Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A economia do continente Asiático

No description
by

Livia Altafim

on 3 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A economia do continente Asiático

A atividade agropecuária e a exploração dos recursos naturais são fundamentais para a economia asiática, principalmente para os países subdesenvolvidos do continente. Muitos desses países praticam a plantation e realizam a atividade agrícola com pouca tecnologia e mecanização. Quanto à pecuária, essa atividade é exercida de forma extensiva, isto é, com o gado solto no pasto.
Plantation
Em diversos locais da Ásia pratica-se a plantation, monocultura cuja produção é destinada à exportação. Esse sistema agrícola foi introduzido no período da colonização europeia no continente.
Principais produtos agrícolas
Estão entre os principais produtos da agricultura asiática:
Arroz
Trigo
Algodão
Cevada
Chá
Tabaco
Cana-de-açúcar
Milho e Frutas
Agricultura
Vários povos asiáticos praticam a agricultura de subsistência, responsável pela produção de alimentos para o consumo interno, especialmente de arroz, alimento básico das populações do continente. Em geral as atividades agrícolas são realizadas com pouca tecnologia e baixa mecanização.
A Ásia agrícola
A agropecuária e a exploração dos recursos naturais são atividades fundamentais para a economia da Ásia, principalmente nos países subdesenvolvidos do continente. A indústria e os serviços destacam-se como geradores de emprego e de renda em algumas poucas regiões.
A China e a Índia são os maiores produtores de arroz no mundo. Além dos aspectos culturais que possibilitam um mercado consumidor muito grande, as condições climáticas são favoráveis à expansão agrícola, permitindo duas safras por ano.
Pecuária
A pecuária também é outra atividade econômica importante no continente, e é praticada na forma extensiva. Os principais rebanhos são de bovinos, ovinos, suínos e bufalinos.
A Índia tem o maior rebanho de gado bovino do mundo sem fins comerciais. Para os indianos que seguem o hinduísmo, a vaca é um animal sagrado e, não comem carne bovina.
Bovinos
Bufalinos
Ovinos
Suínos
A gripe aviária
No final de 2003, a criação de aves na Ásia passou por um período crítico, devido a um vírus responsável pela chamada gripe aviária ou H5N1. A doença tomou o Sudeste Asiático e se espalhou por todo o sul da Ásia e pelo Oriente Médio, Europa e África.
Já com a criação de aves em grandes quantidades, após o surgimento do vírus da gripe aviária, em 2004, levantou-se a questão da precariedade da saúde pública e da falta de assistência técnica como uma perigosa ameaça para a alimentação e a sobrevivência da população asiática.
Recursos minerais
A exploração e a industrializaçao de recursos naturais e energéticos, como carvão mineral, minérios de ferro, ouro, estanho e cobre, além de petroléo e gás natural, eles sao fundamentais pra o continente asiático.
O setor industrial
Os países mais industrializados da Ásia são Israel, China, Coreia do Sul e Japão. Os dois últimos países contam com modernos processos de produção, mão de obra especializada e tecnologia de ponta.
A indústria japonessa destaca-se mundialmente nos setores de informática, robótica, eletroeletrônico e automobilístico. Nos últimos anos, outros países vêm apresentado grande desenvolvimento industrial: Taiwan, Cingapura, Hong Kong (ex-protetorado britânico devolvido á china em 1997), Índia, Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas.
Um pouco mais sobre a Ásia...
A exploração e a industrialização dos recursos minerais têm um papel estratégico na economia dos países asiáticos.
A região do Oriente Médio responde por cerca de 60% das reservas mundiais de petróleo.
Ásia economia
Israel, Japão e Coréia do Sul são os países mais industrializados do continente asiático. Esses três países se caracterizam por uma presença significativa de mão-de-obra especializada e também pelo uso intenso de tecnologia de ponta nas diversas etapas do processo produtivo, com destaque para os setores de informática, robótica, eletroeletrônicos e automobilismo.
O crescente interesse chinês no continente africano está diretamente relacionado à existência de jazidas minerais na África e também à voracidade dos asiáticos por recursos naturais e matérias-primas. Tudo isso como instrumento de sustentação para que se mantenham as constantes taxas de crescimento econômico registradas ano após ano na China
Alunas: Lívia e Kamila
Prof: Carlos
Full transcript