Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Ciclo virtuoso-Iluminação vicioso-Declínio

Relato pedágo-sistêmico, psique humana, Deus as revelações na ciência, arte-filosofia dos ciclos-iluminação Declínio.
by

Fabio Silva Oliveira

on 3 August 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Ciclo virtuoso-Iluminação vicioso-Declínio

Os ensinamentos cristãos são autosuficientes para nossa iluminação, entretanto nosso entendimento-conhecimento é limitado-distorcido pela nossa ego-visão-instinto e manipulado por sistemas imperfeitos da ilusão humana, nosso vocabulário é incompleto-deficiente-impreciso para expressar a magnitude divina.
As leis de Deus são as leis naturais (sua criação), analisar a essência dos mecanismos complexos da natureza e seus encadeamentos, entender a logica-lei é desvendar um pouco de como atua a obra divina.
Os sistemas complexos interagem na formação alma-mente e se expressam na arte-filosofia, na psicologia-social, na luz das ciências do essencial, como a fisica quantica, teoria do caos e da relatividade, efeito borboleta. Estes mecanismos podem nos ajudar a caminhar com maior sintonia -direção para o propósito de ilumunação.
Nosso "EU" é resultado da interação de experiências-oportunidades em uma aldeia-cosmica-inseparavel.
Na busca da particula essencial pela ciência, esta só atinge os efeitos da criação, mas ao vincular a causa (do conhecimento espírita) aplicados a estes efeitos. o entendimento é ampliado para a visão da alma.
Podendo ser percebido um padrão determinante-interdependente, reflexo-ciclicos-cosmicos no comportamento-animal-reação e no comportamento-homem-razão e o mais elevado o nosso comportamento-sintonia com o Pai.
Ao pressentir indicios dos mecanismos da lei, na busca de respostas com profundidade, pode nos conduzir para a realidade perceptível-acessível, e ao ouvir a voz interior de nosso protetor em nossa caminhada, aceitaremos melhor sua orientação.
Tempo vivido-interação próximo moldando a teia de influência da alma
Ciclo encadeamento relacionamento atitudes dia anterior e influência dias posteriores
Energia pós sono sintonia-ascensão ou vibrações degradantes
O momento
Dias infinitesimais anteriores
Para sintonizarmos com a verdade devemos estar ligados a Cristo
È fruto da interação no infinito de nossa evolução, portanto nossa essência deve ser analisada na
visão
sistêmica da natureza cósmica.
A mente durante o sono trabalha constantemente buscando
respostas, durante o despertamento passa da fase inconsciente, pela fase letargica que se torna estes momentos"bastante influenciaveis".
Podemos lutar contra pensamentos desconexos-sombrios atravês da oração que nos protegará inclusive nestas fases.
Uma oração sincera com humildade nos conduz para o caminho proposto por Jesus, pedir bom animo, discernimento-aceitação e enxergar o bom caminho indicado pelo espirito santo-protetor (Trindade: Deus,Jesus e o Espirito Santo) orientando o nosso passo em encruzilhadas do cotidiano.
Vivemos diversos momentos de mudança de cenários e pontos Pontos de interseção, após levantar-mos do leito nos deparamos com nossos familiares, sobre influência de energias diversas, ainda sem muita rigidez (estas energias vão se adensando), expressões, atitudes, dialogo deixaram uma marca energetica de nosso contato-contribuição. Um bom dia falado com expontâneidade, atingirá bom animo para todos uma boa troca de fluidos luminosos, assim começando uma boa jornada para o nosso relacionamento-restarador evolutivo..
A cor é a tecla. O olho é o martelo. A alma o piano de inúmeras cordas.
O homem não tem um corpo separado da alma. Aquilo que chamamos de corpo é a parte da alma que se distingue pelos seus cinco sentidos.
William Blake

Veja o mundo num grão de areia,
veja o céu em um campo florido,
guarde o infinito na palma da mão,
e a eternidade em uma hora de vida!
William Blake
A dádiva

Há os que dão pouco do muito que possuem, e fazem-no para serem elogiados, e seu desejo secreto desvaloriza suas dádivas.
Há os que pouco têm e dão-nos inteiramente.
Esses confiam na vida e na generosidade da vida e seus cofres nunca se esvaziam.
Há os que dão com alegria e essa alegria é sua recompensa.
Há os que dão com pena, e essa pena é seu batismo.
E há os que dão sem sentir pena, nem buscar alegria e sem pensar na virtude.
Dão, como num vale o mirto espalha sua fragrância no espaço.
Pelas mãos de tais pessoas Deus fala; e através de seus olhos Ele sorri para o mundo.
Kahlil Gibran
"Não foi o homem quem teceu a teia da vida, ele não passa de um fio da teia. Tudo que ele fizer à trama, a si próprio fará.
"



Os rios são nossos irmãos, eles nos saciam a sede. Levam as nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se vendermos nossa terra a vós, deveis vos lembrar e ensinar a nossas crianças que os rios são nossos irmãos, vossos irmãos também, e deveis a partir de então dispensar aos rios a mesma espécie de afeição que dispensais a um irmão.

A límpida água que percorre os regatos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos ancestrais. Se vos vendermos a terra, tereis de lembrar a nossos filhos que ela é sagrada, e que qualquer reflexo espectral sobre a superfície dos lagos evoca eventos e fases da vida do meu povo. O marulhar das águas é a voz dos nossos ancestrais.


Nós mesmos sabemos que o homem branco não entende nosso modo de ser. Para ele um pedaço de terra não se distingue de outro qualquer, pois é um estranho que vem de noite e rouba da terra tudo de que precisa. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, depois que a submete a si, que a conquista, ele vai embora, à procura de outro lugar. Deixa atrás de si a sepultura de seus pais e não se importa. A cova de seus pais é a herança de seus filhos, ele os esquece. Trata a sua mãe, a terra, e seus irmãos, o céu como coisas a serrem comprados ou roubados, como se fossem peles de carneiro ou brilhantes contas sem valor. Seu apetite vai exaurir a terra, deixando atrás de si só desertos. Isso eu não compreendo. Nosso modo de ser é completamente diferente do vosso. A visão de vossas cidades faz doer aos olhos do homem vermelho.

Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e como tal, nada possa compreender.

Nas cidades do homem branco não há um só lugar onde haja silêncio, paz. Um só lugar onde ouvir o farfalhar das folhas na primavera, o zunir das asas de um inseto. Talvez seja porque sou um selvagem e não possa compreender.

O barulho serve apenas para insultar os ouvidos. E que vida é essa onde o homem não pode ouvir o pio solitário da coruja ou o coaxar das rãs à margem dos charcos à noite? O índio prefere o suave sussurrar do vento esfrolando a superfície das águas do lago, ou a fragrância da brisa, purificada pela chuva do meio-dia ou aromatizada pelo perfume dos pinhos.

