Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Evoluçao tecnologica da comunicação

No description
by

Arménio Marques

on 20 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Evoluçao tecnologica da comunicação

Evoluçao tecnologica da comunicação Sinais de fumo O fumo é um sinal, das mais antigas formas de comunicação à distância.
Os índios norte-americanos comunicavam através de sinais de fumo e cada tribo tinha o seu próprio sistema de sinalização e código. Papiro Foi por volta de 2500 a.C. que os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, considerado o precursor do papel. Para confeccionar o papiro, corta-se o miolo esbranquiçado e poroso do talo em finas lâminas. Depois de secas, estas lâminas são mergulhadas em água com vinagre para ali permanecerem por seis dias, com propósito de eliminar o açúcar. Outra vez secas, as lâminas são ajeitadas em fileiras horizontais e verticais, sobrepostas umas às outras. A sequência do processo exige que as lâminas sejam colocadas entre dois pedaços de tecido de algodão, sendo então mantidas e prensadas por seis dias. E é com o peso da prensa que as finas lâminas se misturam homogeneamente para formar o papel amarelado, pronto para ser usado. O papiro pronto era, então, enrolado a uma vareta de madeira ou marfim para criar o rolo que seria usado na escrita. Telégrafo Em 1832, durante uma viagem de navio, participou de uma conversa sobre o eletroímã, dispositivo ainda pouco conhecido. Em 1835 construiu finalmente seu primeiro protótipo funcional de um telégrafo, pesquisando-o até 1837, quando finalmente passou a dedicar-se inteiramente ao seu invento. Em meados de 1838 finalmente estava com um código de sinais realmente funcional chamado Código Morse. Telégrafo Em 1832, durante uma viagem de navio, participou de uma conversa sobre o eletroímã, dispositivo ainda pouco conhecido. Em 1835 construiu finalmente seu primeiro protótipo funcional de um telégrafo, pesquisando-o até 1837, quando finalmente passou a dedicar-se inteiramente ao seu invento. Em meados de 1838 finalmente estava com um código de sinais realmente funcional chamado Código Morse. Funcionamento do telégrafo Telemovel No dia 3 de Abril de 1973, pela mão de MartinCooper, aquele que é considerado o pai do telemóvel, foi ele que fez a primeira chamada publica de um telemóvel.

2G No final da década de 80, surge segunda geração de telemóveis(2G), equipados com o sistema GSM (Global System for Mobile)que passou a desempenhar um papel muito importante, permitindo a melhoria das comunicações móveis e começando a haver mais qualidade nas comunicações. 3G O aparecimento da terceira geração de telemóveis (3G) surgiu na Europa em 2003, e o seu aparecimento fez com que surgissem inovações nunca antes imaginadas como, tirar fotos, filmar, jogar, músicas, mas GPS, videoconferências e instalação de programas variados.

3G 2G Televisão A primeira televisão Era feita em madeira; Possuía sintonizador manual. Botão rotatório; Não tinha sintonizador de canal em UHF o que limitava o número de canais; Era necessário deixar o equipamento aquecer; O som chegava antes da imagem Historia da televisão Em 1923 um inventor Americano Charles Jenkins usou a ideia do disco Nipkon para inventar o primeiro sistema mecânico da televisão. Por volta de 1931 o modelo 100 do rádio visor estava a ser vendido num kit completo como uma televisão mecânica. Em 1926 Jenkins, pouco após um inventor Bretão conhecido como John Logie Baird foi a primeira pessoa a ter sucesso nas figuras a mexer através do sistema de disco mecânico iniciado por Nipkow. Ele também iniciou o primeiro estúdio de televisão. Desde 1926 até 1931, o sistema de televisão mecânica viu muitas inovadoras. Embora as descobertas desses homens no departamento da televisão mecânica foram muito inovadora por volta de 1934, todos os sistemas televisivos foram convertidos em sistema electrónico que este a ser usado ainda hoje O radio foi desenvolvido por um italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio.
O radio foi uma evoluçao do telegrafo.
Nenhum aparelho esteve tao perto do homem pois mais recentemente o pequeno tamanho permite o seu transporte. O radio Computador 1951/1959 - Computadores de primeira geração:

Circuitos eletrônicos e válvulas
Uso restrito
Precisava ser reprogramado a cada tarefa
Grande consumo de energia
Problemas devido à muito aquecimento 1959/1965 - Computadores de segunda geração:

Início do uso comercial
Tamanho gigantesco
Capacidade de processamento muito pequena
Uso de transistores em substituição às válvulas
1965/1975 - Computadores de terceira geração:

Surgem os circuitos integrados
Diminuição do tamanho
Maior capacidade de processamento
Início da utilização dos computadores pessoais Aparecimento dos aplicativos de quarta geração:

Surgem os softwares integrados
Processadores de Texto
Planilhas Eletrônicas
Gerenciadores de Banco de Dados
Gráficos
Gerenciadores de Comunicação As principais características da quinta geração:

Supercomputadores
Automação de escritórios
Automação comercial e industrial
CAD/CAM e CAE
Robótica
Imagem virtual
Multimídia
Era on-line (comunicação através da Internet) FIM
Arménio Marques Nº2 11ºG
Full transcript