Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

PRIMEIRA TRILHA

No description
by

Daniela Silveira gonchoroski

on 26 November 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of PRIMEIRA TRILHA

Quer dizer modelo, ou seja, um padrão que orienta a forma de ser e estar no mundo, nas sociedades.
Paradígma de Desenvolvimento Sustentável
Por outro lado, cada vez mais tentamos ter uma política sustentável, reciclando nossos lixos, plantando nossos temperos, etc.
Tentamos passar este desenvolvimento sustentável para que nossos alunos possam seguir este perfil e terem um futuro em um planeta menor, mas a tecnologia é o grande vilão deste desenvolvimento, pois todos os dias surgem aparelhos mais modernos e que despertam o interesse das crianças e jovens.
Paradígma de Desenvolvimento Capitalista
Atualmente podemos dizer que estamos vivendo sob dois paradígmas de desenvolvimento: capitalista e sustentável.
PRIMEIRA TRILHA
Paradígma
Estamos sempre atrás de coisas materiais novas, acabamos cada vez comprando mais e mais. Trocamos o celular por um mais moderno, o computador, etc. Ou seja, estamos sempre fomentando o capitalismo.
Industrial
Surgiu na Europa, na metade do século XVIII, e se espalha pelo mundo no século XIX. É a sociedade que faz produtos, mas que também presta serviços. Podemos dizer que a organização escolar segue este paradígma (currículo segmentado, oraganização em séries...)
Informação
Se manifesta de várias formas, de acordo com a diversidade de culturas e instituições de todo o planeta. Esta em constante transformação. Se assenta num modo de desenvolvimento sociel e econômico em que a informação (criação do conhecimento), desempenha um papel fundamentel na produção de riqueza e na contribuição do bem estar e qualidade de vida.
Conhecimento
Através da informação, o sujeito chega ao conhecimento. A sociedade do conhecimento pressupõe os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver em comum e aprender a ser.
Em Rede
Caracteriza-se por uma sociedade assente numa dimensão virtual, impulsionada pelas novas tecnologias. Encontra-se vinculada ao nosso quotidiano e as nossas interações com o mundo.
Nesta segunda semana vimos outros paradígmas que estão inseridos dentro do paradígma de desenvolvimento capitalista, o Indústrial, o da Informação, o do Conhecimento e o em Rede.
TRILHA 2
TERCEIRA TRILHA
TÉCNICA
Princípios, métodos e meios, para estudo e melhoramento da sociedade.
TECNOLOGIA
Envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
TECNOLOGIA CONVENCIONAL
Maximiza a produtividade em relação à mão de obra ocupada.
É segmentada, alienante, hierarquizada, maximiza produtividade, possui padrões orientados pelo mercado externo de alta renda, monopolizada pelas grandes empresas dos países ricos.
TECNOLOGIA SOCIAL
É a técnica e a tecnologia utilizada juntas para resolver um problema social.
É adaptável a pequeno tamanho físico e financeiro, não discriminatória, orientada para o mercado interno da massa, libertadora do potencial e da criatividade do produtor interno, capaz de viabilizar economicamente os empreendimentos autogestionários e as pequenas empresas.

Fonte: http://www.ige.unicamp.br/site/publicacoes/138/A%20tecnologia%20social%20e%20seus%20desafios.pdf
QUARTA TRILHA
Podemos usar a tecnologia como uma aliada e fazer com que a escola ultrapasse o espaço físico e o aluno continue seus estudos em casa.
Impossível hoje em dia pensar em escola sem as tecnologias digitais. Podemos utilizar de diversas tecnologias para buscar o interesse dos nossos alunos.
QUINTA TRILHA
Full transcript