O ar é precioso para o homem vermelho, pois dele todos se alimentam. Os animais, as árvores, o homem, todos respiram o mesmo ar. O homem branco parece não se importar com o ar que respira. Como um cadáver em decomposição, ele é insensível ao mau cheiro. Mas se vos vendermos nossa terra, deveis vos lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar insufla seu espírito em todas as coisas que dele vivem. O ar que vossos avós inspiraram ao primeiro vagido foi o mesmo que lhes recebeu o último suspiro.

Se vendermos nossa terra a vós, deveis conservá-la à parte, como sagrada, como um lugar onde mesmo um homem branco possa ir sorver a brisa aromatizada pelas flores dos bosques.

Assim consideraremos vossa proposta de comprar nossa terra. Se nos decidirmos a aceitá-la, farei uma condição: O homem branco terá que tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos.

Sou um selvagem e não compreendo de outro modo. Tenho visto milhares de búfalos a apodrecerem nas pradarias, deixados pelo homem branco que neles atira de um trem em movimento.

Sou um selvagem e não compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante que o búfalo, que nós caçamos apenas para nos mantermos vivos.

Que será dos homens sem os animais? Se todos os animais desaparecem, o homem morreria de solidão espiritual. Porque tudo isso pode cada vez mais afetar os homens. Tudo está encaminhado.

Deveis ensinar a vossos filhos que o chão onde pisam simboliza a as cinzas de nossos ancestrais. Para que eles respeitem a terra, ensinai a eles que ela é rica pela vida dos seres de todas as espécies. Ensinai a eles o que ensinamos aos nossos: Que a terra é a nossa mãe. Quando o homem cospe sobre a terra, está cuspindo sobre si mesmo. De uma coisa nós temos certeza: A terra não pertence ao homem branco; O homem branco é que pertence à terra. Disso nós temos certeza. Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está associado. O que fere a terra fere também aos filhos da terra.


Mesmo o homem branco, a quem Deus acompanha e com quem conversa como um amigo, não pode fugir a esse destino comum. Talvez, apesar de tudo, sejamos todos irmãos.

Nós o veremos. De uma coisa sabemos, é que talvez o homem branco venha a descobrir um dia: Nosso Deus é o mesmo deus.

Podeis pensar hoje que somente vós o possuis, como desejais possuir a terra, mas não podeis. Ele é o Deus do homem e sua compaixão é igual tanto para o homem branco, quanto para o homem vermelho.

Esta terra é querida dele, e ofender a terra é insultar o seu criador. Os brancos também passarão talvez mais cedo do que todas as outras tribos. Contaminai a vossa cama, e vos sufocareis numa noite no meio de vossos próprios excrementos.

Mas no nosso parecer, brilhareis alto, iluminado pela força do Deus que vos trouxe a esta terra e por algum favor especial vos outorgou domínio sobre ela e sobre o homem vermelho. Este destino é um mistério para nós, pois não compreendemos como será no dia em que o último búfalo for dizimado, os cavalos selvagens domesticados, os secretos recantos das florestas invadidos pelo odor do suor de muitos homens e a visão das brilhantes colinas bloqueada por fios falantes.

Onde está o matagal? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. O fim do viver e o início do sobreviver."
ArteFilosofia
Arte Visão Cosmica Sistêmica
Deus se revela nas ciências, artes, filosofia, psicologia
Nós somos parte desta revelação.
Nossa mente rasa não pode compreender o propósito divino facilmante, portanto o uso da razão pura nos sufoca.
Para nós não cientistas que procuramos a iluminação, entender o comportamento sistemico-complexo aliado a fé divina (pela voz do espirito santo - Protetor) pode servir como uma bela busola para a caminhada em busca do ideal espiritual.
Os mecanismos de sistemas complexos, (que são criação de Deus) atributo de todo ser natural são estudados pelas ciências nos dando um ponto luminoso de apoio, que aliado a fé pode elucida as sombras, retirar as vendas, depor as mascaras-defesa, discernir o mau de estar mal, o bem de estar bem. Assim caminhando com a luz das ciências e a fé podemoss direcionar nossas atitudes para de aprendizado do amor divino!!!!!!
Eu vou encontrar meu caminho de casa
Musica Jon Anderson e Vangelis
Procurar na internet estudo:
As Redes Neurais Artificiais - Malcon Anderson Tafner :
Aprendizado e Plasticidade ( A cibernética imita as leis naturais)
Ciências-Filosofia-Administração
http://psicologiaanalitica.wordpress.com/
Hierarquia das necessidades da alma, amar para ser amado
Impacto profundo de nossos opositores (chamados de inimigos) em nossa teia de equilibrio. Uma mente equilibrada se comporta como uma teia sem tensões ou rupturas.
Um fio da teia rompido distorce toda a sua formação, nossa essencia é como uma teia, as nossas dividas rompem o fio de equilibrio e não nos regeneramos sem o resgate-regeneração do fio rompido desta teia.
Medita na universidade das coisas e avança para entender tudo, como sendo parte do todo.
Cap 19 do livro Horizontes da Vida
João Nunes Maia - Miramez

o governo das forças ocultas, tem sido, antes de tudo, o clima de todas as cerimônias religiosas na Terra, cerimônias essas em que se conjugam as forças de poderosas mentes encarnadas e desencarnadas, gerando sucessos que impressionam a mente popular, disciplinando-lhe os impulsos.
Força mental pura e simples, carreando a idéia por imagem viva, a sugestão, como a eletricidade, o explosivo, o vapor e a
desintegração atômica..............
Francisco Cândido Xavier - Pensamento e Vida
Cap 2
Vontade
Comparemos a mente humana – espelho vivo da consciência
lúcida – a um grande escritório, subdividido em diversas seções
de serviço..........
todos os tipos de força incorporados ao nosso conhecimento.
A eletricidade é energia dinâmica.
O magnetismo é energia estática.
O pensamento é força eletromagnética.
Pensamento, eletricidade e magnetismo conjugam-se em todas
as manifestações da Vida Universal, criando gravitação e
afinidade, assimilação e desassimilação, nos campos múltiplos..............
Cap 3
Cooperação

