Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Crescimento demográfico e sustentabilidade

No description
by

Mariana Fonseca

on 10 January 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Crescimento demográfico e sustentabilidade

Crescimento demográfico e sustentabilidade demografia: estudo dos padrões de crescimento, do movimento e do desenvolvimento das populações Factores Mortalidade Natalidade Fecundidade Alimentação Imunidade e doença A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos registados, em média por mil habitantes, numa dada região num certo período de tempo (geralmente um ano). Por taxa de natalidade deve entender-se o número de crianças que nascem anualmente por cada mil habitantes, numa determinada área. Actualmente, o que se verifica é uma queda global dos índices de natalidade. A taxa de natalidade, isto é, o número total de nados-vivos num período de tempo, depende do número de filhos que cada mulher tem, ou seja, da taxa de fecundidade. A alimentação é obviamente um factor que influencia o crescimento, porque a sua qualidade está directamente relacionada com a saúde das populações. Uma dieta não equilibrada contribui para a debilitação do organismo e do sistema imunitário, ficando as populações mais propensas a contrair doenças, o que pode aumentar a taxa de mortalidade. A imunidade e a doença são outro factor importante no crescimento demográfico. Este factor é influenciado por várias condicionantes, nomeadamente as condições de vida das populações, as descobertas no campo da Medicina, tais como a vacinação, o acesso aos serviços de saúde, etc. Progressiva melhoria ao nível dos cuidados de saúde;

Progressivo aumento do rendimento de famílias;

Maior generalização da instrução/alfabetização;

Melhoria das dietas alimentares, das condições de habitação, dos cuidados de higiene e do aumento das infra-estruturas sanitárias; Evolução demográfica Primeira fase ou fase de crescimento lento Segunda fase ou fase da revolução demográfica Terceira fase ou fase da explosão demográfica Melhoramento da produção e distribuição de alimentos;

Melhorias na saúde pública;

Avanços da medicina; Causas da explosão demográfica Consequências Aumento da poluição que leva à ocorrência de chuvas ácidas e ao agravamento do aquecimento global;

O esgotamento dos recursos naturais ;

Degradação de vários ecossistemas ;

Desflorestação; Medidas Dinamização de campanhas publicitárias

A divulgação do uso de métodos contraceptivos

A legalização da interrupção voluntária da gravidez

O alargamento dos serviços de informação no âmbito do planeamento familiar

A promoção social da mulher O exemplo da China No final da década de 70, o governo chinês impôs a política do filho único, para baixar o ritmo de crescimento da população. Padrões de crescimento demográfico A análise da estrutura etária permite o conhecimento de um conjunto de características da população, a partir das quais se torna possível definir políticas adequadas para diversos factores socioeconómicos, como a saúde, a educação, a segurança social, o emprego, etc; Nos países em desenvolvimento agravam-se problemas como:

a subnutrição

a falta de habitação e emprego

a má prestação de cuidados de saúde

o difícil acesso à educação Qual é o nosso futuro? Qual é a definição de demografia? (A) Estudo dos padrões de desenvolvimento, da evolução e do crescimento das populações.

(B) Estudo dos padrões de crescimento, do movimento e do desenvolvimento das populações.

(C) Estudo das movimentações, do orçamento e do desenvolvimento das populações. Quais são os factores que influenciam o crescimento demográfico? (A) Fertilidade, mortalidade, imunidade e doença e alimentação.

(B) Orçamento familiar, natalidade, imunidade, doença e alimentação.

(C) Fecundidade, desemprego, doença e alimentação. As causas da diminuição da mortalidade devem-se: (A) À progressiva melhoria ao nível dos cuidados de saúde, permitindo, assim, um combate mais eficaz às doenças que anteriormente eram causa de morte.

(B) A uma maior generalização da alfabetização permitiu resultados menos eficazes a nível da divulgação e da consciencialização das populações para a necessidade de cuidados médico-sanitários regulares;

(C) Um progressivo aumento do rendimento de famílias, nomeadamente através de melhores salários e do contributo do trabalho do homem para o orçamento familiar. (A) Não depende da

(B) Depende da

(C) É igual à A taxa de natalidade ________ taxa de fecundidade. A alimentação é um factor que influencia o crescimento … (A) Porque uma dieta não equilibrada contribui para a debilitação do organismo e do sistema respiratório, ficando as populações mais propensas a contrair doenças, o que pode aumentar a taxa de mortalidade.

