Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A SOCIEDADE EM REDE - MANUEL CASTELLS

A REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
by

Roger Bressianini

on 14 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A SOCIEDADE EM REDE - MANUEL CASTELLS

A SOCIEDADE EM REDE
MANUEL CASTELLS •Castells inicia a obra contextualizando a nova ordem da economia mundial, cujo centro das transformações está na revolução tecnológica.•As tecnologias da informação e comunicação são fundamentais nesse processo.•A comunicação digital emoldura o desenho das economias atuais. Paralelamente, mudanças sociais de grande importância (fragmentação dos movimentos sociais, crises de legitimidade de sistemas políticos, nova consciência ambiental, etc.) tendem a reagrupar os indíviduos em torno de identidades primárias como: RELIGIÕES
ETNIAS
TERRITÓRIOS Enquanto as redes globais seguem suas estratégias socioeconômicas, os indivíduos se organizam com base no que acreditam ser. Conclusão "Nossas sociedades estão cada vez mais estruturadas em uma oposição bipolar entre a Rede e o Ser." Castells afirma que a Revolução da Tecnologia da Informação é historicamente tão importante quanto a Revolução Industrial, pois provoca uma ruptura nos padrões da sociedade e da economia no mundo. CAPÍTULO 1 A REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Roger Bressianini “O que caracteriza a atual revolução tecnológica não é a centralidade deconhecimentos e informação, mas aplicação desses conhecimentos e destainformação para a geração de conhecimentos e de dispositivos de processamento/comunicação da informação, em um ciclo de realimentaçãocumulativo entre a inovação e seu uso”. 1. As descobertas tecnológicas ocorrem em agrupamentos conhecidos como "meios de inovação”. A inovação tecnológica não ocorre isoladamente nas sociedades.

2. As inovações tecnológicas demoram um certo tempo para transformar a sociedade. Esse tempo normalmente é menor em grandes centros ligados aos "meios de inovação".

Lições da Revolução Industrial Macromudanças da microengenharia 1947 1971 1985 Transistor Microprocessador Microcomputador pessoal O transistor, ainda na década de 40, possibilitou o processamento de impulsos elétricos em modo binário. Porém, o passo decisivo da microeletrônica foi dado em 1971, quando o engenheiro da Intel, Ted Hoff (Vale do Siílicio - "meios de inovação") inventou o microprocessador. Assim, a capacidade de processar informações poderia ser instalada em todos os lugares. Com o desenvolvimento das telecomunicações e a expansão das tecnologias da microengenharia, estava criado o ambiente propício para o surgimento da INTERNET.

O advento da internet foi consequência da fusão singular entre estratégia militar, cooperação científica e inovação contracultural.

A internet foi originada numa agência de pesquisa avançada do Depto. de Defesa dos EUA. A intenção era usar a nova tecnologia para a criação de redes de comunicação, de maneira que o domínio e a informação ficassem descentralizados. A criação da internet 1969 - a primeira rede de computadores entra em funcionamento A criação da internet O Google Incialmente atrelada às ações governamentais, a internet foi se incorporando ao mercado até se tornar um negócio totalmente privado e independente.
A criação da internet Por volta de 1990 os não-iniciados ainda tinham dificuldade para usar a internet. É aí que um novo salto tecnológico permitiu a difusão da internet na sociedade em geral: a criação da teia mundial de computadores - WWW (world wide web), que proporcionava uma reestruturação da forma como os sites eram organizados. As correntes de contracultura das décadas de 60 e 70 (hippies e movimento beatnik, por exemplo) influenciaram substancialmente o desenvolvimento da internet. A ideia de libertação, de troca livre de informações e experiências era o que impulsionava os estudos e os avanços tecnológicos. Criação do Vale do Silício (meio de inovação): Castells observa que esses polos tem tendencia a construir sua própria dinâmica. Localidades que atraem investimento e conhecimento. Modelos, atores e locais da Revolução da Tecnologia da Informação Castells também avalia que o governo dos EUA investiu maciçamente no desenvolvimento dos polos tecnológicos, fazendo dessas regiões as maiores e mais desenvolvidas áreas metropolitanas do país. São características do novo paradigma: O paradigma da tecnologia da informação a informação é a matéria prima fundamental: são tecnologias criadas especialmente para agir sobre a informação.

a penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias: o processamento de informação torna-se presente em todos os âmbitos do sistema social e o transforma por consequência. a flexibilidade, entendida como a capacidade de reconfiguração constante sem destruir a organização. O paradigma da tecnologia da informação a lógica de redes. Morfologia bem adaptada à crescente complexidadedas interações e a modelos imprevisíveis de desenvolvimento. a convergência de tecnologias específicas para um sistema altamenteintegrado Em resumo, o paradigma da tecnologia da informação não evolui pare seu fechamento como um sitema, mas rumo a abertura como uma rede de acessos múltiplos. É forte e impositivo em sua materialidade, mas adaptável e aberto em seu desenvolvimento histórico. Abrangência, complexidade e disposição em forma de rede são seus principais atributos. Conclusão Canal Futura O impacto da tecnologia da informação na sociedade
Full transcript