Loading presentation...
Prezi is an interactive zooming presentation

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Líderes da Bíblia: erros e acertos

No description
by

Roney Ricardo Cozzer

on 11 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Líderes da Bíblia: erros e acertos

Prof. Roney Ricardo
roneycozzer@hotmail.com
diretorcetapes@gmail.com
Blog Fundamentos Inabaláveis
APRESENTAÇÃO
1) HUMILDADE: "Uma característica marcante do líder cristão, que ele deve possuir, é ser humilde. Temos no grande líder Moisés este exemplo. Em Deuteronômio 1.9 lemos esta impressionante declaração de Moisés: “Em seguida Moisés disse ao povo: — Quando ainda estávamos ao pé do monte Sinai, eu lhes disse: “Eu sozinho não posso cuidar de vocês” (na Nova Tradução na Linguagem de Hoje). Veja que exemplo memorável de humildade partindo de um líder ímpar na história de Israel. Moisés profere essas palavras em seu discurso ao povo e o que poderia ser um sinal de fraqueza da parte do líder, foi na verdade uma demonstração de humildade da parte dele e o reconhecimento de que ele possuía limitações como homem. Lembremo-nos das palavras de Cristo em Lucas 22.25,26!" - RICARDO, Roney.
Liderança Cristã: a liderança sob a ótica bíblica
. Apostila, 2013.
ACERTOS DE MOISÉS:
Líderes da Bíblia
Aprendendo com os seus acertos e erros
1) CENTRALIZOU OS TRABALHOS
EM TORNO DE SI:

"Você e o seu povo ficarão esgotados,
pois esta tarefa lhe é pesada demais.
Você não pode executá-la sozinho".

Êxodo 18.18
ERROS DE MOISÉS:
MOISÉS: ACERTOS E ERROS
2) CENTROU-SE NO PROBLEMA:

"No dia seguinte Moisés assentou-se para julgar as questões do povo, e este permaneceu de pé diante dele, desde a manhã até o cair da tarde".

Êxodo 18:13.
MOISÉS: ACERTOS E ERROS
MOISÉS: ACERTOS E ERROS
2) MANSIDÃO:

"Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra".

Números 12.3

"Moisés demonstrou grande mansidão quando foi atacado pessoalmente, sem mostrar ressentimento e sem contra-atacar (Nm 12.1-3)... No NT, o termo ‘‘mansidão” orresponde à tradução de prautes e praotes que, ali, ocorrem 11 vezes. Este termo transmite basicamente a idéia de uma atitnde interior de submissão a Deus e a sua Palavra (Tg 1.21).
Embora esse substantivo também transmita a idéia de bondade, expressa em um ato exterior, ele não incluí a timidez, A mansidão não significa fraqueza, peio contrário, ela sugere o controle e a restrição da força" - Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, pp. 1207,8.
ACERTOS DE MOISÉS:
1) ESCOLHIDO POR DEUS:

"Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei” (1º Sm 16.1).
ACERTOS DE DAVI:
DAVI: ACERTOS E ERROS
2) EXERCIA PROFUNDA INFLUÊNCIA SOBRE SEUS LIDERADOS:

"Vemos isso notadamente em Davi, o homem segundo o coração de Deus. Diz a Bíblia em 1 Samuel 22.1,2, quando Davi se refugiava na caverna de Adulão, que “quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens”. Note aqui as expressões “quando ouviram isso... desceram ali para ter com ele” ou “estar com ele”, e ainda “e eram com ele uns quatrocentos homens”. Estas expressões indicam que os liderados de Davi eram voluntários, estavam ali por sua livre e espontânea vontade, ninguem os obrigara a estar ao lado dele. “E eram com ele...” Seus liderados estão com você, líder?” - - RICARDO, Roney.
Liderança Cristã: a liderança sob a ótica bíblica
. Apostila, 2013.
ACERTOS DE DAVI:
DAVI: ACERTOS E ERROS
3) ENFRENTOU OS DESAFIOS, MESMO QUANDO NINGUÉM O ESTAVA OBSERVANDO:

"Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo" - (1º Sm 17.34-36)
ACERTOS DE DAVI:
DAVI: ACERTOS E ERROS
4) FOI DEPENDENTE DE DEUS:

"Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo” (1º Sm 17.37).
1) FEZ O QUE ERA MAU AOS
OLHOS DO SENHOR:

"E passado o luto, enviou Davi e a recolheu em sua casa; e lhe foi por mulher e ela lhe deu um filho. Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor” (2º Sm 11.27)
ERROS DE DAVI:
DAVI: ACERTOS E ERROS
2) FOI NEGLIGENTE NA
EDUCAÇÃO DOS FILHOS:

Davi teve diversas esposas e filhos. Não é difícil imaginar que em um lar onde há diversas mulheres e filhos competindo pela atenção de um único homem, a paz e a felicidade certamente não andam juntas. Na época em que cometeu adultério com Bate-Seba, Davi já tinha 6 esposas. Não se preocupou muito em educar e disciplinar seus filhos, e o resultado foi catastrófico. Um irmão (Amnon) violentou sua meio-irmã (Tamar) (2º Sm 13.1-17); O irmão desta, Absalão, revoltou-se com a inércia de seu pai. Davi ficou apenas irado com Amnon, mas não fez mais nada! (2º Sm 13.21); Davi nada faz para consolar sua filha violentada e humilhada; Absalão matou seu meio-irmão dois anos depois pelo estupro (2º Sm 13.23,32); Absalão tem de fugir e fica fora do país por três anos.
Full transcript