Para que alguém dirija com êxito e eficiência uma empresa.............
Exige-se-lhe um conjunto de qualidades superiores ...............
Não só teoria e cultura, mas virtude e juízo
claro de proporções..............
No mundo íntimo, a vontade é o capitão que não pode relaxar
no mister que lhe é devido.
Nas linhas da atividade terrestre, quem orienta com segurança
não ignora a hierarquia natural que vige na coexistência de todos
os valores................
O fio contará com o apoio da máquina, a máquina esperará pela competência do operário ............
Observamos, assim, que no Estado Individual a vontade, para
satisfazer à governança que lhe compete, sem colapsos de equilíbrio.............
A cooperação espontânea é o supremo ingrediente da ordem.
Da Glória Divina às balizas subatômicas, o Universo pode ser
definido como sendo uma cadeia de vidas que se entrosam na
Grande Vida.
Cap 4
Instrução
Já se disse que duas asas conduzirão o espírito humano à presença de Deus.Uma chama-se Amor, a outra, Sabedoria.
Pelo amor, que, acima de tudo, é serviço aos semelhantes, a
criatura se ilumina e aformoseia por dentro, emitindo, em favor
dos outros, o reflexo de suas próprias virtudes; e, pela sabedoria.......
...que começa na aquisição do conhecimento, recolhe a influência dos vanguardeiros do progresso, que lhe comunicam os reflexos da própria grandeza, impelindo-a para o Alto.
Através do amor valorizamo-nos para a vida.
Cap 5
Educação
Disse-nos o Cristo: “brilhe vossa luz ...”
E ele mesmo, o Mestre Divino, é a nossa divina luz na evolução
planetária......................
A própria ciência terrena atual reconhece a presença da luz em toda parte.
O corpo humano, devidamente estudado, revelou-se, não mais
como matéria coesa, senão espécie de veículo energético, estruturado em partículas infinitesimais que se atraem e se repelem, reciprocamente, com o efeito de microscópicas explosões de luz.
A Química, a Física e a Astronomia demonstram que o homem
terrestre mora num reino entrecortado de raios.
Na intimidade desse glorioso império da energia, temos os
raios mentais condicionando os elementos em que a vida se expressa.
O pensamento é força criativa, a exteriorizar-se, da criatura
que o gera, por intermédio de ondas sutis, em circuitos de ação e reação no tempo, sendo tão mensurável como o fotônio que,
arrojado pelo fulcro luminescente que o produz, percorre o espaço com Velocidade determinada, sustentando o hausto fulgurante da Criação.
A mente humana é um espelho de luz, emitindo raios e assimilando-os, repetimos.
Esse espelho, entretanto, jaz mais ou menos prisioneiro nas
sombras espessas da ignorância............
Cap 9
Sugestão
Comenta-se o fenômeno da sugestão mental, qual se fora privativo de gabinetes magnéticos específicos, mobilizando-se hipnotizadores e hipnotizados, à conta de taumaturgos.
Grasset, o eminente neurologista da escola de Montpellier,
chega a classificar as sugestões em duas categorias: – as intrahipnóticas, que se efetuam no curso do sono provocado, e as póshipnóticas, que se realizam além do despertar.
Entretanto, a sugestão é acontecimento de toda hora, na vida
de todos os seres, com base na reflexão mental permanente.
Dela se apropriou com mais empenho a magia, que, significando........
Francisco Cândido Xavier
Pensamento e Vida - pelo Espírito Emmanuel
O bem e o mal
Questão de alta complexidade para a criatura humana, o dualismo do beme do mal encontra-se ínsito na sua psicologia interior, confundindo-a e perturbando-lhe, não raro, o discernimento.
Com características metafísicas, na sua formulação abstrata, essa dualidade concretiza-se nos atos do ser, gerando fenômenos relevantes de
consciência, que contribuem para o equilíbrio ou a desordem psíquica, de acordo com as suas respectivas manifestações.
Em todos os períodos da cultura ancestral encontramos o esforço da religião e do pensamento tentando estabelecer os paradigmas em que se
apóiam um e outro, para melhor explicá-los.
Ontem, era uma abstração meramente filosófica ou religiosa, passando, mais tarde, a fazer parte da ética, no capítulo da moral, avançando historicamente até interessar à sociologia, ao comportamentalismo, à
psicologia..........
Psicoterapeuta Excepcional com a Sua visão realista e criativa, Jesus definiu a necessidade de buscar-se primeiro o reino dos Céus, pois que esse
fanal ensejaria a conquista de todas as outras coisas. E óbvio que, ao se
adquirir o essencial, todas as coisas perdem o significado, por se encontrarem
destituídas de valor face ao que somente é fundamental. Outrossim, alertou
sobre o imperativo de fazer-se ao próximo o que se gostaria que este lhe
fizesse, fixando no amor o processo de libertação, na ação edificante o meio de
crescimento e na oração fortalecedora a energia que proporciona o desiderato.
Esse desempenho favorece a perfeita identificação do sentimento com o
conhecimento, resultando na conquista do Eu profundo em sintonia com a Consciência Cósmica.
Ser consciênte -Joana de Angelis
Sentimento-Reclusos-egocentricos ou aplicação da lei revelada por Cristo de Amor-compreensão:
Tudo e todos estamos interligados na lei causa efeito-reflexo-atitudes.
Aparências distorcidas e compreensão minguada descaminha, quando não sabemos "porque fazemos o que não queremos e não fazemos o que queremos" (a exemplo de Paulo de Tarso).
Compreensão do eu e o proximo:
Leis causa efeito eco-sistemas complexos ciêntificos filosóficos
A lei ensinada por Cristo de amor-compreensão.
Ideias-pensamentos registradas na
memória
tem origem nas
visões

simbolicas.
A falta de uma reflexão continuada e profunda nos torna prisioneiros destes falsos registros como se prisineiros em uma cela de animais-selvagens
Prazeres-valores da terra/desprazeres terrenos, atitude instinto-selvagem.
O aprendizado dos valores cristãos para descobrir nossa verdadeira identidade.parte do autoconhecimento, se solidifica com disciplina e persceverança
Opressão ou harmonia?
Influência-sensação sono
Mal-estar não dominado alimenta o selvagem-sentimento-instinto-amargura
Fé & Razão
Insuficiência intelectual humana, palavras-sentido-distorcidas e a Real essência
Sono edificante leve-sem culpa influenciado pelo protetor-espírito santo ou pesadelo-pensamento deletério influência do ego-sombras?
Sensação-pensamento deseducado
Os que consideramos selvagens tem entendimento da lei natural divina observando a natureza e a respeitando.
Em 1855, o cacique Seattle, da tribo Suquamish, do Estado de Washington, enviou esta carta ao presidente dos Estados Unidos (Francis Pierce), depois de o Governo haver dado a entender que pretendia comprar o território ocupado por aqueles índios. Faz já mais de cento e cinquenta anos. Mas o desabafo do cacique tem uma incrível atualidade. A carta:

"Como podeis comprar ou vender o céu, a tepidez do chão? A idéia não tem sentido para nós.
Se não possuímos o frescor do ar ou o brilho da água, como podeis querer comprá-los? Qualquer parte desta terra é sagrada para meu povo. Qualquer folha de pinheiro, qualquer praia, a neblina dos bosques sombrios, o brilhante e zumbidor inseto, tudo é sagrado na memória e na experiência de meu povo. A seiva que percorre o interior das árvores leva em si as memórias do homem vermelho.

