Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Empreendimento Parque do Cordeiro Martin Luther King

No description
by

willian almeida

on 14 August 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Empreendimento Parque do Cordeiro Martin Luther King

Empreendimento Parque do Cordeiro Martin Luther King
Willian Pereira de Almeida
Julianna de Menezes Lima Carrozzino

O que é gestão Ambiental?
Gestão Ambiental é a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental, segundo a ISO 14001.

Programa de Gestão Ambiental
A ISO 14001 é uma norma específica, editada pela ISO (Organização Internacional para a Normalização) e elaborada para tratar de Sistemas de Gestão Ambiental. Ou seja, a norma ISO 14001 visa disponibilizar às empresas interessadas, ferramentas para que elas possam implantar um sistema de gestão ambiental, capaz de auxiliá-las na obtenção de seus objetivos ambientais e econômicos.
O que é a ISO 14001?
Um Sistema de Gestão Ambiental eficiente é capaz de identificar e administrar os impactos ambientais do empreendimento, melhorar suas operações, reduzir custos, e minimizar riscos de responsabilidade ambiental.
Obter então uma certificação ISO 14001 significa ser alguém preocupado com a qualidade de seus produtos e serviços e a proteção e conservação do meio ambiente.
Importância
A própria ISO 14001 já e uma ferramenta do Sistema de Gestão Ambiental, mas dentro da ISO 14001 a ferramenta mais importante é o PDCA, que significa Plan–Do–Check–Act (Planejar–Executar-Verificar–Agir).
Ferramentas
O PDCA pode ser brevemente descrito da seguinte forma:
Planejar:
Estabelecer os objetivos e processos necessários para atingir os resultados em concordância com a política ambiental da organização.
Executar:
Implementar os processos.
Verificar:
Monitorar e medir os processos em conformidade com a política ambiental, objetivos, metas, requisitos legais e outros, e relatar os resultados.
Agir:
Agir para continuamente melhorar o desempenho do sistema da gestão ambiental.


Gestão de Resíduos Sólidos

os resíduos do parque são geralmente latas de refrigerante e sucos, garrafas pet, caixinhas de suco, embalagens de bolachas e salgadinhos, restos de frutas, restos de alimentos, papel, papelão, vidros, papel higiênico, podas de árvores, terra, galhos, folhas, fezes de cães
Podemos caracterizar os resíduos desse empreendimento como produto de atividade desenvolvidas nas áreas urbanas, logradouros públicos, praças e ruas, que pode ser denominado como “lixo” de varrição ou público.
Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, Art. 13
Definições:
Meio Ambiente
Meio Ambiente é um Conjunto de condições,
leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. (Lei nº 6.938/1981).
Resíduos Sólidos
Resíduos nos estados sólido e semissólido que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. ABNT NBR 10.004:2004.

Resíduos Domiciliares
Resíduos domiciliares são originados da vida diária
das residências, constituído por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e uma grande diversidade de outros itens. Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, Art. 13.
Resíduos de Serviços Urbanos
Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU's), são conhecidos também como lixo urbano, são os resíduos resultantes das atividades domésticas e comerciais. Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, Art. 13.


Legislação Federal
Dessa maneira foi criada a Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 rege a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) que institui uma responsabilidade compartilhada, ou seja, divide os deveres com os resíduos gerados tanto por parte de quem fabrica, importa, distribui, comercia e os cidadãos de um modo em geral.
Legislação Estadual
Lei Estadual n° 12.300, de 16 de março de 2006, institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos, em seu Artigo 20, dispõe sobre o apoio do Estado aos municípios na gestão dos resíduos sólidos;

Legislação e normas
Legislação Municipal
• Lei Municipal nº 13.478, de 30 de dezembro de 2002, que dispõe sobre a organização do Sistema de Limpeza Urbana do Município de São Paulo; cria e estrutura seu órgão regulador – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana - AMLURB;
• Lei Municipal nº 14.723, de 15 de maio de 2008, que institui no Município de São
Paulo o Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas de Árvores – PAMPA.
Decreto Municipal nº 51.664 de 26 de julho de 2010, que regulamentou a Lei nº
14.723/2008.


Caracterização e classificação
Os resíduos do parque podem ser classificados
conforme a sua composição química sendo:
Orgânicos:
restos de alimentos, de podas de arvores e matos, entre outros.
Inorgânicos:
vidro, plástico, papel, metal, entre outros.
Resíduos Classe I-Perigosos
Os resíduos do parque podem ser classificados como patogênicos, pois podem conter Microrganismos patogênicos, proteínas virais, Ácido desoxirribonucleico (ADN) ou ácido ribonucleico (ARN), etc.

Resíduos Classe II – Não Perigosos
A) Resídua Classe II A – Não Inertes:
No empreendimento ah resíduos com características
não inertes como, casca de banana, galhos de podas, folhas, etc. tais resíduos apresentam características de biodegradabilidade, combustibilidade no caso de folhas secas e solubilidade, pois grande parte destes resíduos podem ser dissolvidos em água, assim conseguindo mudar as características do ambiente.
B) Resíduos Classe II B – Inertes:
No parque não há resíduos com características inertes, pois são excessivamente modificadores de aspectos como, cor, turbidez, dureza e sabor, também são resíduos que solubilizam em contato com a água e são lixiviados.
Fonte: ABNT NBR 10.004/04

Manejo de resíduos
Os funcionários do parque fazem o manejo dos resíduos portados dos equipamentos de segurança necessários, os EPIs, como a bota elástica sem bico, a luva de látex, uniforme etc. as lixeiras separam os resíduos em orgânicos e não orgânicos.

