Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Entidades ParaMaçônicas.

Apresentação das entidades ParaMaçônicas - Loja Obreiros da Paz - Nº 19.
by

Erick Caniso

on 8 April 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Entidades ParaMaçônicas.

Quem são e como nos ajudar na nossa missão?
Entidades ParaMaçônicas
Demolay
A Ordem Demolay é uma instituição paramaçônica composta por jovens de 12 a 20 anos de idade, com o intuito de aprimorar suas potencialidades, lapidar seu caráter e formá-los para serem os líderes em um futuro próximo.
Surgiu em 1919, quando o primeiro DeMolay, Louis Lower, acompanhado de mais oito amigos se reuniram no Templo do Rito Escocês com Frank Sherman Land, em Kansas City, Missouri, EUA, com o intuito de formar uma nova organização de jovens.

O nome "Ordem DeMolay" foi escolhido por Frank Sherman Land, após a análise de muitos outros nomes. Coincidiu também de que a primeira reunião com os nove membros, sob o nome de "Ordem DeMolay", ocorreu em 18 de março de 1919, aniversário da morte de Jacques DeMolay, que morreu na mesma data em 1314.
Jacques DeMolay foi o último Grão Mestre da Ordem dos Templários, que baseou sua vida nos princípios que hoje os DeMolay's alicerçam sua conduta.

Estrela do Oriente
1850 - Robert Morris cria a Ordem e estabelece os princípios da ordem em seu Rosário da Estrela do Oriente.
1855 - Morris organiza uma “Constelação Suprema", em Nova York, que funda capítulos em todo os Estados Unidos.
1866 - Morris começa a trabalhar com Robert Macoy, e entrega a ele a ordem enquanto estava viajando para a Terra Santa. Macoy organiza o atual sistema de capítulos, e modifica o Ritual do “Rosário”.

DEZ/1874 - O Capítulo “Rainha Ester Nº 1” torna-se o primeiro capítulo filiado ao “Prince Hall” Ordem da Estrela do Oriente. Foi criada em Washington por Thornton Andrew Jackson.
NOV/1876 - O "Grande Capítulo Geral" foi formada em Indianapolis. Comitês formados na época criaram o Ritual da Ordem da Estrela do Oriente, em mais ou menos sua forma atual. 

Loja Maçônica Obreiros da Paz - Nº 19
M.'. M.'. Erick Caniso

Agenda
Relacionamento com a Maçonaria;
Definição e conceito;
Faixas Etárias para ingresso;
Ações em conjunto.
Relacionamento com a Maçonaria
Estrela do Oriente
Demolay
Filhas de Jó
RainBow Girls
Lowton
Filhas de Jó
20/OUT/1920 - A Ordem Internacional das Filhas de Jó é criada pela Sra. Ethel T. Wead Mick, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, EUA.
Foi organizada com o consentimento de J. B. Frademburg, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebraska, da Senhora Anna J. Davis, a Grande Mãe da Ordem da Estrela do Oriente, de Nebraska e James E. Bednar, o Grande Patrono.
A Senhora Ethel, compreendendo a importância dos ensinamentos recebidos de sua mãe, de religião cristã, especialmente as lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidiu dar parte do seu tempo e de seu talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem desses raros privilégios que ela possuía.
Os arquivos oficiais revelam que muitas reuniões preliminares foram realizadas por alguns Mestres maçons interessados e membros da Estrela do Oriente durante os anos de 1918, 1919 e 1920, na casa e no escritório do Dr. William e Ethel Mick em Omaha, Nebraska.

