Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Sistema digestório

No description
by

Graziele Longo

on 29 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Sistema digestório

Os efeitos do sono no Sistema Digestório boca
faringe
esofago
estomago
intestino delgado
intestino grosso É responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reproduão, locomoção.
É composto pelos seguintes órgãos e glândulas acessórias: Sistema digestório reto
ânus
glândulas salivares
glândulas gástricas
glândulas intestinais
fígado Aparelho digestivo X Sono Percepção do meio externo;
diminuição da atividade do aparelho digestório. Sono ou vigilia Sistema digestório meio embiente e estímulos recebidos pelo ser humano contrações secundárias tem a mesma frequência de quando a pessoa está acordada. SONO contrações secundárias do refluxo ácido são diminuídas, assim como as primárias. sono sincronizado (não - REM): sono dessincronizado (REM): Refluxo gastroesofágico durante o sono posição supina posição ortostática ocorre no período pós-prandial, associado aos relaxamentos transitórios do EIE de menor gravidade. essa doença compreende qualquer condição clínica sintomática com aumento do tempo de depuração ácida esofágica, e da exposição ácida noturna. Duas etapas de depuração ácida: eliminação do volume do material refluído; bicarbonato da saliva deglutida tampona a acidez que restou do refluxo. Durante o sono: o fluxo de saliva e a frequência de deglutição são diminuidos

o estímulo nervoso é diminuido

o tônus muscular praticamente desaparece

função motora gástrica diminui

secreção gástrica não é influenciada Avaliando-se o índice de motilidade do intestino: Em indivíduo normal resposta inicial ao refluxo ácido Peristaltismo primário a frequencia de deglutição é de aproximadamente 6 por hora e está associada com: movimentos de despertar principalmente nos estagios 1 e 2 do sono Motilidade intestinal caracteriza-se por padrão Inter digestivo e outro pós-prandial. Padrão inter digestivo representado por atividade motora complexa (CMM) complexo motor Inter digestivo (CMI). possui 3 fases: 1ª: de total ausência de contrações 2ª: contrações irregulares 3ª: contrações repetidas (9 a 12 por min) é interrompido pela ingestão de alimentos, que produz intensa atividade motora, com duração de 3 a 4 horas foi menor durante todos estágios do sono quando comparado com o período de vigília modifica-se com a ingestão de alimentos quando a pessoa dorme após refeição, a duração das contrções é diminuida e o CMI retorna mais precocemente a fase 2 do CMM tem duração maior do que aquela observada durante o sono isoladamente há diminuição do tõnus vagal no intestino durante o sono Depuração ácida esofágica invariavelmente associada com episódios de despertar e, se o despertar não ocorrer, há prolongamento acentuado no tempo de exposição ácida do esôfago. significamente melhorada com a elevação da cama, mas nao altera a frequência do refluxo Álcool antes de dormir tem sido considerado como fator de prolongamento da depuração esofágica Conclusão: Refluxo durante o sono tem maior duração do que no estado de vigília Decúbito lateral direito favorece episódio de refluxo Refluxo gastroesofágico pode estar associadoa broncoespasmo noturno e apnéia do sono, pois esta associada a esforço inspiratório continuo contra uma via aérea fechada, diminuindo pressão intratorácica e aumentando pressão transdiafragmática. Obrigada!
Full transcript