Os mortos do homem branco esquecem a terra de seu nascimento, quando vão pervagar entre as estrelas. Nossos mortos jamais esquecem esta terra maravilhosa, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs, os gamos, os cavalos a majestosa águia, todos nossos irmãos. Os picos rochosos, a fragrância dos bosques, a energia vital do pônei e do homem, tudo pertence a uma só família.

Assim, quando o grande chefe em Washington manda dizer que deseja comprar nossas terras, ele está pedindo muito de nós. O grande Chefe manda dizer que nos reservará um sítio onde possamos viver confortavelmente por nós mesmos. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Se é assim, vamos considerar a sua proposta sobre a compra de nossa terra. Mas tal compra não será fácil, já que esta terra é sagrada para nós.
Busca da escrita-testemunho-estudo nos aproxima do entendimento:
Os primeiros mecanismo-reação ao despertar.
As sensações emoções do sono
Percepção-emoção-sentimento de quem vamos ver.
As sensações da relação eucom o próximo afetado pela fase meio adormecida-letargica.
Da manhã até o fim do ciclo 24 horas:
Devemos ficar atentos na preparação do sono.
Fazer as pazes com os autores-relacionamento
Buscarentender os sentimento-ações-reflexos inconscientes da nossa alma-essência e as razões do próximo
Sintonize com o espirito santo-protetor através da:
Oração fé-disciplina
Aprendizado-comportamento-sintonia com o bem.
estudo das relações humanas na filosofia, psicilogia, comunicação, crença ecumênica.
Estudo das leis naturais do micro-macro cosmos e a adimiração do criador.
As lembraças do sonho podem induzir a uma pseudo-realidade na memória, nos direcionando para a luz ou para sombra, reconduzir o pensamento neste momento é essencial.
Base
para a alma se manter bem sintonizada e no bom caminho:
crença-fé
disciplinada-focada
(Jesus é o caminho a verdade e a Vida).
Busca da elevação da
Capacidade
-aprendizado constante.
Comportamento
condizente com valores cristãos.
Mito da caverna Platão
Nossa personalidade é moldada -refletida é resultado de nosso histórico-antigo-atual em interação com "todos", uma mistura de có-autores....................
No inicio era só verbo!!!!!!!
Nós não somos proprietários da palavra..............
Devemos ser descritos como em uma peça de teatro sem inicio ou fim........
Irmõs que facilitam & Dificultam "amigos-inimigos............
Se uma mente educada-disciplinada.............
O caminho ao ver o próximo.............
Devemos perceber o paraiso aquí na terra. em nossos corações..............

O homem não tece a teia da vida: É antes um dos seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio.
Redefinir e reeducar atitudes e pensamentos diariamente p/ novas edificações Entendimento do papel individual e “missão” pessoal (6)

1º nível : animal Ego/reação 2ºnível : hominal razão(lei humana ego) 3º nível : Divino Fé e o Espirito Santo
Sentimentos/ Atitude/ Ação/
Pensamentos Energia Reação
Estudos Ambientes Familiares e Sociais virtuosos/viciosos


Sentimentos/ Atitude/ Ação/
Pensamentos Energia Reação

•Tendências da alma (anímicas) Sintonia “força maligna” ou Sintonia com Cristo (4) Atitudes reflexo/ Livre Arbítrio
•Influencias espirituais Relacionamento com o próximo (5) Revidar/ Esclarecer (5)
•Grau de Evolução Assistência Divina ou Vícios da carne (alma entorpecida) Mecanismos inconscientes defesa (5)
•Grau de Consciência (4) Proposta espírita Irradiação de pensamentos (2) Força de vontade
•Virtudes/ viciações Motivação Forte ou fraca
•Caridade Amor Fraternidade Energia e sintonia no ambiente familiar
•Valores reais Sintonia de pensamentos individuais (3)
Troca emocional afinidade de sentimentos

Conseqüências/maléficas ou salutares
Consciência ou mente influenciada e Fraca (comandada pelo “Mal”
Lei de causa/efeito Deletério ou Ascenção espiritual
Ampliar a consciência através do reforço das virtudes e rompimento com as viciações (7) Enfraquecimento energia vital pessoal e coletiva (5) Irradiação de pensamentos Somatização de problemas no fisico
Libertação dos sofrimentos e dificuldades através da eliminação das distorções e desequilíbrio (0) Compreensão a atitude do próximo Esclarecimento de si mesmo e através de terceiros (1) Influencia na Energia do Ambiente ao redor
Busca interior para vencer o ciclo vicioso e conduzir ao ciclo virtuoso Construção do paraíso ou inferno no ambiente
Sintonia com Freqüência relacionados harmonioso/deletério Acontecimentos Direta e Indiretamente Influenciados

Busca diária da elevação da espiritualidade(auto-reflexão) (6) Sentimentos de Confiança desconfiança(autojulgamento)
Busca na realização profissional e sinergia com o meio social Desencadeamento de sinergia/antipatia (5)
Pratica da não ação contra a harmonia física e espiritual (7) Intuição divina/desesperança aflitiva

“Fé” no futuro/desespero

Feed Bach Novo Ciclo/Retorno de Energia Novo Pensamento Influenciado Feed Back
Escolha de um caminho de renovação com Cristo (6) Entendimento dos fatos (6)
Ciclo de interação virtuoso vicioso família sociedade trabalho amigos pontos de tensão cotidiano vivido
A intensão do estudo é criar um mapa mental (através da observação analise do cotidianao e a forma de pensamento complexo que pode ser comparado com o estudo da logistica fractal,os reflexos das emoções-sensações)talvez saibamos que lidar com a com nosso pensamento a "maneira de Paulo de Tarso" quando afirmamos o que fazemos o que não queremos !!!!!!!!!!!!que não queremos !!!!!!!!!!!!
Pode voltar para o ponto 71 no inicio das observações sobre o efeito do sono reparador ou deletério
Uma fenda no mundo. Do espiritual na arte contemporânea (I)

1. Da Renúncia

Há cerca de cem anos, o pintor Wassily Kandinsky – percursor da arte abstrata – refletia sobre a arte do seu tempo e sobre as suas próprias experiências pictóricas, reflexões que dariam origem ao livro Do espiritual na arte, terminado em 1910 e publicado no ano seguinte. Esta obra teórica, uma das mais importantes da história da arte e porta para as novas expressões artísticas do século XX, começa assim: “Toda a obra de arte é filha do seu tempo e, muitas vezes, a mãe dos nossos sentimentos.” (1).