Filhas de Jó
Depois de diversos anos de estudos e considerações, com a participação de seu marido, Dr. William H. Mick, e outros colaboradores, ela fundou a Ordem Internacional das Filhas de Jó, em honra à memória de sua mãe, Sra. Elizabeth D. Wead.
O principal objetivo da Ordem, é reunir moças de 10 a 20 anos, que tenham parentesco ou relacionamento com Maçons, para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e amor para com os pais e familiares.
Os benefícios da organização são inenarráveis, não existe nada mais adequado para uma moça que os belos ensinamentos escritos no livro de Jó e demonstrados em seus trabalhos ritualísticos, cerimônias, canções e leituras, oferecendo uma influência forte e inspiradora sobre todos que assistem a reunião de um Bethel.
O trabalho ritualístico da ordem é baseado no triângulo, nas três Filhas de Jó, no Livro Sagrado, na Educação e combina emblemáticas representações de antigas eras latinas e gregas.
O Livro de Jó é uma autêntica composição literária maçônica que define o seu personagem como pessoa dominada pela inocência, piedade, modéstia, retidão, honestidade, lealdade e compaixão pelos órfãos e viúvas. Essas virtudes são princípios fundamentais da Maçonaria. As Filhas de Jó receberam este nome por seguirem os ensinamentos extraídos desse livro.
Filhas de Jó
PRÉ-REQUISITO PARA SE TORNAR FILHA DE JÓ
Ter idade entre 10 e 20 anos incompletos;
Ter parentesco maçônico ou forte relacionamento com famílias maçônicas;
Ter disponibilidade para frequentar as reuniões;
Crer em um ente superior
Para assistir a uma Cerimônia Ritualística ou uma reunião de um Bethel, é preciso ser um Maçom regular, pai, padrasto, avô ou tutor de um membro ou candidata do Bethel, mulher, com pelo menos 20 (vinte) anos de idade com parentesco maçônico comprovado, o que significa: esposa, filha, neta, mãe, irmã, meia-irmã ou viúva de um Mestre Maçom ou mulher que não possua vinte (20) anos mas que seja membro de uma Organização cujo requisito para filiação seja parentesco maçônico e elegível para filiação nessa Organização.
Rainbow Girls
1922 - Ordem Internacional do Arco-Íris é funda pelo Maçom Mark Sexson.
É uma organização maçônica para a juventude feminina com o objetivo de gerar líderes. Ele sentiu a necessidade de reunir a família maçônica. Na época já existiam a Ordem DeMolay e a Ordem Estrela do Oriente, mas faltavam as meninas.
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização de construção de caráter para jovens entre 11 a 20 anos de idade, seu objetivo é promover a comunicação efetiva, habilidades de liderança e principalmente servir à comunidade.
Há Assembléias do Arco-Íris em diversos países, entre eles: Austrália, Filipinas, Alemanha, Canadá, Japão. Aqui no Brasil, contamos com Assembléias em São Paulo, Espírito Santo, Paraná e no Distrito Federal. 
Rainbow Girls
A Ordem do Arco-Íris destaca sete virtudes, representadas por suas cores, estrategicamente colocadas em forma de um arco.
Vermelho:
É a 1ª estação e representa o amor, que enfatiza a importância do amor em casa e com a família.
Laranja:
É a 2ª estação e representa a religião, que enfatiza a importância do companheirismo e da ativa participação na igreja de sua escolha.
Amarelo:
É a 3ª estação e representa a natureza, que é responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.
Verde:
É a 4ª estação e significa a imortalidade, pois mesmo que o corpo morra, a alma vive pela eternidade.
Azul:
É a 5ª estação, é atribuída à fidelidade significa a importância da lealdade para a ordem das Rainbow Girls, família e amigos.
Anil:
É a 6ª estação e retrata o patriotismo, representa a importância do respeito as leis de seu país e sua bandeira.
Violeta:
A última cor, ou 7ª estação, dá ênfase ao serviço, o que é a principal causa enfatizada pelas Rainbow Girls e membros maçônicos.
Por fim, com a junção de todas as cores do Arco-íris, chega-se à cor
Branca
, simbolizando a pureza a sabedoria e a união de todas as cores do arco-íris.

