Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

HOTEL FASANO LAS PIEDRAS

Estudo de Caso Projeto V - Taísa e Vanessa
by

V Caroline

on 1 March 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of HOTEL FASANO LAS PIEDRAS

HOTEL
Partido
O partido arquitetônico é expressado no projeto principalmente através dos materiais utilizados, concreto, madeira e pedra, sendo que as pedras, como já descrito anteriormente, fazem parte da paisagem do local.
O hotel é edificado todo no nível térreo, aproveitando-se da topografia e isolado do centro da cidade.
“[...] a implantação pulverizada das unidades que compõem o complexo, concebidas e distribuídas como módulos isolados, ‘pousados naturalmente’ sobre o terreno, como as próprias pedras – uma solução que visa evitar a construção de grandes prédios ou volumes que interfiram demais na paisagem. Levou ainda à decisão de instalar na antiga casa a recepção do hotel e o Restaurante Las Piedras, e no anexo – antes ‘private quarters’ do proprietário – o Restaurante Fasano”. (FRACALOSSI, 2012).
Assim como o hotel as demais estruturas, spa, piscina e bar, salão de festas, etc. foram concebidas da mesma forma, distribuídas no terreno em conjunto com a vegetação e principalmente em meio as pedras.

Análise do Projeto
Observando as imagens da obra, constatamos que o arquiteto conseguiu atingir seu objetivo, ou seja, conseguiu integrar a estrutura do hotel com a natureza do local tornando assim o próprio hotel um ponto turístico, aproveitando da melhor forma possível as belas paisagens do Uruguai, com tudo e muito mais que um 5 estrelas pode oferecer.
Toda a estrutura do hotel é integrada com a natureza, com um estilo rustico que confere aconchego e sensações de um espaço natural e íntimo, porém muito sofisticado, como podemos observar nas imagens com concreto aparente, revestimentos de pedras, mobiliário de madeira e couro.
Porém a forma de implantação acabou comprometendo a circulação em dias chuvosos, por exemplo, o estacionamento, os serviços, bem como o restaurante, área de eventos e os bangalôs são edificações isoladas e distantes umas das outras, porém como o objetivo é o contato com a natureza talvez essa caminhada entre as edificações do hotel, mesmo em dias chuvosos, não seja um aspecto negativo, dependendo é claro da expectativa do hospede com relação ao hotel.
É possível também fazer o trajeto entre as edificações de carro, então a distância entre as edificações, principalmente dos bangalôs proporciona maior privacidade, concluímos então nossa análise da implantação bem como de toda a estrutura do hotel de forma positiva.

Parâmetros de Projeto Utilizados
HOTEL: Com 32 bangalôs de 80 e 120m²
SPA: A área de relax conta com cinco salas que oferecem uma grande diversidade de tratamentos, mais de 20 tipos de massagem além de completo Fitness Center
PISCINA E BAR
SALÃO DE FESTA
2 RESTAURANTES
CAMPO DE GOLFE: Integrado com a natureza exuberante da região e projetado por Arnold Palmer
GOLFE CLUBE HOUSE: O ponto de encontro dos golfistas antes e depois dos jogos dentro de um antigo vagão de trem. Ele ainda conta com um deck com mesas e possui opções de snacks e drinks;

Dados da Obra
Relação com o Entorno
No projeto do Hotel Fasano Las Piedras, a relação com o entorno e o partido arquitetônico se complementam e estão intimamente ligados, tendo em vista que as belas paisagens não foram modificadas para a inserção do hotel e sim se complementam à paisagem natural. O turismo dessa região é motivado pelas belas paisagens, então preservar suas características e utilizar materiais locais foi essencial neste projeto.
“Os terrenos do Las Piedras são áreas em torno de 5 mil metros quadrados e possuem vistas para a mata, lagos e são entrecortados pelo campo de golfe assinado por Arnold Palmer. O paisagismo típico da região combinado com o pôr-do-sol espetacular de Punta del Este criam um cenário maravilhoso às margens do Rio Maldonado”. (FASANO..., 2016).

Aspectos Relevantes
Análise Técnica
Implantação
Referências Projetuais
O que mais chamou nossa atenção neste projeto é a sua intima relação com a paisagem, valorizando os aspectos naturais típicos da sua região. Mesmo um empreendimento que não seja turístico acreditamos que todo turista, viajante ou empresário que necessita dos serviços de hotelaria mesmo que esteja apenas de passagem pela cidade, deseja conhecer o local que está hospedado, conhecendo sua cultura, gastronomia, belezas naturais, etc. por isso queremos, assim como no estudo de caso, valorizar as características da cidade na qual o hotel será implantado.
Trazer como referência a utilização de materiais diferentes que se enquadrem no contexto a ser inserido o hotel, na busca de promover a surpresa do cliente ao se deparar com acomodações diferentes do senso comum da construção civil, fazendo com que o hóspede tenha certeza de que não está em seu local habitual, o que proporciona sair da rotina, descansar a mente, ativar a imaginação.