Logo nesta primeira afirmação encontramos, pelo menos, dois temas para reflexão. Por um lado, fica claro que cada época tem de encontrar a sua forma de expressão, porque a imitação de fórmulas ou modelos anteriores torna-se vazia, “sem alma”...
Kitaro

Nascido com o nome de Masanori Takahashi, Toyohashi, 4 de fevereiro de 1953) é um músico, compositor e multi-instrumentista japonês......... estilo de Kitaro é a epítome do contemplativo e da música de sintetizador densamente melódica frequentemente associada com o movimento............ O próprio, sendo autodidacta aprendeu sozinho .......... conheceu o músico alemão Klaus Schulze durante uma viagem .... Uma viagem marcante dado que a partir daí construiu o seu primeiro sintetizador e começou a experimentar uma plêiade de sons musicais novos e diferentes. O seu primeiro álbum a solo, "Astral Voyage"............
Tipos básicos envolvimentos (sentimentos)sistêmicos

A diferenciação dos sentimentos

Existem sentimentos através dos quais podemos reconhecer algo e existem aqueles que impedem a compreensão. Existem sentimentos que possibilitam soluções, por exemplo, o amor, e aqueles que impedem as soluções, por exemplo, o ódio......
O primeiro é o sentimento primário

É o sentimento que tem mais força, que resulta da situação imediata e é condizente com ela. São sentimentos puros, precisos, específicos, potentes, simples e não vêm envolvidos com explicações. Por exemplo, quando a mãe morre e a criança é dominada pela dor, chora e soluça, isto é então, um sentimento primário. Tais sentimentos são frequentemente intensos, mas de curta duração. Assim que nos entregamos totalmente a eles, logo desaparecem. Eles são atentos e nos dão força para resolver a situação, é um sentimento ligado à ação e não é envolvido por drama, a menos que estejamos diante de um fato realmente dramático......
O sentimento secundário

É um substituto para a intensidade do sentimento primário, surge para encobrir algo. É uma forma exacerbada de uma pessoa viver, sentir e expressar sentimentos. São ciladas para o ajudante. Eles são envoltos em explicações buscando envolver o facilitador naqueles sentimentos, desencadeando nele uma sensação de ter que ajudar, de socorrer. Normalmente a pessoa vivencia este sentimento de olhos fechados, de forma exagerada, dramática, com choro compulsivo e de olhos fechados ou olhando para o infinito. Quando se pede para a pessoa abrir os olhos o que se vê é que o sentimento desaparece. Esses sentimentos são também desfrutados, nós os seguramos firmemente porque servem para impedir a ação.
Quando trabalhamos com os sentimentos secundários, explicando e julgando todas as sensações que temos não nos conectamos com os sentimentos primários. Quando buscamos mais explicações e mais porquês do que são necessários para que a transformação aconteça, esse movimento nos tira a força. A energia que se precisa usar para olhar algo e transformá-lo, se transmuta num profundo questionamento .....
O terceiro tipo são os sentimentos adotados ou sentimentos sistêmicos

São vividos pelas pessoas como uma dualidade, que nada mais são do que reprodução de sentimentos de outra pessoa dentro do sistema com a qual elas se encontram emaranhadas. Por exemplo, a pessoa vive um sentimento de isolamento e solidão como uma forma de honrar uma pessoa excluída. São sentimentos alheios, por exemplo, como efeito de uma identificação. Podemos ver isso frequentemente nas constelações familiares. Uma pessoa se liberta deles quando se torna claro de quem ou para quem ela assumiu esse sentimento. Por trás do sentimento adotado atua geralmente o amor primário, que é um sentimento infantil e fantasioso, onde a dinâmica geralmente é: “eu carrego isso por você”. Mas, nós o alcançamos somente quando a identificação é anulada. A identificação impede
O quarto tipo de sentimento

Metassentimento ou sentimentos intrínsecos: São sentimentos superiores. São sentimentos sem emoções. São forças puras para a ação. São sentimentos destinados a proteger a pessoa e/ou o grupo a que ela pertence. Exemplo: coragem, dignidade, integridade, honradez. Todos eles são traduzidos como sabedoria. Pessoa sábia não é aquela que sabe muitas coisas. É aquela que consegue lidar com as situações em determinados momentos de uma forma que a mantém íntegra e presente. Bert Hellinger diz que são como frutas maduras que colhemos como prêmio ao nosso trabalho de crescimento pessoal.
Quando alguém é confrontado com situações comoventes, vai a esse metanível. Por um lado, parece algumas vezes insensível, mas está totalmente centrado. Vivenciamos aqui tais destinos que nos tocam profundamente, que nos levam consigo em todos os sentidos, como compaixão. Na verdade, isso é natural. Isso é humano, humilde e bom. Entretanto, o terapeuta, precisa se retrair. Por isso, vai a um nível superior. Ele se expõe, por assim dizer, ao todo e fica atento para que siga bem. Por isso, também precisa manter-se centrado. Não pode sucumbir ao sentimento. O terapeuta fica acima do sentimento..................
Pensamento Contínuo Sistêmico
Cosmologia
Genética/Neurologia
Construção Arquitetura Cibernética
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são"), derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. A frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida :
Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte, que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza, que suporte qualquer tipo de labores,desconheça a ira, nada cobice e creia mais nos labores selvagens de Hércules do que nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio; Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude...............
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
Fisiologia do Esforço Medicina Esportiva equilibrio corpo-mente
"O tempo perguntou ao tempo: Tempo, qual é o tempo que o tempo tem? O tempo respondeu ao tempo: Tempo, o tempo que o tempo tem, é todo o tempo que o tempo tem!"
O Tempo de Cada Um
Tempo-lat tempu sm 1- Uma época; um período. 2 - A época atual. 3 - A medida do processo de sucessão dos fenômenos. 4- A idade, um lapso de tempo futuro ou passado. 5- A existência humana considerada no curso dos anos.
"O tempo perguntou ao tempo: Tempo, qual é o tempo que o tempo tem? O tempo respondeu ao tempo: Tempo, o tempo que o tempo tem, é todo o tempo que o tempo tem!" cantiga popular
Interessante como podemos utilizar a ciência para nos ajudar a encontrar um rumo para nossa existência, e receber um alento sobre este tema dificil em nossa existência: O Tempo!
Stephen Hawking, cientista britânico, em seu livro o Universo numa Casca de Noz ensina que, segundo Einstein, as velocidade da luz é independente do movimento de quem a observa, sendo a mesma em todas as direções. Isso exige o abandono da idéia de um tempo universal que todos os relógios mediriam, resultado: CADA UM TEM O SEU TEMPO PESSOAL!
Isto foi comprovado num experimento chamado PARADOXO DE GÊMEOS onde dois relógios precisos voaram em direções opostas ao redor do mundo e ao se encontrarem o que voou para o leste tinha registrado menos tempo.
Durante a nossa vida, muitas vezes somos pressionados pela sociedade, a termos conquistas, resultados, numa velocidade muito grande, muitas vezes num tempo que não é nosso.
Segundo a lei da física, embora a velocidade da luz seja a mesma, indiferente de quem a observe, o fato de cada um se mover, altera o próprio relógio.
O que isso tem haver com a busca por resultados, conquistas em suas diversas áreas (financeira, espiritual, amorosa, intelectual, física) ?
Primeiro é que acaba por nos libertar da pressão externa, não há nada pior do que ter algo para se resolver, algo que até mesmo se queira conquistar e ter que lidar com cobranças que vêm de outras pessoas pelo resultado.
Amparado pela física o tempo torna-se medida pessoal e intransferível, docemente nos obriga a olhar para dentro e sentir como somos, qual é a nossa real velocidade de aprendizado, de entendimento, para, livres de anseios de outros, alcançar as nossas realizações pessoais.