Preceptora Mãe Conselheira ou substituta, se faz necessária para a realização das reuniões, ela nunca pode faltar e é escolhida para que possa ser como uma Mãe para todas as garotas. 

A Ordem conta também com um Conselho Consultivo composto por 5 casais, sendo tios maçons e tias Estrelas do Oriente, mais a Preceptora Mãe e o Presidente do Conselho, que geralmente é o Venerável Mestre da Loja Patrocinadora.

Cada gestão dura 4 meses sendo que a Preceptora Mãe e o Conselho Consultivo permanecem por um ano.
Rainbow Girls
Como se tornar uma garota do Arco-Íris?
Para ser admitida na Ordem, é necessário tem entre 11 e 20 anos e ser indicada por um Maçom ou uma Garota do Arco - Íris; sendo que depois, passará por uma sindicância feita pelas meninas. Não é necessário ter parentesco maçônico. 

Como funciona um Capítulo da Ordem Meninas do Arco-Íris?
As meninas do arco-íris se reúnem em um Templo Sagrado. As reuniões são realizadas normalmente no templo da Loja Maçônica que patrocina o Capítulo, e são presididas pelas próprias garotas.
Lowton
Lowton, dentro da Ordem Maçônica, é uma criança, que ao completar 7 anos de idade, ou até 17 anos, sendo filho ou tutelado de maçom, pode ser adotado por uma Loja Maçônica e a partir daí, fazer parte da Ordem.
A Loja que adotou Lowtons se obriga a:
Oferecer sessões de Lowtons com duração mínima de 40 minutos antes da sessão Normal dos Maçons;
Oferecer no mínimo uma sessão de Lowtons por mês;
Oferecer aulas do curso complementar em horário distinto das sessões, no mínimo uma por mês, podendo ser ministrada logo após a Sessão de Lowtons;
Responsabilizar-se pela Educação dos Lowtons que por ventura tenham perdido seus tutores por morte e/ou invalidez até a idade de dezoito anos compreendendo custos escolares, de saúde e de vestimenta.

A adoção é obrigação da Loja.

Escudeiros da Távola Redonda
A Ordem dos Escudeiros Távola Redonda é uma organização internacional, fundada em 1995, patrocinada pela Ordem
DeMolay
, feita para crianças, do sexo masculino, entre sete e doze anos, buscando auxiliar a criança na construção de seu desenvolvimento intelectual, visando à formação de um melhor cidadão para o futuro.
O nome “Távola Redonda”, relacionado à lenda do Rei Artur, foi escolhido porque aquela antiga ordem possuía os mais elevados ideais de serviço, perfeição, camaradagem e igualdade entre os Cavaleiros. Dessa forma, a lenda é usada como ferramenta lúdica para o desenvolvimento pedagógico de suas cerimônias e objetivos.
Hoje no Brasil, a Ordem dos Escudeiros conta com aproximadamente 55 Távolas espalhadas em sua superfície, contando com aproximadamente 700 escudeiros.

O que é uma Távola de Escudeiros.
A Távola de Escudeiros é o nome dado à unidade de cada agrupamento de escudeiros.
Por ser cada Távola um apêndice do Capitulo que a patrocina, a mesma deve levar, obrigatoriamente, o nome do Capitulo patrocinador.
Cada Távola possui uma administração própria, composta de cargos que são ocupados pelos Escudeiros.
Escudeiros da Távola Redonda
Propósito e Princípios da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda
O propósito da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é contribuir para que as crianças, ao chegar a sua adolescência, assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do CARÁTER, ajudando-as a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis à comunidade, de forma autônoma e consciente.