Fasano Las Piedras
Programa de Necessidades
Bangalôs (FRACALOSSI, 2012)
Restaurante (FRACALOSSI, 2012)
Paisagem entorno do hotel (FASANO....,2016)
Relação do hotel com a natureza (FASANO...,2016)
Conceito
O conceito segundo o web site oficial do hotel Fasano... (2016) está intimamente ligado a natureza e as maravilhosas paisagens, tento em vista que a região é um importante ponto turístico do país.
O Hotel como um empreendimento turístico procurou valorizar a natureza, “[...] dominada por uma paisagem dramática e deslumbrante: árida, rochosa e de vegetação esparsa e rasteira”. (FRACALOSSI, 2012).
No local já existia uma residência que segundo Fracalossi (2012) “O cenário inspirou o antigo proprietário a erguer, com as pedras do próprio local, a sua casa e um anexo”.
Então o arquiteto desafiado a projetar este hotel relata: “Ao chegar lá para uma primeira visita de reconhecimento do terreno, não tivemos dúvida de que essas construções – rústicas e artesanais – deveriam ser preservadas”. (FRACALOSSI, 2012).


Vegetação do entorno (FASANO...,2016).
Paisagem entorno do hotel (FASANO...,2016).
No hotel Fasano o primeiro e principal parâmetro de projeto que pôde ser identificado, foi com certeza, a forma com que foi preservado o cenário natural, a preservação das características naturais do local, com a topografia, a vegetação e as formações rochosas existentes, a relação com o entorno que o hotel deixa explícito nas suas acomodações. Como citado anteriormente, (FRACALOSSI...,2012), explica que a implantação das unidades foi pulverizada no terreno, as edificações foram pousadas naturalmente, como as pedras do local. O luxo e o cuidado com os detalhes também são parâmetros de um hotel de alto padrão, e com tanto diferenciais tornaram assim o próprio hotel um ponto turístico.
Este empreendimento foi edificado com objetivo turístico, então todos os parâmetros de projeto visavam valorizar as belezas naturais da região e propor diferenciais. O empreendimento combina casas particulares, quartos de hotel, espaços de convívio como o salão de festas, restaurante e outros diferenciais
A região na qual está localizado o hotel já era turística, com objetivo de potencializar essa característica ele foi edificado em uma extensa área de terra sendo o hotel um conjunto de edificações construídas de forma isoladas e distantes umas das outras e integrado com a natureza, promovendo assim maior individualidade e privacidade aos hospedes. Parâmetros estes gerados a partir de uma ideologia de “casa de campo”, que propõem um espaço de descanso integrado com a natureza e preserva características arquitetônicas da região.
Pace (2011) descreve muito bem o resultado obtido através dos parâmetros identificados por nós. “Isay Weinfeld, autor do projeto de implantação e arquitetura, não poderia ter sido melhor escolhido para este empreendimento, já que seu estilo segue uma linha similar a das casas de lá, que utilizam vidros grandes, sem telhado aparente, projetos que adotam os caixotes minimalistas feitos com linhas retas que tanto atraem os visitantes interessados na arquitetura local. Os interiores dos espaços, áreas comuns e quartos, são acolhedores por conta dos revestimentos em madeira, mobiliário de couro e tapetes. Dão a sensação de estar em casa”.

Descrição da Obra
O Hotel Fasano Las Piedras é um empreendimento construído em Punta del Este, no Uruguai. Combina casas particulares, bangalôs de hotel e outros diferenciais como spa, piscina e bar, salão de festa, restaurante, campo de golfe, centro equestre, campos de polo e 3km de praia no riverside do Arroyo Maldonado, numa ampla área de 480 hectares (FRACALOSSI, 2012).

Segundo Fracalossi (2012) O hotel conta com 20 bangalôs (80 e 120m²), porém no web site do Hotel Fasano... (2016) ele conta hoje com 32 bangalôs o que indica uma ampliação. Ainda segundo o mesmo web site o hotel está passando por uma nova ampliação que tem previsão de termino ainda este ano.



Referências
FASANO Las Piedras. Web site oficial las piedras Fasano. Uruguai, 2016. Disponível em: < http://www.laspiedrasfasano.com/> Acesso em: 25 fev. 2016.

FRACALOSSI, Igor. Fasano Las Piedras Hotel / Isay Weinfeld. ArchDaily Brasil. 14 fev. 2012. Disponível em: < http://www.archdaily.com.br/br/01-30866/fasano-las-piedras-hotel-isay-weinfeld>. Acesso em: 25 fev. 2016.