Para Aristóteles, o dualismo platônico entre mundo sensível e mundo das idéias era um artifício dispensável para responder à pergunta sobre o conhecimento verdadeiro. Nossos pensamentos não surgem do contato de nossa alma com o mundo das idéias, mas da experiência sensível. "Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos", dizia o filósofo....
Deus a revelação e os elos da criação:
Seus reflexos na formação da alma humana.
Os mecanismos sistêmicos de evolução.
Contexto existencial nós e o proximo.
Ciencias Sociais Psicologia
Leituras Base:
Conflitos Existenciais
Pensamento e vida
Horizontes da Vida
Não devemos tender à limitação, mas à libertação. Só a liberdade nos permite acolher o futuro.
Vertentes do Pensamento
Fritjof Capra
A TEIA DA VIDA
UMA NOVA COMPREENSÃO CIENTÍFICA DOS SISTEMAS VIVOS

Ecologia Profunda
Um Novo Paradigma
Este livro tem por tema uma nova compreensão científica da vida em todos os níveis dos sistemas vivos - organismos, sistemas sociais e ecossistemas. Baseia-se numa nova percepção da realidade, que tem profundas implicações não apenas para a ciência e para a filosofia, mas também para as atividades comerciais, a política, a assistência à saúde, a educação e a vida cotidiana. Portanto, é apropriado começar com um esboço do amplo contexto social e cultural da nova concepção de vida.
Crise de Percepção
À medida que o século se aproxima do fim, as preocupações com o meio ambiente adquirem suprema importância. Defrontamo-nos com toda uma série de problemas globais que estão danificando a biosfera e a vida humana de uma maneira alarmante, e que pode
logo se tornar irreversível. Temos ampla documentação a respeito da extensão e da importância desses problemas.
Quanto mais estudamos os principais problemas de nossa época, mais somos levados a perceber que eles não podem ser entendidos isoladamente. São problemas sistêmicos, o que significa que estáo interligados e são interdependentes. Por exemplo, somente será
possível estabilizar a população quando a pobreza for reduzida em âmbito mundial. A extinção de espécies animais e vegetais numa escala massiva continuará enquanto o Hemisfério Meridional estiver sob o fardo de enormes dívidas. A escassez dos recursos e a degradação do meio ambiente combinam-se com populações em rápida expansão, o que leva ao colapso das comunidades locais e à violência émica e tribal que se tornou a característica mais importante da era pós-guerra fria.
Em última análise, esses problemas precisam ser vistos, exatamente, como diferentes facetas de uma única crise, que é, em grande medida, uma crise de percepção. Ela deriva do fato de que a maioria de nós, e em especial nossas grandes instituições sociais, concordam
com os conceitos de uma visão de mundo obsoleta, uma percepção da realidade inadequada para lidarmos com nosso mundo superpovoado e globalmente interligado.
Há soluções para os principais problemas de nosso tempo, algumas delas até mesmo simples. Mas requerem uma mudança radical em nossas percepções, no nosso pensamento e nos nossos valores. E, de fato, estamos agora no princípio dessa mudança fundamental
de visão do mundo na ciência e na sociedade, uma mudança de paradigma tão radical como o foi a revolução copernicana. Porém, essa compreensão ainda não despontou entre a maioria dos nossos líderes políticos. O reconhecímento de que é necessária uma profunda mudança de percepção e de pensamento para garantir a nossa sobrevivência ainda não atingiu a maioria dos líderes das nossas corporações, nem os administradores e os professores das nossas grandes universidades.
Nossos líderes não só deixam de reconhecer como díferentes problemas estão ínterrelacionados; eles também se recusam a reconhecer como as suas assim chamadas soluções afetam as gerações futuras. A partír do ponto de vista sistêmico, as únicas soluções viáveís
são as soluções "sustentáveis". O conceito de sustentabilidade adquiríu importãncía-chave no movimento ecológico e é realmente fundamental. Lester Brown, do Worldwatch ínstitute, deu uma defmição simples, clara e bela: "Uma sociedade sustentável é aquela que
satisfaz suas necessidades sem diminuir as perspectivas das gerações futuras."2 Este, em resumo, é o grande desafio do nosso tempo: criar comunidades sustentáveis - isto ë, ambientes sociaís e culturais onde podemos satisfazer as nossas necessidades e aspirações
sem diminuir as chances das gerações futuras.
A Mudança de Paradigma
Na minha vida de físico, meu principal interesse tem sido a dramática mudança de concepções e de ídéias que ocorreu na físíca durante as três primeiras décadas deste século, e ainda está sendo elaborada em nossas atuais teorias da matéría. As novas concepções
da física têm gerado uma profunda mudança em nossas visões de mundo; da visão de mundo mecanicista de Descartes e de Newton para uma visão holística, ecológica.................