Os princípios que alicerçam a Ordem dos Escudeiros são:
Sabedoria;
Verdade; e
Justiça.
Métodos da Ordem dos Escudeiros
Os métodos utilizados pela Ordem dos Escudeiros caracterizam-se pelo conjunto dos seguintes pontos que orientam o trabalho educativo desenvolvido com as crianças:

1. Promessa de ser um melhor filho;
2. Cerimônias Ritualísticas;
3. Vida em equipe;
4. Atividades Progressivas, atraentes e variadas.
5. Desenvolvimento pessoal com orientação.
6. Aprender fazendo.
Abelhinhas - (Jobie-to-bee)
O programa Jobie -to -Bee é para as meninas jovens que não tem idade suficiente para se juntar as Filhas de Jó, mas ainda querem participar das atividades com elas.
Como uma "Abelhinha" a menina vai conhecer outros membros que estão se preparando para fazer parte, ou já tem a oportunidade de fazer parte das Filhas de Jó. Elas irão também encontrar adultos que são voluntários no grupo chamado "Bethel“
"Abelhinhas" são normalmente convidadas para as atividades do Bethel, como várias cerimônias especiais e eventos. Os pais são convidados e incentivados a participar também.
"Abelhinhas" são apresentadas com uma faixa e um pin especial que pode usar nas atividades do Behtel, então todos saberão quem são.
Quando ela finalmente alcança 10 anos, idade suficiente para ser inciada nas Filhas de Jó, ela já conhecerá a maioria dos membros do grupo e se sentirá confortável em participar das reuniões, eventos e atividades.
Desde que o objetivo final é se tornar um membro das Filhas de Jó, as abelhinhas devem possuir apropriado parentesco maçônico, como é requerido para se tornar membro das Filhas de Jó (Embora o parentesco Maçônico não precise ser verificado até que sua ficha de petição para iniciação seja apresentada quando ela tiver 10 anos).

Pledge
É uma organização social para meninas entre 7 e 11 quem estão dispostas a se prometer em uma vida do amor e do serviço.
Espera-se que em seu 11º aniversário, ou durante seu 11º ano, esteja ansiosos para peticionar para o ingresso na ordem internacional do arco-íris.
O programa do Pledge pode abrir a porta às experiências e as amizades permanecerão com as novas meninas durante todo suas vidas.
Não é um religião, mas o programa requer a crença na existência de um ser supremo e incentiva cada Pledge a ser ativa na igreja de sua escolha.
O programa do Pledge do arco-íris é projetado a ser um construtor da confiança. Uma Pledge aprenderá como aceitar a responsabilidade e como ser uma líder eficaz uma pessoa segura. Terá a oportunidade de aprender como falar eficazmente e ainda a escutar com cuidado. 
Quem pode ser uma Pledge do arco-íris ?
Promessas são para meninas com idades entre 6 e 11 anos que tenham sido recomendados por outra Promessa, uma menina do arco-íris , um Mestre da Grande Cruz ou qualquer membro de uma Loja Maçônica , Ordem da Estrela do Oriente. Uma existe necessidade de conexão Maçônica para a adesão.
Existem taxas ou outros custos ?
Não há taxa de iniciação ou mensalidades para Promessas .

Bodes do Asfalto

O Moto Clube Bodes do Asfalto foi idealizado pelo irmão Edson Fernando Sobrinho, sendo fundado em 01 de agosto de 2003, tem a sua sede nacional na cidade Feira de Santana – Bahia. e representações em diversas cidades do Brasil e no exterior.
A ideia do moto clube surgiu de conversas entre Maçons integrantes da lista de discussão Atalaia, sendo inicialmente planejado para apoiar os Maçons Motociclistas, os quais, quando em viagem, viessem a necessitar de algum tipo de ajuda, o nosso “Moto Clube” aproximaria, através da fraternidade, os irmãos motociclistas com os irmãos das cidades onde ele passaria.
O que o Moto Clube não é:
Extensão de Loja.
Não segue a hierarquia da maçonaria.
Não segue o rigor de uma Loja.
Não é local para discussão de assuntos de Lojas.
Então o que é:
É um canal de comunicação entre os maçons x maçons motociclistas x motociclistas em geral.

