Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Mídia

Uma breve história do Profissional de Mídia - Trabalho Acadêmico - Publicidade e Propaganda 6º Semestre!!!!
by

Alexandre Pereira

on 20 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Mídia

A importância do profissional de mídia no novo cenário da comunicação.
Mídia
Profissional de
TIMELINE
Mídia
Competências de um mídia.
- Bom relacionamento humano;
- Ser negociador;
- Habilidades de planejar;
- Sensibilidade a mudanças;
- Criatividade;
- Raciocínio lógico;
- Capacidade de observação
- Inquietação;
- Flexibilidade;
- Ser comunicativos.

Evolução
Característica
Relato de um diretor de mídia sobre sua profissão:

O começo da carreira não é muito diferente do início de uma série de outras profissões: há muitas tarefas operacionais - reservar espaços nos veículos, cuidar da parte burocrática do processo e por aí vai. Mas com o tempo, funções de mais pensamento e criatividade vão substituindo as funções musculares, e o cotidiano do profissional de Mídia passa a adquirir sua melhor configuração.
É importante mencionar que há profissionais especializados em Mídia em outros tipos de empresas - especialmente em anunciantes e veículos.
As tarefas e o cotidiano são diferentes em relação ao que se faz numa agência, mas o expertise é semelhante.

Fonte: Entrevista Paulo Camossa, Diretor de Mídia para o site Brasil Profissões.



O que faz um mídia?
O mídia e suas funções nos diversos segmentos (agência, veículo de comunicação, departamento de marketing do cliente).
A evolução da mídia e a importância do mídia neste processo.
Características de um Mídia.
Função
Importância
Para Edison Benetti, p. 185, sua função básica, em face dos objetivos/estratégias de mercado e comunicação, é propor caminhos (estratégias e táticas) para que a mensagem chegue ao público-alvo. Nesta tarefa, o profissional de mídia procura, através de pesquisas existentes, identificar meios e veículos de comunicação que atinjam o consumidor na qualidade e quantidade exigidos pelos objetivos de marketing.

- Recomendar esforços (cobertura/frequência);
- Propor continuidade (semana/meses no ano) linear ou não;
- Colocar a mensagem em espaços que dêem visibilidade (patrocínios de programas, participação em eventos, uso de vinhetas.).

Segue um breve histórico da evolução
desta profissão no Brasil.
Em uma agência de propaganda, um profissional de Mídia se relaciona com muita gente: com seus clientes, com os profissionais das outras áreas da agência, com veículos de comunicação, com fornecedores de diversas atividades culturais à busca de patrocínio, com a área de planejamento estratégico das agências, com a área de criação, com áreas de produção, por sua vez, o mídia pode atuar como um facilitador e negociador perante os veículos de comunicação, contribuindo decisivamente para a implantação de novos formatos gráficos, eletrônicos ou mesmo digitais. Em relação a seus clientes, o profissional de mídia tem o papel de consultor de investimentos, quando coloca ciência e conhecimento comercial na estratégia de mídia. Pode ser um aliado na gestão de marketing, ao estudar o comportamento de consumo, os hábitos e as atitudes de diferentes nichos.
Para Jack Z. Sissors e Lincoln J. Bumba, pg. 15, os planejadores estão insatisfeitos com a mídia tradicional por se tratar de mídia de massa em uma era em que a cultura está mudando – as massas estão se subdividindo em segmentos menores. Portanto, os mercados precisam ser definidos de modo muito mais preciso do que no passado. O grande desafio do profissional de mídia é conseguir encontrar grupos em subgrupos e identificar a melhor mídia para atingi-los.

As empresas estão investindo em publicidade e os preços de compra dos espaços publicitários também sobem rapidamente, estes fatores fazem com que o profissional de mídia tenha que provar que as escolhas feitas foram as melhores, visto que há um grande investimento financeiro envolvido.

Qualquer ambiente no qual uma mensagem, possa ser impressa, cantada, falada ou anunciada de qualquer forma é uma mídia de propaganda. Os meios de comunicação tradicionais sofreram um demorado processo até se consolidarem como tais.

Veronezzi, afirma que o que mais contribuiu para os meios tradicionais deixarem de ser consumidos apenas por uma parcela da população e transformarem-se em fortes canais de mídias e publicidade.

Novos canais de comunicação surgem propondo coberturas específicas em segmentos específicos. A era da midialização, 1450, impressora gráfica, 1890, rádio, 1940, televisão e 1990 novas mídias

Entende-se que a medida que os meios evoluem e ficam cada vez mais congestionados, o mídia passa a procurar formas novas para expor a mensagem ao público alvo, fazendo com que este profissional seja responsável, também, pela evolução da comunicação e seus meios.
A medida que os meios evoluem e ficam cada vez mais congestionados, o mídia passa a procurar formas novas para expor a mensagem ao público alvo, fazendo com que este profissional seja responsável, também, pela evolução da comunicação e seus meios.
ANOS 60
ANOS 70
ANOS 80
ANOS 90
ANOS 2000
• A atividade não tinha profissional específico, era realizado pelo cliente, veículo ou dono de agência.
• Eram simplesmente “Calculadores de orçamentos”
• Em função da estabilidade econômica e do desenvolvimento tecnológico surge a necessidade de um profissional específico para o departamento de mídia.
• Ocorreu também, a evolução dos instrumentais de pesquisa, o surgimento de técnicas de mídia e com isso a importância do planejamento de mídia.
• Nesta década o setor fica estagnado: técnicas de mídia e profissionais não evoluíram devido a uma situação econômica inflacionaria que eliminou qualquer possibilidade de planejamentos de longo e médio prazos.
• A crise fez também com que ocorresse a diminuição dos institutos de pesquisa e do número de pesquisas fornecidas por cada um deles.
• Ocorrem em abril de 1989 o 1° Bureau de Mídia, para tentar o fortalecimento da categoria.
• Com o Plano Real (julho/94) e a visualização de uma estabilidade econômica, o profissional de mídia voltou a ser valorizado. O mídia passa a ser visto como um gerador de negócios, tanto para clientes já existentes, como nas ações de prospecção de novos clientes.
• O profissional de mídia assume um papel muito mais estratégico e técnico, prestando um serviço de caráter mais negociável ao cliente, criando um link entre a marca anunciante e o consumidor.
INSTITUTO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR - IBES SOCIESC

Disciplina: Mídia I
Professora: Denise Maria Sapelli

Acadêmicos:

Alexandre Gomes Pereira
Luciana Ronchi

Data: 18/08/2013
Full transcript