Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Projeto Zero - Programa

No description
by

Flaminio Rangel

on 12 October 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Projeto Zero - Programa

Projeto Zero - Programa
Princípios Estruturantes
Objetivos do Programa
Propostas Estratégicas
Projeto Zero é um
PROGRAMA
1. O Projeto Zero, a partir da entrada de novos pesquisadores em meados de 2014, passa a se constituir como um programa podendo englobar diferentes projetos nas áreas de ensino, de pesquisa e de extensão
Excelência na Vulnerabilidade
2. O desafio de disponibilizar a construção de letramentos múltiplos, com ciência e tecnologia de ponta, às camadas mais vulneráveis da população, visando o seu empoderamento pelo conhecimento, é o elemento propulsor das propostas de ensino, de pesquisa e de extensão deste Programa.
Práxis
3. As pesquisas em ensino e em formação de professores de ciências e matemática têm demandado, cada vez mais, a consideração da multiplicidade e do entrelaçamento dos fatores que atuam nesses processos. Neste sentido, abordagens CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) ou HFC (História e Filosofia da Ciência), de cunho sócio-histórico, que considerem a práxis como ferramenta destacada para produção do ensino da pesquisa e da extensão, que busquem a superação da dicotomia entre educação e ciência, que pensem a formação inicial e continuada como um continuo e que reflitam sobre as interfaces multi-inter-trans-disciplinares da práxis pedagógica, do ensino, da formação de professores e das políticas públicas em educação, vêm ao encontro das propostas deste Programa.
Ensino
i. Colaborar, a partir das pesquisas realizadas pelo Programa, com a construção curricular das icenciaturas da Unifesp, em particular da Licenciatura Plena em Ciências de Diadema, quer seja na graduação, na pós graduação ou na extensão.

ii. Contribuir com a construção curricular da LPC constituindo ações e propostas para integração dos conhecimentos: entre as áreas de humanas, exatas e biológicas; entre as ações experimentais e teóricas; entre as áreas de ensino/educação e as de ciência básica; entre a formação inicial e continuada e entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Extensão
i. Integrar-se às políticas de formação continuada do MEC, com foco nas escolas de Diadema, visando a melhoria da formação dos professores da rede, assim como a ampliação e aprofundamento das pesquisas
Pesquisa
i. Pesquisar os novos fenômenos presentes na LPC, buscando encontrar suas raízes (Marco Zero) e explicando-os a partir dos atuais e/ou de novos modelos teóricos.
ii. Incentivar e apoiar a constituição de um programa de pós-graduação no campus de Diadema na área de ensino e formação de professores.
iii. A constituição de um grupo de pesquisa, devidamente registrado no CNPq e na Unifesp, com docentes, graduandos e pós-graduandos, com parcerias nacionais e internacionais, que apresente projetos às fontes de fomento e possa contribuir com a construção de novos modelos científicos.

Gestão
Contribuir com a gestão pedagógica do campus a partir:
1. das pesquisas realizadas com os alunos do campus no sentido de compreender melhor os processos de evasão e vulnerabilidade dos alunos
2. da política de formação inicial e continuada levada a cabo pelo programa
3. da integração do Programa aos projetos de Prodocência, Renafor e outros.
Ensino
Baseado na Resolução-MEC nº 1 de 11/02/2009 sobre as Diretrizes Operacionais do Programa Emergencial de Segunda Licenciatura para Professores em exercício na Educação Básica elaborar uma proposta para que a LPC venha a ocupar as vagas ociosas com um currículo, provavelmente baseado no percurso formativo entre as UC já oferecidas, que atenda a esta resolução e que traga professores em exercício na rede e em formação continuada para interagirem com nossos alunos em formação inicial. Elaborar o projeto de ensino/extensão do laboratório móvel (Catavento móvel), com equipamentos montados e/ou com sucata, para as escolas e para a LPC.
Pesquisa
Estabelecer a LPC como um campo privilegiado de pesquisa, sem desmerecer os espaços não formais ou as escolas da região. Neste sentido, deveremos: apresentar à Comissão de Ética todos os projetos que envolvam “pesquisa com pessoas”; preparar um projeto geral de pesquisa, que englobe as questões problema do grupo, para ser apresentado às fontes de fomento. Preparar um plano de parcerias para pesquisa e publicação que considere a Revista Prometeica.
Extensão
Estabelecer o curso de Educação na Cultura Digital e o convênio com o Catavento como ações privilegiadas de extensão. Neste sentido, deveremos apresentar à Proex a nova proposta de PROGRAMA, já incorporando o curso de Educação na Cultura Digital (já cadastrado na Proex), a proposta de cursos no espaço do Catavento e outras mais que consigamos apresentar enquanto projeto.
LPC
4. A Licenciatura Plena em Ciências, do Campus de Diadema da Unifesp, devido à sua localização no contexto das políticas públicas de expansão, inclusão e permanência do MEC, ao acesso de camadas antes excluídas da universidade, à sua proposta curricular, ao processo de constituição dos corpos discente e docente, assim como pela estruturação institucional, concentra fenômenos inexplorados do ensino e da formação de professores e se constitui como campo privilegiado para ações curriculares e pesquisas de ponta, sem desconsiderar as escolas da região de Diadema ou mesmo os espaços não formais de ensino como o Museu Catavento
Full transcript