São cidadãos que preservam os ensinamentos Maçônicos;

São Irmãos na Ordem e no Motociclismo.
Alguns dados estatísticos do Moto Clube Bodes do Asfalto, em Janeiro/2011:
Integrantes: 4.665

Cidades: 840

Estados Brasileiros: 27

Países: 11 = Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Guiana Francesa, EUA, França, Bélgica e Japão.
Abelhinhas  9 a 13 Anos;
Filhas de Jó 10 a 20 Anos;
Pledge 6 a 11 Anos;
Rainbow Girls 11 a 20 Anos;
Estrela do Oriente  > 18 Anos;
Escudeiros da Távola Redonda  9 a 11 Anos;
Demolay  12 a 20 Anos;
Lowton  7 a 14 Anos;
APJ 7 a 21 Anos;
Bodes do Asfalto  > 18 Anos.

Faixas Etárias para ingresso
Como podemos trabalhar juntos?
Estrela do Oriente
A Estrela do Oriente tem como propósito, através dos seus trabalhos ritualísticos:
Educar;
Edificar caráter;
Ressaltar valores morais e espirituais;
Fazer caridade e servir ao próximo; e
Dar suporte a "Ordem das Filhas de Jó”.  

As reuniões do Capítulo são mensais e, obrigatoriamente, acontecerão em um Templo Maçônico ou Salas Capitulares, pois a Ordem necessita ser apoiada por uma Loja Maçônica.

No entanto o apoio será restrito ao que diz respeito às instalações.

Por se tratar de uma Ordem de adultos o Capítulo se manterá por conta própria. 
Estrela do Oriente
COMO INICIAR?


A solicitação para iniciação deverá ser assinada pela candidata (o) e por mais dois membros do Capítulo, que a (o) recomendam. Se Maçom terá, obrigatoriamente, que apresentar a regularidade. No caso de candidata, deverá ser apresentada a mesma documentação, incluindo a regularidade do Mestre Maçom cujo parentesco lhe permita a iniciação.

Quem Pode assistir as reuniões?
Só podem assistir às reuniões os membros iniciados no Capítulo e que estejam regulares nas suas Lojas Maçônicas.
A perda do direito maçônico de qualquer Maçom, fará com este perca seus direitos no Capítulo, mesmo que esteja regular neste.
A perda dos direitos do Maçom, não implicará na privação do direito do membro feminino, cujo parentesco exista. 
Demolay
A partir daí, sob a égide da Maçonaria, a Ordem DeMolay se desenvolveu e transcendeu os limites geográficos e culturais dos Estados Unidos, conquistando mais 11 países, pelos quais passaram mais 3 milhões de jovens, o que lhe garantiu uma cadeira cativa na ONU e o título de maior fraternidade juvenil internacional.
O Brasil teve seu primeiro Capítulo DeMolay instalado em meados de  1980, na cidade do Rio de Janeiro-RJ;
Os ensinamentos da Ordem estão alicerçados em três baluartes fundamentais: as Liberdades Civil, Religiosa e Intelectual. Portanto, não compõe nenhuma seita nem promove atividades político-partidárias.

Os Demolays cultivam as Sete Virtudes classificadas como Cardeais para a prática de uma vida pura e correta, a saber:
1) Amor filial
2) Reverência pelas coisas sagradas
3) Cortesia
4) Companheirismo
5) Fidelidade
6) Pureza
7) Patriotismo  
Ética de Um DeMolay
Um DeMolay serve a Deus.
Um DeMolay honra todas as mulheres.
Um DeMolay ama e honra seus pais.
Um DeMolay é honesto.
Um DeMolay é leal a ideais e amigos.
Um DeMolay executa trabalhos honestos.
Um DeMolay é cortês.
Um DeMolay é sempre um cavalheiro.
Um DeMolay é patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra.
A palavra de um DeMolay é tão válida quanto a sua confiança.
Um DeMolay sempre é um bom cidadão cumpridor das leis.
Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus Pais, sua Família e seus Amigos.
Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