A quarta força
Os estudiosos da criatura humana, embora os rígidos controles exercidos
pelas conquistas freudianas, anelavam por ampliar os horizontes da compreensão
em torno de fenômenos complexos e abrangentes, transumanos,
capazes de elucidar problemas profundos da personalidade.
As explicações junguianas amplas, procurando enfeixar nos arquétipos
todas as ocorrências da paranormalidade, deixaram espaços para
reformulações de conceitos e especulações que se libertam dos modelos e
paradigmas acadêmicos, atendendo com mais cuidado, e observações menos
ortodoxas, os acontecimentos desprezados, por considerados patológicos ou
fraudulentos.
Vez que outra, surgiram ensaios e tentativas de ampliação de conteúdos,
como efeito das experiências de Rhine, Wilber, Grof, Kübler Ross, Moody Jr.,
Maslow, Walsh, Vaughan, Assagioli, Capra e outros corajosos pioneiros, que
se preocuparam em ir além dos padrões estabelecidos, penetrando a sonda da
investigação no inconsciente e concluindo por novas realidades, antes
execradas, lentamente acumulando dados capazes de suportar refutação,
critica e desprezo.
Era necessário revisar o potencial humano em toda a sua complexidade,
sem preconceitos nem receios.
As teorias apressadas, que pretendiam reduzir a alma a um epifenômeno
de vida efêmera, vinham sendo superadas pelas pesquisas de laboratório na
área da Parapsicologia, da Psicobiofisica, da Psicotrônica e da Ciência Espírita,
cujos dados valiosos avolumaram-se de tal forma, com a contribuição da
Transcomunicação Instrumental, que não havia outra alternativa senão ampliar
o esquema de interpretação do psiquismo, criando-se o que se convencionou
denominar como a Quarta Força — além do Comportamentalismo
(Behaviorismo), da Psicanálise e da Psicologia Humanista — que é a
Psicologia Transpessoal ou profunda.
Indispensável coragem para enfrentar o cepticismo e a arrogância dos
acadêmicos, dos reducionistas que, mesmo diante do numinoso, de Jung,
permaneciam aferrados ao organicismo e à hereditariedade, aos fatores
derivados das pressões de toda ordem, às seqüelas das enfermidades
infecciosas, aos traumatismos físicos e psicológicos...
Os avanços da Física Qüântica, a Relatividade do Tempo e do Espaço, a
Teoria da Incerteza, abriram perspectivas psicológicas dantes sequer
sonhadas, tendo-se em vista o conceito do vir-a-ser.
A abrangência da consciência como estágio mais elevado do processo
antropológico-sociológico-psicológico do ser, passou a exigir mais acurada
penetração, ampliando o quadro de entendimento dos dementes (autist savant
ou sábio idiota), portadores de capacidades e aptidões luminosas,
perturbadoras... Revelando-se matemáticos, músicos, artistas plásticos,
lingüistas que, de repente, romperam o véu do silêncio e passaram a
comunicar-se com lucidez, apresentando dotes de excepcional capacidade
realizadora, puseram-se a exigir elucidações que destruam as tradições
negativas, atualizando a predominância do Espírito sobre a matéria, da mente
sobre o cérebro gravemente danificado...............................................

O TAO
DA FÍSICA
Uma exploração dos paralelos entre a
física moderna e o misticismo oriental

Venda nos Olhos
Distorção da Visão
Reflexo
Nosso orgulho nos invergonha, ou deveria envergonhar, que sabedoria é esta?
Duelo da propriedade do conhecimento que ainda não temos ?
qual o acesso a plenitude para julgar, inferiorizar?
Porque melindrou sua razão seja qual vertente for?
Como Cristo refere aos arrogantes?
Como se sente quando outros seguimentos Cristãos condenam a Doutrina Espirita como coisa do diabo?
Seremos como estes ultimos dizendo, nosso livro é melhor ee unico, não me milindre sou superior, me obedeça, olhe aquí no versiculo tal.....
Onde fica a Doutrina do amor quando o exemplo é o duelo?
O duelo tem origem na pré-história, hoje os que se consideram civilizados (incluindo os Cristãos) duelam nas tribunas.
Esgrima elegante esporte que nos indica tendêndencias, esgrima intelectual a nossa ignorância-orgulho
Para o espirita, que é o inimigo?
Temos o conhecimento da origem da primeira desavença/agressão entre almas em vidas passadas?
Existe como se fazer de vitima?
Posso afirmar que nunca fiz nada contra o próximo, mesmo nesta vida?
Esquecemos quem é o Caminho a Verdade e a Vida?
Mecanismos
de Defesa

Defender seu ponto de visão!
Falta de fé?
Respeito?
Arrogancia?
Violencia?
Ignora o caminho ou prefere a "sua razão"?

Quem é nosso maior inimigo?
Quando um não quer dois não brigam
Nosso maior inimigo reside em nós mesmos !
Usa o dedo indicador e despresa os demais.
Confia no reflexo do espelho e esquece que sua imagem e vista na totalidade pelo Próximo.
Não aceita critica sem se melindrar.
Dá voltas ao longo de seu umbigo?
.
Identificando pensamentos automáticos negativos
Um dos passos da Terapia Cognitiva-comportamental é a identificação dos pensamentos automáticos negativos. Identificar, analisar, avaliar e responder aos pensamentos automáticos negativos produz mudanças nos sentimentos e consequentemente no comportamento.

Mas como identificar os pensamentos automáticos negativos?

Questione:

1. O que passou pela sua mente (comportamento encoberto)?

2. Sobre o que você estava pensando?

3. Você está pensando sobre x ou y?

4. Imaginou que algo poderia acontecer?

5. Lembrou de algo que aconteceu?

6. O que esta situação significou para você?

O diário de pensamentos automáticos é uma técnica bastante utilizada na clínica; esta técnica permite ao paciente visualizar melhor o seu funcionamento.




Obs: procure trabalhar com situações específicas.
Musicoterapia é a utilização da música, ou de seus
elementos (melodia, som, ritmo e harmonia), com o objetivo de promover mudanças positivas físicas, mentais,
sociais e cognitivas em uma pessoa, ou grupo de pessoas, com problemas de saúde ou de comportamento.
Segundo Mariângela Aleixo, musicoterapeuta do
Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub) a importância
dessa terapia reside, principalmente, na capacidade da
música de fazer com que o paciente entre em contato
consigo mesmo, resgatando e revivendo experiências
do passado, expressando sentimentos, refl etindo e se
concentrando numa atividade. Além disso, a especialista enfatiza a existência de estudos que comprovam
que a música é a última atividade cognitiva a ser perdida num quadro demencial................

Importância da música no
tratamento de transtornos
mentais. Quem canta,
seus males espanta. Quem
ouve, se encanta e resgata
a esperança de viver. O
verso pode ser piegas, mas,
a musicoterapia confi rma o
valor terapêutico da música
O musicoterapeuta avalia os estados emocionais,
físicos, comportamentais, comunicativos e cognitivos
por meio de respostas dos pacientes à música. As sessões, que podem ser individuais, ou em grupo, dependendo das necessidades do paciente, abrangem improvisação musical, audição, composição de músicas,
discussão, imaginação, performance e aprendizado. O
paciente não precisa ter nenhuma habilidade musical
para se benefi ciar do tratamento
MUSICOTERAPIA
Tratamento através da música não é fantasia; é real

Por Osvaldo Correa



Como funciona?
A nível psicológico somos influenciados pelos acordes musicais e também pela mensagem contida na letra. Uma vez modificado nosso padrão vibratório mental, nosso organismo se reajusta a nível energético provocando a auto cura e ainda abrindo espaço para que os espíritos superiores possam agir em nosso organismo.
A nível científico, o som musical é transportado por ondas sonoras através da F.C.U., e para entendermos o seu mecanismo de cura é preciso algum conhecimento básico sobre ondas e notas musicais.

