Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Recursos Minerais Não Metálicos

No description
by

Carolina C.

on 8 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Recursos Minerais Não Metálicos

Exploração mineira sustentável
Assim, embora se trate de uma atividade não sustentável, tendo em conta que o que foi extraído demorará milhões de anos a ser reposto, propomos a minimização do impacto ambiental desta atividade, através da monotorização da exploração em causa, não esquecendo a preservação de cursos d'água e da paisagem cénica, a manutenção da flora e da fauna da região, o controlo da poluição sonora e deposição de rejeitos, etc.
Pedras Preciosas
Uma gema é um mineral, rocha ou material petrificado que quando lapidado ou polido é usado para adorno pessoal em joalharia. Algumas são orgânicas, como por exemplo o âmbar (resina de árvore fossilizada) e o azeviche (uma forma de carvão).
Em Portugal
Por definição...
Um mineral consiste numa substância inorgânica, originada de um modo natural, que possui
composição química e estrutura atómica bem definidas
, sendo possível que tenham pequenas variações de composição, conservando, apesar disso, a sua
estrutura
.
Em Geral
Algumas das principais aplicações destes materiais resumem-se à construção civil, ornamentação (mármores), esculturas, indústria cerâmica, indústria do papel e produção de cimento.
Recursos Minerais Não Metálicos
Brilho dos Minerais
Tendo em conta a propriedade ótica brilho podemos classificar os minerais em três grandes grupos: os metálicos, os submetálicos e os não metálicos.
Em Portugal
Portugal é um país relativamente rico em recursos minerais não metálicos, que são utilizados como matérias-primas e explorados a partir dos jazigos minerais.
O Que São Recursos Minerais Não Metálicos?
As Utilizações dos Recursos Minerais Não Metálicos
Ana Catarina Almeida nº1
Carolina Carvalho nº4
Catarina Rodrigues nº5
Elisabeta Simion nº8

Trabalho realizado por:
Os átomos que constituem os minerais encontram-se dispostos segundo um modelo regular tridimensional que é característico para cada mineral. A substituição de átomos por outros mais ou menos análogos, com a mesma estrutura, origina o
isomorfismo
.
Mineralogia
é a ciência, o ramo da geologia, que estuda os minerais quanto à sua estrutura, composição e propriedades.
Os minerais com uma composição química análoga apresentam estruturas atómicas diferentes manifestam o fenómeno do
polimorfismo
.
Os
recursos minerais não metálicos
, mais abundantes na Natureza do que os recursos minerais metálicos, são considerados pelo Homem bens de primeira necessidade pois, após a sua exploração e transformação, fornecem materiais indispensáveis ao quotidiano de cada um de nós.
Assim, mesmo sem o Homem se aperceber, materiais como as areias, o granito, o basalto ou o mármore são fundamentais para o seu bem-estar.
Recursos Minerais Não Metálicos
Nos países desenvolvidos estima-se que o consumo per capita deste tipo de materiais atinga valores extraordinários de toneladas por ano.
Também as pedras preciosas e semi-preciosas (utilizadas na joalharia), os fosfatos, nitratos, potássio e enxofre (utilizados na conservação de alimentos, segurança em estradas com neve, fabrico de ácido hidroclorídrico e de produtos à base de sódio) fazem parte deste tipo de recursos minerais.
Um jazigo mineral é um agregado de substâncias de origem mineral que se encontra na crosta terrestre e que é suscetível de exploração económica.
À exploração dos recursos minerais não metálicos estão associados impactos ambientais negativos como a desflorestação, a acumulação de desperdícios (ex.: escombreitas) e a poluição.
Este fenómeno tornou-se mais evidente a partir da Primeira Revolução Industrial, quando a produção em massa intensificou a extração de minérios para abastecer a crescente indústria. Com o crescimento populacional mundial houve a necessidade de retirar da natureza um volume cada vez maior deste tipo de recursos.
Tradicionalmente, as gemas mais comuns são classificadas em pedras preciosas e em pedras semipreciosas; a primeira categoria foi determinada sobretudo pela sua beleza e pela sua raridade. Somente cinco tipos de gemas foram consideradas preciosas: diamante, rubi, esmeralda, safira e ametista.
Diamante:
é a pedra mais dura da natureza. Um diamante só pode ser cortado por outro diamante. Por este motivo, é utilizado na indústria como material cortante e perfurante.O diamante é a única pedra preciosa que é composta por um único elemento, o carbono.

Rubi:
apresenta a mesma composição química da Safira, só que é vermelho, devido à presença de cromo. Depois do Diamante, é a pedra mais dura. Exatamente por isto, o Rubi é utilizado como encaixe dos ponteiros em relógios, voltímetros e amperímetros

Esmeralda:
é uma das pedras mais valiosas, tal com o Diamante e o Rubi.

Safira:
o nome vem do hebraico Sapir. A Safira pode ser de várias cores, mas predominantemente é azul.

Ametista:
é a variedade roxa do quartzo. Normalmente, a ametista encontra-se na natureza sob a forma de geodos ou drusas. Geodos são pedras ocas revestidas internamente por cristais de quartzo ou ametista. Drusas são agrupamentos irregulares de cristais sobre uma matriz.
Em Portugal, este tipo de recursos tem grande expressão, principalmente, quando nos referimos a mármores, granitos e calcários.
No nosso país podemos encontrar a utilização de minerais não metálicos constituintes de rochas tradicionais portuguesas na construcção, conforme testemunham muitos edifícios históricos que se encontram espalhados pelo território nacional.
Destruição do leito dos rios;

Contaminação da água com partículas sólidas;

Movimentação de terrenos.

As Consequências da Extração de Minerais Não Metálicos
Full transcript