Demolay
Escudeiros da Távola Redonda

A unidade da “Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda” denomina-se “Castelo”. Um Castelo da Ordem dos Escudeiros é instituído por, no mínimo, 10 (dez) membros e é composto pelos seguintes oficiais:
Mestre Escudeiro;
1º Escudeiro;
2º Escudeiro;
Escrivão Escudeiro;
Tesoureiro Escudeiro;
Capelão Escudeiro;
Mestre de Cerimônias Escudeiro.
Quem cuida da Távola?

Cada Távola deve criar seu Conselho de Honra que deve conter no mínimo:
Nobre Cavaleiro: É um DeMolay, devidamente escolhido pelo Capitulo e pelo Conselho para cuidar dos Escudeiros e de todos os procedimentos exigidos para que uma Távola funcione satisfatoriamente. Lembrando que esse DeMolay deve ser maior de 18 anos, e não deve exceder os 23 anos, já que a essência é de que o Nobre Cavaleiro seja o Irmão mais velho deles.
Tio Consultor: É um maçom, devidamente escolhido pelo Conselho Consultivo, para ser o representante do mesmo junto às atividades da Távola. Deve funcionar como o presidente do Conselho Consultivo do Capitulo.
Juntos somos fortes, mas como família somos invencíveis!
M.'. M.'. Erick Pinheiro Caniso.
Obreiros da Paz - nº 19
Oriente – Bujari – AC
(68) 9967-7596
caniso@gmail.com

Emblema
A Coroa
é o símbolo que representa a Coroa da Juventude. Ela constantemente relembra um DeMolay de suas promessas e dos sete preceitos da Ordem.
As Pérolas e os Rubis
que estão na Coroa homenageiam o Fundador e os nove jovens que originalmente criaram a Ordem DeMolay. Os rubis deveriam ser substituídos por pérolas quando cada um dos membros fundadores da Ordem e o Tio Land morressem. A última pérola foi substituída quando Jerome Jacobson faleceu em Maio de 2002.
O Elmo
é um emblema do cavalheirismo, ele representa o bom caráter.
A Cruz branca
de cinco braços simboliza a pureza de suas intenções. Sempre relembrando o slogan da Ordem que é “Nenhum DeMolay deverá falhar como um cidadão, como um líder ou como um homem”.
As Espadas Cruzadas
representam a justiça, a coragem e a gentileza. Elas nos relembram que os DeMolays não devem ser arrogantes ou intolerantes.
As Estrelas
que estão em torno da Lua são símbolos da esperança. Elas devem nos lembrar de nossos juramentos e dos deveres que temos para com os Irmãos da Ordem.
APJ - Ação Paramaçônica Juvenil
É uma Instituição Paramaçônica para jovens, de âmbito nacional no Brasil, criada pelo Grande Oriente do Brasil.
Trabalha com uma proposta da maçonaria brasileira para criar uma reserva moral para o Brasil.
Dentre os princípios norteadores da APJ encontram-se o estudo das personalidades históricas brasileiras, o conhecimento sócio-político do país, noções de cidadania, patriotismo, fidelidade, ética, além do desenvolvimento de talentos adicionais ao esporte, artes, literatura e liderança.

Criada pela Lei nº 02/83 de 15 de abril de 1983. As várias extensões da APJ são chamadas de núcleos, que são sempre presididos pelo Ductor (apejotista eleito pelo núcleo), e monitorados pelo preceptor (um maçom regular).


Para participar da APJ é necessário ter entre 07 e 21 anos e ser indicado por um membro já atuante ou um preceptor. O trabalho na APJ é gratuito e é tutelado pela Maçonaria. Cada Grão-Mestre Estadual é responsável direto pelo desenvolvimento da APJ em seu Estado.

O patrono e símbolo cívico geral da APJ é Olavo Bilac.
Full transcript