Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Projeto Genoma Humano

No description
by

Karla Vanessa

on 16 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Projeto Genoma Humano

IFPB - Controle Ambiental 3
Alunos: Karla Vanessa C. Araújo
Jéssica Layane S. P. Silva
Mateus Vieira Histórico
Conceito
Vantagens x Desvantagens(polêmica)
O projeto no Brasil Breve histórico O Projeto Genoma Humano (PGH) foi um empreendimento de caráter internacional que começou oficialmente em 1990.
Esse mapeamento consiste em registrar cada um dos genes do cromossomo, determinar a ordem dos nucleotídios e sua função. Conceito Quais as vantagens do projeto genoma? Em 1953, Watson e Crick apresentaram o modelo de estrutura do DNA em dupla-hélice, e, em 1956, foi estabelecido o número de cromossomos humanos. A partir daí a genética se estabeleceu como uma especialidade clínica, sendo em 1959 descritas às síndromes de Down, Turner e Klinefelter. O genoma humano é um conjunto de instruções necessárias para formar um ser humano. Essas informações estão no DNA, uma longa molécula em formato de hélice distribuídas em 23 pares de cromossomos, que carregam os genes compostos por quatro elementos básicos: adenina, timina, citosina, guanina. As vantagens desse trabalho estão no fato da identificação da cura e da causa de muitas doenças como a obesidade, o diabetes e a hipertensão, o que será de grande benefício para a humanidade que, até então, não alcançou tal proeza. Projeto Genoma Humano: Impacto na Medicina Quais as desvantagens do projeto genoma? Existem desvantagem (éticas e morais), pois o uso indevido do Projeto pode fazer com que as pessoas percam sua individualidade tornem-se vulneráveis e propícias a um descarte numa entrevista de trabalho, por exemplo, devido ao fato de que por um simples exame possa-se detectar uma má reprodução da célula e um futuro câncer, que dificultará sua admissão no emprego.
O conhecimento do código genético do ser humano pode ofertar em trunfo a certas pessoas, que poderia, se usado de forma indevida, resultar não só em sérios problemas éticos e morais, mas poderia ser responsável pela dizimação da raça humana.
Brasil e o Projeto Genoma Humano O primeiro projeto brasileiro decifrou o material genético da bactéria Xylella fastidiosa. O projeto foi concluído em novembro de 1999 e o país entrou para a história pelo primeiro seqüenciamento de um fitopatógeno de importância econômica. No Brasil também foi seqüenciado o Chromobacterium violaceum, de grande potencial biotecnológico por possuir compostos antibióticos e antitumorais. O Brasil também foi responsável pelo desenvolvimento de uma técnica inédita para mapeamento de genes, a técnica de ORESTES, uma complementação importante das demais técnicas já existentes, transcrevendo regiões até então inacessíveis. Bibliografia
http://www.algosobre.com.br/biologia/projeto-genoma.html http://genoma.ib.usp.br/wordpress/wp-content/uploads/2011/04/Projeto-GenomaHumano.pdf http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htmhttp://genetica.ufcspa.edu.br/seminarios%20monitores/2004/pgh_texto.pdf http://www.biologando.com.br/corpo-humano/estrutura-do-dna/
Full transcript