Armazenamento temporário
Os resíduos são armazenados em lixeiras temporárias
ao lado de fora do parque para que o caminhão da limpeza passe e pegue-o.
No parque é feita a coleta seletiva em PEV, onde é depositado os resíduos recicláveis separadamente em categorias, como: plástico, metal, papelão, etc.
Os “PEV’, contêineres especiais, são coletados por caminhões carroceira tipo munck, veículo equipado com guindaste hidráulico e equipe composta por motorista e um coletor”. O material coletado é destinado às centrais de triagem cadastradas pela Prefeitura.

Transporte externo
A concessionária responsável pela destinação dos
resíduos do parque é a ECOURBIS Ambiental S.A. a concessionária coleta de forma direta, na porta do parque, com caminhões compactadores, com carroceira tipo munck, equipado com guindaste hidráulico com guarnição de motorista e três coletores, o mesmo mantêm sua frequência às quintas feiras entre os horários das 22:00 hs, e é encaminhado a central de triagem mecanizada Carolina Maria de Jesus.
A NBR 13221 trata do transporte terrestre de resíduos
Disposição final
Os resíduos do parque são encaminhados a central de triagem mecanizada Carolina Maria de Jesus, de lá são separados os resíduos recicláveis e o resto do material é encaminhado ao aterro CTL (Central de Tratamento de Resíduos Leste) está localizado na Estrada do Sapopemba, 23325.
Inventário de resíduos
Os resíduos do parque não apresentam características
de imflambilidade, corrosividade, reatividade e toxicicidade. NBR 1004.
Porém os resíduos podem apresentar características de patogenicidade, pois podem haver microrganismos patogênicos, proteínas virais, ácido desoxirribonucleico (ADN) ou ácido ribonucleico (ARN) recombinantes, organismos geneticamente modificados, plasmídeos, cloroplastos, mitocôndrias ou toxinas capazes de produzir doenças em homens, animais ou vegetais. NBR 1007.

Controle de geração de resíduos, Estratégias para redução de resíduos:
A colocação de uma bancada de frutas com cortes específicos para estimular o consumo das crianças em alguns dos dias de mais movimento do parque e com campanhas para que os pais não tragam alimentos de casa, causando uma redução significativa dos resíduos secos de difícil descarte e consumo de bactérias.
Programa de Geração de resíduos líquidos
O empreendimento não possui Estação de Tratamento
de Água (ETA), pois não tem consumo relevante da mesma, a água usada é proveniente da fornecedora de água do município de São Paulo SABESP.
O empreendimento também não possui Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), por se tratar de um parque a contaminação da água não chega a ser significativa, não foram encontradas informações no que diz respeito a localidade onde o esgoto é encaminhado, mas como forma de mitigação, já que o empreendimento se trata de um parque, podem ser utilizadas plantas que ajudam a limpar o esgoto do parque como cavalinha, copo de leite, bananeira, papiro entre outras.

Dentro do parque passa o Córrego do cordeiro, que está passando pelo processo de despoluição e como na área avia inundações da região constantemente, dois piscinões estão sendo construídos para encaminhamento do mesmo o RCO2 e o RCO3.
RCO2
RCO3
Produção mais Limpa P+L
.
É uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas como água e energia, a melhora da performance ambiental através da redução de resíduos e emissões e uso da reciclagem de resíduos, reduz o impacto ambiental dos produtos em todo seu ciclo de vida através de um projeto de vida ecológico e economicamente eficiente.
Etapas de Implantação do sistema de P+L
1º etapa: Planejamento e Organização;
Definir escopo, equipe, identificar barreiras e soluções
e comprometer-se com a gerencia.
2º etapa: Diagnostico e Pré-avaliação;
Identificar entrada e saída de materiais, fazer fluxograma etc.
3º etapa: Realização de estudos de avaliação;

Desenvolver balanço de material, avaliar as causas de geração de resíduos, etc.
4º etapa: Estudos de Viabilidade;
Avaliação preliminar, avaliação técnica, avaliação econômica, etc.
5º etapa: Implantar e Fazer Continuidade.
Preparar plano de implantação, implantar oportunidades de P+L, monitoramento e avaliação, etc.

Proposta de estratégias de ecoeficiência
instalar bituqueiras para o recolhimento de bitucas de cigarro, recolhimento das mesmas, reciclagem e transformação em papel, que pode ser trabalhado no marketing em forma de panfletos e também na venda dos mesmos, podendo assim beneficiar famílias que trabalham artesanalmente com o material.
Essas são estratégias simples que podem gerar lucro para o empreendimento que não se trata de empreendimento comercial, mas sim apenas destinado ao lazer, porém para uma melhor gestão do mesmo, tais estratégias diminuiriam o passivo e aumentariam o ativo do mesmo, que por se tratar de um empreendimento público pode colaborar com outras ações sociais envolvendo o poder público, podendo beneficiar famílias e a sociedade em geral, seja em forma de educação ambiental, seja em forma de empregos no caso da reciclagem.
Relatório de Áreas Contaminadas
No empreendimento não foram encontrados relatórios de áreas contaminadas dentro do parque nem ao redor, mas próximo ao parque toda a região está contaminada, a mais próxima é na Av. Washington Luiz, nº 5815, CEP 04627-004, onde ouve a contaminação por Combustíveis Líquidos, PAH´s e Solventes Aromáticos, este produto contaminou as águas subterrâneas da região, também a mesma contaminação na mesma avenida, pelo mesmo contaminante, só que em outro endereço nº 5955, CEP 04627-004. Não foram encontradas nenhuma ação para remediação das localidades.
Unidades de Conservação U.C.
O empreendimento não se trata de uma unidade
de conservação.
Full transcript