Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Seminário Avaliação (Aspectos Ens Médio II)

NCIIA/Epicenter student ambassadors Program http://epicenter.stanford.edu/student-ambassadors-program
by

Simone Uchôas Guimarães

on 6 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Seminário Avaliação (Aspectos Ens Médio II)

Surprises! contribuições Avaliação Luckesi traz algumas fases para que a avaliação realmente ocorra. But about connecting with your audience “As práticas de avaliação em Matemática tem que ser repensadas. Muitas vezes elas não só não prestam justiça a evolução dos objetivos e dos métodos de ensino como constituem mesmo obstáculos a essa evolução. (...)
Necessidade de se ver a avaliação como um processo ao serviço da aprendizagem, com o caráter essencialmente positivo e no qual a interação entre o professor e o aluno é um componente insubstituível”
(Ponte, 1997, p. 123 - 124). A avaliação serve para fornecer informações aos interessados pelo processo de ensino-aprendizagem e para constituir uma base de decisões e medidas a tomar. Avaliação O que é avaliação? Iara Letícia Leite de Oliveira
Simone Uchôas Guimarães “A avaliação da aprendizagem não é e não pode continuar sendo a tirana da prática educativa, que ameaça e submete a todos”
(Luckesi, 2000, p. 6). Aspectos Didáticos Pedagógicos da
Matemática Ensino Médio II Como avaliar? “Avaliar é um ato pelo qual, através de uma disposição acolhedora, qualificamos alguma coisa (um objeto, ação ou pessoa), tendo em vista de alguma forma tomar uma decisão sobre ela”. (idem) dialógico, "O ato de avaliar não é um ato impositivo, mas sim um ato amoroso e construtivo" Como avaliar? O que avaliar? Recursos de coleta de dados sobre a aprendizagem ou recursos de controle disciplinar, de ameaça e de submissão aos desejos dos professores? Disposição de acolher Diagnosticar
(constatação, qualificação) Decidir (Luckesi, 2000, p.8) O que é avaliação para nós? Avaliação de Diagnóstico Avaliação Formativa Avaliação Somativa “A avaliação é encarada como o processo de medir a diferença entre “o modelo do professor” e a forma como o aluno o reproduz” (Ponte, 1997, p. 101)
Aprendizagem como capacidade de reproduzir os conhecimentos transmitidos pelo professor. "Por herança histórica, examinamos, sem verdadeiramente tomar consciência do que fazemos. A essa prática damos o nome de avaliação" (Luckesi, 2002, p. 83) Avaliação x Exames "O ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o ato de examinar está centrado no julgamento de aprovação ou reprovação" (Luckesi, 2002, p. 83) "A avaliação da aprendizagem escolar não implica aprovação ou reprovação do educando, mas sim orientação permanente para seu desenvolvimento tendo em vista tornar-se o que o seu ser pede"
(Luckesi, 2000, p. 11). “A avaliação deve analisar até que ponto os alunos integraram e deram sentido à informação, se conseguem aplicá-la em situações que requeiram raciocínio e pensamento criativo e se são capazes de utilizar a Matemática para comunicar as suas ideias” (NCTM, 1991). “A avaliação deve gerar, ela própria, novas situações de aprendizagem”

A avaliação deve “focar aquilo que o aluno já é capaz de fazer em vez daquilo que ele ainda não sabe”.

“A avaliação deve ocorrer num ambiente de transparência e confiança”.

(Ponte, 1997, p.105) As formas de avaliar que refletem sucesso ou insucesso escolar são uma arma poderosa que influencia nos processos de ensino-aprendizagem.

O exame torna-se objetivo.

A preparação para testes se torna dominante comprometendo que o aluno avance em seu conhecimento. O ensino se limita aos testes.

Treinamento. Segundo Ponte (1997) Obrigada pela atenção! LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. Revista ABC EDUCATIO. n. 46, p. 28-29, 2005.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos Revista Científica, vol. 4. Fac. 02. Universidade Nova de Julho. São Paulo, p. 79-88. 2002.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?. Pátio, Porto Alegre, n. 12, p. 6-11, fev./abr. 2000.

PONTE, João Pedro da. et al. Avaliação. In: Didactica da Matemática: Matemática - Ensino Secundário. Ministério da Educação - Departamento do Ensino Secundário, p. 97 - 134, 2ª edição. 1997. Referências Bibliográficas "O processo compõe-se do conjunto de procedimentos que adotamos para chegar ao resultado mais satisfatório; o que nos motiva, no caso, é a obtenção do melhor resultado. Produto, por sua vez, significa o resultado final ao qual chegamos e, na escola, infelizmente, admitimos que ele é o suficiente do jeito que ele se manifesta"
(Luckesi, 2005, p. 28). - Ponto de partida para o trabalho do professor.
- Identificar a realidade dos alunos - quais conhecimentos prévios possuem o aluno. - Verificar se os alunos estão atingindo os objetivos previstos.
- Orienta o professor em seu trabalho e o aluno em seus estudos. - Classificação.
- Utilizada no final de um determinado período.
- Verificar se o aluno alcançou os objetivos estabelecidos no início.
Full transcript