Onda possui três características básicas:
a - Comprimento de onda, amplitude de onda e freqüência, quanto maior o comprimento de onda é menor e a amplitude e também a freqüência, conseqüentemente este tipo de onda possui menor VIBRAÇÂO, tons menores indicado para tratamento de pessoas agitadas e nervosas.
b - Quanto menor o comprimento de onda, maior será a amplitude e a freqüência, conseqüentemente terão maior velocidade e poder de penetração, indicado para tratamento de pessoas apáticas, melancólicas ou com baixa vibração.
Por isso, Jesus, dirigindo-se a pessoas aparentemente vivas disse:
Eu vim para que tenham vida, e vida em abundancia (fluido vital).
Por sua vez, as notas musicais possuem tons maiores e tons menores.
Os tons menores são notas com ondas sonoras mais lentas, melancólicas, diminuem a vibração, não é musica para ser ouvida por quem já está abatido, “pra baixo”, baixará mais a sua vibração. Os tons maiores ao contrário são notas mais rápidas, alegres, animadas, aumentam a vibração. Indicado para tratamento de pessoas apáticas depressivas, etc.
Indicamos a seguir argumentos a favor da implantação da música nas casas espíritas.
Questão 251 do L.E. Sensibilidade dos espíritos à música.
a - O espiritismo moralizará os homens e estes então só produzirão boas músicas. Obras Póstumas
b - A musica influencia o progresso moral dos homens. 'Obras Póstumas'
c - A boa música liga o ser ao criador por sua harmonia celeste. O. P.
d - O espiritismo deve orientar aos homens a ouvirem boa música. O. P.
e - O espiritismo depura a boa música. O.P.
f - A influência da música na recuperação de criminosos. Revista Espírita, maio 1864, pág.257.
g - A influencia da música no tratamento de loucos, cretinos e idiotas. 'Revista Espírita'. maio de 1864, pag258.
Além destas recomendações da Codificação de Allan Kardec, Leon Denis, contemporâneo de Kardec, no Livro O Espiritismo na Arte, transcreve as seguintes mensagens dos espíritos O Esteta e Massunes:
1 - A musica é a voz dos céus profundos. Tudo no espaço traduz-se por vibrações harmônicas, e certas categorias de espíritos, não comunicam entre si senão através de ondas sonoras. O Esteta, pág. 79.
2 - A música ocupa lugar considerável nas manifestações de culto que as almas prestam a Deus. O Esteta, pág. 79.
3 - Não há cerimônia religiosa verdadeiramente eficaz e completa sem o cântico. Pág 89
4 - A música influi sobre a saúde física por sua ação sobre os fluidos humanos. Pág 90
5 - O cântico produz uma dilatação salutar da alma, uma emissão fluídica que facilita a ação das forças invisíveis. Pág. 89.
Enfim teríamos que transcrever o livro todo para conseguir falar de todos os benefícios da música.


Durante a emoção, o comportamento pode ser:

• Imediato: caracterizado por reações imediatas de curta duração como surpresa, vergonha e outros.

• Secundário: caracterizado pela preparação da adaptação de circunstâncias como tranquilidade ao receber uma notícia, abatimento e outros.

• Permanente: no qual o organismo exprime somente sentimentos bons e paixões, anulando os desagradáveis.
A emoção acontece quando o córtex cerebral recebe informações fisiológicas. Ao término desses recebimentos, o organismo continua reagindo emocionalmente durante algum período, fazendo com que se acredite no envolvimento de outros fatores relacionados à emoção. Há dois tipos de emoção:

• Emoção-choque: caracterizada por um curto período, relacionada a um imprevisto.

• Emoção-sentimento: caracterizada por períodos duradouros e intensos, designados apenas por sentimentos.
A emoção é uma reação neural provocada por estímulos psicofisiológicos. A unidade responsável é chamada de sistema límbico que é constituída por neurônios e pelo lobo límbico.
Nossa essência é interdependente indesligavel em uma base-contexto-existencial.
O que devemos fazer para nos mantermos sintonizados, obedientes e seguidores do caminho proposto por Cristo?
O ensinamento é bem claro sobre o que fazer, mas a pergunta é como fazer?
Acredito que uma
visão
mais profunda possa ajudar na resposta
A visão é um dos sentido que mais nos acrescenta informações em nossa
memória
, seu registro pode se arrastar por toda existência, molda as emoções reflexo e consequentes sentimentos para com o próximo.
“(...) tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas diretas para os vossos pés (...)” “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.”
“Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço”
Paulo de Tarso – Romanos, 7:19.
Os ensinamentos são bem claros, mas a pergunta que podemos fazer na busca da renovação interior é :
Como fortalecer nesta renovação sem tantas quedas?
Como ampliar o nosso autocohecimento?
Como caminhar sem
Medo?
Ciclo Virtuoso-iluminação
Este é um relato de uma experiência de vida inserido na:
Na visão pedágo-sistêmica
Na psique humana na busca da sintonia com Deus.
Nas revelações da ciência, da arte-filosofia nos Ciclos-Iluminação/Declínio.
“O incrível é que as fibras neurais do cérebro forma uma rede 3D......
A seguir:
O cérebro revelado pelo imageamento por difusão
Ciclo Vicioso-declínio
È necessário ouvir nosso protetor .
Nossa
visão
limitada não nos permite decidir por conta própria.
Física quantica/Fractais
Determinismo
acima de tudo diferencia os deterministas, quaisquer que sejam, de seus críticos é a afirmação destes últimos de que a alma, a vontade, o desejo e a escolha existem num universo à parte, separado do universo causal
Co-determinismo: Se, como na teoria do caos, na teoria da emergência ou no conceito de rizoma, supuséssemos que nem todo efeito está totalmente contido na causa..............
próprio efeito pode simultaneamente interagir (causalmente) com outros efeitos.......
a interação no nível molecular formando um outro nível de realidade, a vida, ou a interação entre indivíduos formando um outro nível de realidade, a sociedade), temos um determinismo onde a determinação é colocada no presente ou na simultaneidade dos processos
Herschel-Galaxy
Representação artística da Via Láctea
Biologia
Rizoma é um modelo descritivo ou epistemológico na teoria filosófica................
algumas plantas cujos brotos podem ramificar-se em qualquer ponto, assim como engrossar e transformar-se em um bulbo ou tubérculo...........................
a estrutura do conhecimento não deriva, por meios lógicos, de um conjunto de princípios primeiros, mas sim elabora-se simultaneamente a partir de todos os pontos sob a influência de diferentes observações e conceitualizações
http://prezi.com/0ikpjgpvas2u/mind-mechanics-misery-and-liberation/
http://prezi.com/2hk390sfkqjh/the-astronomy-masterclass/
Astronomia Masterclass
Mecanismos da mente miséria e libertação
http://prezi.com/boa21ytdaoxy/ap-bio-evolution-6-brief-history-of-life/
Breve História da Vida
Ecosistema
http://www.youtube.com/watch?v=Rp3_cPRQSh0&feature=relmfu
VER: O Tecido do Cosmo: O que é Espaço? www.youtube.com/watch?v=8eZqQUdWURs&feature=relmfu
Full transcript