Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Análise do conto: O Jardineiro Timóteo de Monteiro Lobato.

No description
by

Giovanna Cazú

on 10 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Análise do conto: O Jardineiro Timóteo de Monteiro Lobato.

Análise do conto:

O Jardineiro Timóteo de Monteiro Lobato.

O Jardineiro Timóteo:
O conto O Jardineiro Timóteo, de Monteiro Lobato, retrata a vida de um negro alforriado que há quarenta anos trabalha como jardineiro numa fazenda pertencente a uma família de Senhores de Escravos, que o tratava com gentileza. O negro, "branco por dentro", gostava tanto desta família, que retratou cada membro dela nas flores do jardim.
No final, esta fazenda é comprada por uma família com hábitos modernos, assim Timóteo começa a ser tratado como um animal, imprestável. O jardineiro se vê desprovido de seus antigos patrões, e ainda é obrigado a se desfazer de seu amado jardim, vai embora e acaba morrendo de desgosto na porteira.
Analise da estrutura:
Esse conto se passa em torno de 1888, no Brasil Colonial, nada indica isso no texto, porém podemos perceber coletando pistas presentes, por exemplo quando é contado que o Sinhô-velho havia alforriado Timóteo antes da Lei Aurea.
O narrador é onisciente, ou seja a história é contada por um terceiro que é capaz de saber o que as personagens sentem e pensam. E Timóteo é o único personagem esférico, pois seu trabalho e sua personalidade são descritos detalhadamente. O espaço é concreto pelo o enredo se passar em uma fazenda colonial, mas especificamente em seu jardim.

José Bento Monteiro Lobato, contista, ensaísta e tradutor nasceu na cidade de Taubaté no interior de São Paulo em 18 de Abril de 1882. Filho do fazendeiro José Bento Marcondes Lobato e de dona Olímpia Augusta Monteiro Lobato, que foi quem alfabetizou aquele que viria se tornar um dos maiores escritores de literatura infantil do país. Seu interesse pela leitura foi dispertado lendo todos os livros da biblioteca de seu avô.
Monteiro Lobato:
Mas tudo muda...
Críticas:
O conto relata o racismo, mostrando que naquela época, eram raros os brancos que não se consideravam superiores. Um trecho que pode exemplificar isso é "um preto branco por dentro" . O autor também critica o mau tratamento aos negros no momento em que a familia antiquadra vende a casa, deixando os empegados a própria sorte.
Personagens:
Timóteo trabalhava em uma fazenda pertencente a uma familia de Senhores de Escravos, e continuou trabalhando mesmo após ser alforriado pelo Sinhô-Velho, o dono da fazenda que por sinal era amigo do jardineiro.
Sinhazinha a mais alegra da família, no entanto que seu canteiro era também de todos o mais alegre. A primeira planta séria foi quando seu filho morreu. Sinhô-moço, um homem energético e moderno o que se parecia muito com a nova família, a única diferença é que eles eram racistas pois se referiram a Timóteo como um "macaco".
Entre linhas e palavras novas:
Entre linhas pode-se perceber uma crítica ao consumismo. Quando a família moderna chega à fazenda, ela se desfaz de tudo que considera que está fora do padrão de moda.
Algumas palavras novas foram: Sibilava, látegos, tenros e nodoso.
Fontes:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/monteiro-lobato/monteiro-lobato-jardineiro-timoteo.php

http://www.e-biografias.net/monteiro-lobato/
Trabalho feito por G1:
Flávia Pelógia
Gabriele Sanches
Giovanna Cazú
Manuella Pereira
Full transcript