Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Relação entre o filme Matrix e o Mito da Caverna de Platão.

No description
by

Marco Garcia

on 13 August 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Relação entre o filme Matrix e o Mito da Caverna de Platão.

Mito da Caverna
O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações.
amos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.

Filme Matrix
Relação Entre o Filme Matrix e o Mito da Caverna
No filme ‘Matrix’ a mente das personagens está armazenada em um programa que recebe o nome de ‘Matrix’, tal programa que tem a capacidade de simular uma realidade humana praticamente perfeita e enquanto viajavam neste mundo, sua energia provinda de impulsos elétricos eram sugadas pelas maquinas que dominavam o mundo real. Desta forma, tanto no filme ‘Matrix’ quanto no mito da caverna o enredo conta com personagens presos em um mundo considerados por eles real e verdadeiros, apesar de estarem vivendo em um mundo que não condizia com a verdade, isto é, em um mundo totalmente simulacro.
Mito da Caverna nos dias de hoje
Relação entre o filme Matrix e o Mito da Caverna de Platão.
"Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.
Mesmo sem estar aprisionada de fato, a sociedade atual também é influenciada pelo que lhe é imposto, principalmente pelos grandes grupos de mídia. Por exemplo, as novelas são capazes de gerar “modismos eternos enquanto duram”, como cita uma chamada exibida pela TV Globo, maior produtora do gênero no Brasil.
A caverna é o mundo ao nosso redor, físico, sensível em que as imagens prevalecem sobre os conceitos, formando em nós opiniões por vezes errôneas e equivocadas, um exemplo claro dessa situação pode ser observado no comportamento da mídia no Brasil, hoje controlado pela TV Globo, SBT, Band, Record, e onde a grande maioria de brasileiros, a única fonte de informação é a televisão.Como se sabe a TV controla a vida de milhares de brasileiros, ditando a hora de dormir, tipo de alimentação, bebida, decoração, lazer, viagem, compras, enfim as pessoas estão aprisionadas na vida real de um sistema virtual.
Nomes:
Marco Garcia n°16
Tiaro Bannitz n°23
Maria Fernanda n°17
Matheus Duarte n°19
Matrix
Podemos dizer que se trata do mesmo conceito de Maya, ilusão, Matrix é uma falsa realidade.
A Matrix é uma criação da terceira dimensão. É um holograma de nossos sentidos, nos levando a acreditar apenas em nossas percepções.
Full transcript