(B) Porque a sua quantidade está inversamente relacionada com a mortalidade das populações.

(C) Porque a sua qualidade está directamente relacionada com a saúde das populações. As estatísticas mostram que a população mundial tem... (A) ...crescido de modo contínuo ao longo do tempo, mas com intensidades e proporções diferentes.

(B) ...diminuído de modo contínuo ao longo do tempo, mas com intensidades e proporções diferentes.

(C) ...crescido de modo contínuo ao longo do tempo, com intensidades e proporções iguais. De 1750 até à Segunda Guerra Mundial: (A) As taxas de natalidade foram baixas, as taxas de mortalidade foram elevadas e houve um baixo crescimento populacional.

(B) As taxas de natalidade foram elevadas, as taxas de mortalidade foram baixas e houve um elevado crescimento populacional.

(C) As taxas de natalidade foram iguais às taxas de mortalidade e o crescimento populacional foi baixo. O melhoramento das condições de vida que ocorreram a nível mundial resultaram de: (A) Melhorias na saúde pública.

(B) Avanços da medicina.

(C) As duas alíneas anteriores. O rápido crescimento da população humana tem diversas consequências negativas a nível mundial, tais como: (A) A diminuição da poluição, que leva à ocorrência de chuvas ácidas e ao agravamento do aquecimento global.

(B) O esgotamento dos recursos naturais - os recursos disponíveis para a população não são suficientes para satisfazer as suas necessidades.

(C) Desflorestação – com a construção de casas é construída uma grande parte das florestas. Quais são as medidas que levam os casais a ter menos filhos? (A) A divulgação do uso de métodos contraceptivos, muitas vezes com distribuição gratuita.

(B) A promoção social do homem, através da sua instrução e formação profissional.

(C) Dinamização de campanhas publicitárias que promovam a ideia de que uma família com 4 ou 5 filhos pode ter melhor qualidade de vida e ser mais feliz. Actualmente, a manutenção de baixas taxas de natalidade deve-se aos seguintes factores: (A) Há cada vez menos exigências com a educação dos filhos, o que aumenta as despesas da família.

(B) Grande parte da população vive no espaço rural, onde as habitações são mais caras e menos espaçosas.

(C) Aumento da participação da mulher no mundo do trabalho, o que faz com que deixe de ter tanta disponibilidade para cuidar dos seus filhos, obrigando-a a ter despesas com amas ou infantários. De um modo geral as medidas antinatalistas procuram: (A) Sensibilizar a população para não controlar o número de nascimentos.

(B) Sensibilizar a população para controlar o número de nascimentos.

(C) Nenhuma das alíneas anteriores. No final da década de 70, o governo chinês impôs uma política. Qual foi a política imposta? (A) Um casal, um filho, para baixar o ritmo de crescimento da população.

(B) Um casal, três filhos, para acelerar o ritmo de crescimento da população.

(C) Um casal, nenhum filho, para parar o ritmo de crescimento da população. A pirâmide relativamente aos países desenvolvidos tem: (A) Uma base muito larga devido à grande percentagem de jovens.

(B) Um topo relativamente estreito porque, como a esperança média de vida é baixa, a percentagem de idosos é mais significativa.

(C) Uma base estreita, pois a percentagem de jovens é baixa e, devido à descida da taxa de natalidade, existem classes etárias ocas. Nos países em desenvolvimento, devido ao elevado número de jovens e ao ritmo de crescimento demográfico acentuado, agravam-se problemas como: (A) A subnutrição, devido ao facto de a necessidade de alimentos ser cada vez menor.

(B) A má prestação de cuidados de saúde, sobretudo nas classes etárias mais altas.

(C) A falta de habitação e emprego que origina o crescimento dos bairros de lata e a expansão de actividades ilícitas como a produção e o tráfico de droga, a prostituição, etc. FIM
Full transcript