WEINFELD, Isay, Web site oficial do arquiteto. Disponível em: http://isayweinfeld.com/projects/ Acesso em: 28 fev. 2016.

PACE, Maria Di. Por Isay Weinfeld. Eye4design. 05 out. 2011. Disponível em: < https://eye4design.com.br/por-isay-weinfeld/>. Acesso em 29 fev. 2016.

(FRACALOSSI, 2012)
“Dentre as principais mudanças está a renovação da área de hospedagem para um novo conceito de 10 suítes construídas sobre um edifício único e que preserva a mesma identidade arquitetônica do espaço – de localização estratégica no topo do vasto planalto com uma das vistas mais espetaculares da região”. (FASANO..., 2016)
Ambos os sites utilizados referem-se aos quartos do hotel como bangalôs, que segundo o dicionário da língua portuguesa significa casa de campo pequena situada nos arredores da cidade, ressaltando sua edificação totalmente térrea, característica típica das casas de campo.

Nome da Obra: Fasano Las Piedras
Finalidade: Hotel Turístico 5 estrelas
Arquiteto: Isay Weinfeld
Construção: Estúdio Obra Prima
Localização: Punta del Este, Uruguai
Ano do Projeto: 2008
Conclusão da Obra: 2010
Área do Terreno: 480 hectares equivalente a 4,8 milhões de m²
Área construída: 43 mil m²
CENTRO EQUESTRE: Com pista de areia para a prática de salto e diversas trilhas
QUADRA DE TÊNIS: Além de professores capacitados para darem aulas aos hóspedes e proprietários
PRAIA PRIVATIVA: Uma praia exclusiva do empreendimento com apoio de bebidas e comidas. Também dispõe de acesso de barco ao parador da Praia Brava
KIDS CLUB: Diversão e entretenimento para as crianças sob a coordenação de monitores altamente preparados
Golfe Clube House (FASANO..., 2016)
Implantação, ( (FRACALOSSI, 2012)
Campo de Golfe (FASANO...,2016)
Restaurante Fasano (FASANO...,2016)
Bangalôs (FRACALOSSI, 2012)
Spa (FRACALOSSI, 2012)
Spa (FRACALOSSI, 2012)
Kids Club (FASANO..., 2016)
Bangalôs (FRACALOSSI, 2012)
Centro equestre (FASANO..., 2016)
Praia privativa (FASANO..., 2016)
Quadra de tênis (FASANO..., 2016)
Piscina externa (FASANO..., 2016)
Paisagem entorno do hotel (FASANO...,2016)
Concreto aparente (FRACALOSSI, 2012)
Croqui da análise (AS AUTORAS)
Utilização de madeira na decoração (FRACALOSSI, 2012)
Planta baixa do restaurante (FRACALOSSI, 2012)
Planta baixa dos bangalôs (FRACALOSSI, 2012)
Planta baixa (FRACALOSSI, 2012)
(FRACALOSSI, 2012)
Planta baixa (FRACALOSSI, 2012)
(FRACALOSSI, 2012)
(FRACALOSSI, 2012)
(FRACALOSSI, 2012)
(FRACALOSSI, 2012)
Quadra de tênis (FASANO...,2016)
FONTE: (FRACALOSSI, 2012)
FONTES: Fasano... (2016) e Fracalossi (2012)
Fachada Espaço de Eventos (FASANO...,2016)
Espaço de Eventos (FASANO...,2016)
Restaurante Las Piedras (FASANO...,2016)
Fachada Restaurante Las Piedras (FASANO...,2016)
(FRACALOSSI, 2012)
Piscina e bar (FASANO...,2016)
Relação Partido x Entorno (FASANO...,2016)
A acústica, como tudo no hotel Fasano, foi trabalhada dentro das edificações, com uma identidade própria e única, pode ser percebida através dos revestimentos e mobiliário, o forro de madeira, os móveis pesados e originais em estilo rústico, utilizando muito couro, madeira e pouquíssimos materiais que exibam a reflexão do som, tornando o ambiente tênue e agradável.
Nos bangalôs a insolação foi trabalhada com a criação de brises de concreto na varanda da edificação, o que permite a entrada tênue da luz do sol, sem prejudicar o interior.
Bar (FASANO, 2012)
(FASANO, 2012)

A ventilação natural faz parte de todos os estabelecimentos do hotel, o fato de cada acomodação ser individual, permite que tanto a ventilação, como insolação seja 100% aproveitada, da maneira mais adequada em cada localidade.

Brises de concreto (FASANO, 2012)
Bangalô (FASANO, 2012)
O restaurante utilizou-se de jardins verticais a fim de manter sempre uma temperatura agradável em seu interior, tendo em vista que a vegetação não permite a entrada do frio intenso do inverno e ajuda a refrescar o ambiente na época de calor.
Fachada Restaurante Las Piedras (FASANO...,2016)
Full transcript