Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

O 'CÂNON' EPICURISTA

No description
by

Eduarda Antunes

on 9 December 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O 'CÂNON' EPICURISTA

O 'CÂNON' EPICURISTA
Epicuro adota substancialmente a tripartição senocrática da filosofia em “lógica”, “física” e “ ética”. A primeira deve elaborar os canônes segundo os quais reconhecemos a verdade; a segunda estuda a constituição do real; a terceira, o fim do homem (a felicidade) e os meios para alcançá-la. A primeira e a segunda são elaboradas só em função da terceira.
Epicuro acreditava que o maior bem era a procura de prazeres moderados de forma a tingir um estado de traquilidade (ataraxia), e de libertação do medo;
Em sua ética ele aponta a felicidade como sendo diretamente ligada ao prazer,o prazer é o início e o fim de uma vida feliz, O homem é inclinado a buscar o prazer e a fugir da dor e através do critério do prazer é que nós avaliamos todas as outras coisas.
Ele divide a filosofia em três partes: a ética, a física e a canônica, sendo que as duas últimas estão intimamente ligadas;
Na segunda
forma de prazer, que é a da alegria e a do gozo, o homem pode tornar-se escravo do prazer e levar uma vida perturbada, o que não é condizente com a felicidade.
Existem para ele duas formas de prazer:

O primeiro
é o prazer estável que é a ausência da dor e da perturbação, o que ele chama de ataraxia e aponia, nessa forma de prazer o homem não sofre e mantêm-se em paz podendo dessa forma atingir a felicidade.
Os estudos de
física
de Epicuro buscam rejeitar as coisas sobrenaturais como princípios de explicação do mundo. Para ele a física deve ser: 1° materialística, rejeitando como seu fundamento qualquer explicação sobrenatural e 2° mecanística, utilizando-se do movimento dos corpos como única explicação, rejeitando ainda qualquer explicação que busque uma finalidade para esses movimentos. Nada vem do nada, todo corpo é formado por corpúsculos menores e indivisíveis que são os átomos e os átomos se movimentam no vazio infinito.
Para suas idéias sobre
teoria
do conhecimento e sobre
lógica
Epicuro deu o nome de Canônica pois as duas servem como regra para expor um critério de verdade, um cânon, que é um princípio que vai direcionar o homem para a felicidade. O cânon é formado pelas sensações pelas antecipações e pelas emoções.
assim como a ausência do sofrimento corporal (aponia) através do conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.
A combinção desses dois estados constituiria a felicidade na sua forma mais elevada
Full transcript