Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Citocininas e o retardamento da senescência

No description
by

Bárbara Florim

on 2 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Citocininas e o retardamento da senescência

Citocininas
Efeitos Fisiológicos
Retardamento da senescência
Resultados
Protocolo Experimental
Conclusão
Preparação e Tratamento das Plantas

Citocininas e o retardamento da senescência
Trabalho elaborado por:
Bárbara Florim
Beatriz Silva
Marta Silva
Vanessa Teixeira
10ºB
A citocinina é uma hormona vegetal responsável pelas divisões celulares. É produzida na raíz e transportada, pelo xilema, para todas as partes da planta.
Nas folhas regula o metabolismo, enquanto nos frutos estimula a divisão celular e o crescimento. As citocininas só atuam em conjunto com auxinas.
A partir desse processo citocínico, as células vegetais são transformadas em outro tipo de células específicas para formar um órgão em particular, sejam raízes, folhas, flores ou frutos, cada um com diferentes tipos de células. Sem as citocininas, provavelmente não haveria diferenciação de órgãos vegetais.
As citocininas são sintetizadas em qualquer tecido vegetal: caule, raízes, folhas, flores, frutos e sementes, sendo nas raízes onde se produzem maiores quantidades da hormona.

Estimula a divisão e o crescimento celular;
Afecta o crescimento e a diferenciação das raízes.
Estimula a germinação e a floração;
Quebra a dominância apical em gemas laterais;
Mobiliza os nutrientes;
Forma tumores e galhas;
Retarda a senescência (envelhecimento da planta);
A senescência é o processo natural de envelhecimento ao nível celular ou o
conjunto de fenómenos associados a este processo. A capacidade das citocininas de retardar o envelhecimento de folhas, deve-se ao fato de que a sua ação parece retardar a degradação de proteínas foliares e o desaparecimento da clorofila que normalmente ocorre durante a senescência.
O tipo de órgãos que surge numa cultura de tecidos vegetais depende da relação entre as quantidades de citocinina e auxina adicionadas ao meio.
A aplicação de citocinina não evita a senescência por completo, mas os seus efeitos podem ser drásticos. Se numa planta intacta apenas uma folha é tratada com a citocinina, esta permanece verde depois que as outras folhas, de idade e desenvolvimento semelhantes, tenham amarelado e sofrido queda.
Problema :
Qual o efeito da citocinina na senescência foliar?
Estudar o efeito das citocininas na senescência;
Averiguar a utilidade das citocininas no dia a dia;
Estudar o mecanismo de mobilização dos nutrientes;
Conhecer melhor o efeito das citocininas;


Objetivos
Neste trabalho laboratorial, procedeu-se à observação do efeito de uma citocinina, a benziladenina (BA), na senescência foliar.
12 plantas
Phaseolus vulgaris
de tamanho semelhante, com o 1º par de folhas desenvolvido e a 1ª folha trifoliada com cerca de 1,5 cm.;
Benziladenina (BA);
Água destilada;
6 recipientes;
Solução nutritiva

Material
Às 12 plantas eliminou-se o sistema radicular (fonte endógena de citocininas), deixando a mesma porção de caule abaixo do 1º par de folhas e retirou-se os cotilédones (reservas de nutrientes). Em cada um dos 5 recipientes cheios com água destilada e 1 contendo 1/2 de água destilada e 1/2 de solução nutritiva, colocaram-se 2 plantas (das 12). Estas foram então sujeitas aos seguintes tratamentos:
Nota :
Aplicação de BA na página superior das folhas;
as folhas tratadas foram identificadas com um cordel;
solução de BA (6-benzilaminopurina) de concentração 30 mg/dm 3.
Duas vezes por semana, durante cerca de 15 dias, a água destilada e a solução nutritiva foram renovadas e as raízes adventícias removidas. Os tratamentos de BA foram repetidos uma vez por semana
No grupo 1 ocorreu então a mobilização dos nutrientes para a folha trifoliada. As plantas do grupo 3 também continuaram o seu desenvolvimento uma vez que foram tratadas com a solução de BA, tendo ocorrido um aumento do teor clorofilino pela mobilização dos nutrientes para o primeiro par de folhas tratadas com BA. Para os grupos 4 e 5, as diferenças entre o teor clorofilino para as folhas (ou partes de folhas) não tratadas relativamente às tratadas é também explicado pela presença de BA, sendo que a mobilização dos nutrientes se deu das folhas (ou partes de folhas) não tratadas para as que sofreram tratamento. No grupo 6, era de esperar que ocorresse senescência no primeiro par de folhas, o que não se verifica muito provavelmente devido à presença de raízes no caule, sendo que a diminuição do teor de clorofilas pode ser explicado pela mobilização dos nutrientes das folhas do primeiro par para os folíolos da folha trifoliada.

A diferença da cor das folhas do grupo de controlo 1 em relação ao grupo de controlo 2, pode ser explicada pois o último foi mantido em solução nutritiva, sendo continuamente alimentado e desenvolvendo as suas folhas sem qualquer limitação.
Esta citocinina não só atrasa a senescência foliar como também potencia o desenvolvimento e crescimento da planta.
Aplicações Práticas
AGRICULTURA – Quando uma semente demora muito tempo a germinar, o agricultor poderá utilizar citocininas sintéticas ( produzidas em laboratório) para acelerar esse processo de germinação, assim como, se uma planta apresentar dificuldades no seu crescimento essas citocininas irão permitir uma melhor floração.
COMERCIALIZAÇÃO DE PLANTAS (Floristas) - Para as flores não murcharem tão rapidamente, as floristas pulverizam-nas com citocininas para retardar o período de senescência, ou seja, o envelhecimento da planta.
Fim
Full transcript