

on 10 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Brinquedos e Brincadeiras egípicias

Brinquedos e Brincadeiras Egípcias
Introdução
Apesar das pessoas acharem que os egípcios eram uma sociedade que só pensava na vida após a morte, eles possuiam várias brincadeiras e jogos. Estes passavam a maior parte do tempo investindo no lazer, o que indica uma sociedade rica que não necessitava passar a maior parte do tempo suprindo suas necessidades básicas.
Função dos jogos
Os jogos tinham uma função religiosa, por exemplo os egípcios cultuavam a deusa Hátor, a deusa dos jogos e brincadeiras. Também as meninas brincavam com bonecas de madeira e barro, cuja a crença dizia que as garotas que as utilizassem teriam belos bebês no futuro. O senet tinha uma função após a morte. Aqueles que morriam deveriam ganhar neste jogo para poder ir para o mundo dos mortos. Na tumba de Tutankâmon foram encontrados vários tabuleiros de senet, indicando a importância deste jogo na vida pós morte.
Jogos Famosos
Os egípcios costumavam jogar o senet, mais jogado pelos adultos, em que o objetivo era chegar na última casa, que representaria o reino dos deuses. Outro jogo era o mehen, jogado em um tabuleiro em forma de serpente, que deu origem ao ludo. Outra brincadeira era o tiro a Shesemu, em que o jogador deveria acertar um alvo desenhado no chão, com uma vara. Havia um jogo que representava a luta entre chacais e cães. Jogos do Egito Antigo deram a origem ao xadrez, damas e etc.
Brinquedos e Divertimentos
Um brinquedo muito famoso no Egito Antigo era a bola. Esta era composta de couro e era recheada com palha. Brincava-se também com cavalos de madeira e bonecos articulados de animais, além de um brinquedo composto por pequenos homens de marfim que giravam ao puxar uma corda. Brincava-se de cabo de guerra ou jogos com bolas. As crianças costumavam a pular nos telhados das casas para se divertir. Os ricos também caçavam como uma forma de lazer, ao contrário dos mais pobres que o faziam para obter alimento. No Egito ocorriam várias paradas militares e religiosas, o que proporcionava divertimento as pessoas. Os egípcios também apreciavam a música e a dança.
Uma brincadeira que as crianças brasileiras conhecem com o nome de corrupio já era mostrado em relevos do antigo Egito. Nele, duas pessoas em pé colocam os pés em contato pelos dedões. Uma delas se inclina para trás, amparada pelas mãos da outra. Ambas giram: uma ereta como um pino central e a outra, inclinada, rodopia ao redor. É preciso manter a harmonia do movimento e o equilíbrio perfeito.
Brincadeira bem conhecida
Fontes consultadas:
- Ganeri, A. Os antigos egípcios. Coleção oito temas Ed. Abril Jovem 1993.
- Salariya, D. Como seria sua vida no antigo Egito? Ed. Scipione 1996.
- Egito: Vida cotidiana (material da Escola Vera Cruz).
- http://www.fascinioegito.sh06.com/jogos.htm
- www.jogos.antigos.nom.br.
Membros do grupo:
- Caio Greeb
- Daniel Peria
- Guilherme Guedes
- Thomas Lutes
O jogador joga os dados e move as peças, se tirar 2 ou 3, ele as move e passa a jogada ao adversário, se o jogador tirar 1, 4, 5 ou 6 joga de novo. Quando um atacante move sua peça e ela para em cima de uma peça adversária estas trocam de lugar, se houver uma "barreira de 2 ou mais peças, essas não poderão ser atacadas, mas poderão mover entre si, quando houver uma barreira de 3 ou mais peças não se pode passar por ela. Nas casas com símbolos você não pode ser atacado, menos na casa com o rio onde você volta para a casa com desenho de "cruz". Ganha-se o jogo aquele jogador que chegar com as cinco peças na última casa.
Regras do senet
Full transcript