Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA JUVENTUDE

No description
by

Heloisa Vianna Pellegrini

on 13 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA JUVENTUDE

Apesar das diversas doenças, os jovens com idade média de 10 aos 16 anos ainda passam em média, 4 horas na frente da televisão. Realizamos uma pesquisa no colégio Marista São Francisco, Chapecó- SC, na qual entrevistamos turmas dos 8º, 9º e ensino médio lhes perguntando que tipo de programa eles assistiam e quantas horas em média eles ficavam. Por meio de pesquisas, encontramos algumas medidas que podem ajudar a amenizar o vício televisivo, ou acabar com o mesmo:

1. Anote o tempo que você faz o uso da televisão semanalmente;

2. Crie uma lista com várias atividades que podem substituir o tempo que você passa assistindo TV, sempre tentando não esquecer de verificar a lista antes de ligar o aparelho;

3. Defina um limite para o tempo que você vai assistir televisão em uma semana. Grave o seu tempo e não mude sua decisão;

4. Se possível, retire a televisão do cômodo onde costuma ficar, e tente passar mais tempo com sua família e amigos ou praticando outras atividades. Os pais também devem contribuir estabelecendo limites perante ao tempo e aos programas vistos pelos filhos, vejamos:

1. Até os dois anos de idade, evite que o filho veja TV. É melhor escolher atividades que estimulem a linguagem e o desenvolvimento cerebral, como falar, jogar, ler, cantar e ouvir músicas;

2. Depois de dois anos, é recomendado que a criança assista programas voltados ao universo infantil;

3. Imponha limites de mais ou menos duas horas por dia, quanto menos tempo, melhor. É bom assisitir junto com seu filho, conversar sobre o programa que está sendo visto;

4. Não ligue a televisão na hora das refeições;

5. Não use a TV como recompensa ou "babá";

6. Apresente atividades diferentes para seu filho "esquecer" a TV;

7. Não coloque um aparelho televisivo no quarto da criança. Sendo um meio de comunicação, estudo e diversão, o uso da televisão deve ser controlado, pois o uso excessivo pode causar até o sedentarismo. Além de controlar o tempo, devemos controlar os tipos de programas aos quais assistimos, para que não mudem nosso modo de nos comportar.
Devemos usá-la para o bem, sem prejudicar nossa saúde, por isso o controle dos pais é importante. Assim, os pais podem evitar qualquer problema psicológico ou físico, buscando uma atividade que leve o jovem a largar a televisão. Desse modo, os pais estarão protegendo o futuro dos seus filhos.
Se compararmos as décadas passadas, veremos que a obesidade vem aumentando muito ao longo dos anos, tanto por uma má alimentação, quanto pelo uso excessivo da televisão.
Com essas atitudes, estaremos tratando, não só do problema dos jovens com a televisão, mas fazendo com que o futuro deles melhore em todos os aspectos. Ainda possuímos a ajuda de vários grupos que lutam pela mudança no pensamento da população em geral. Grupos que lutam e fazem a diferença na vida de milhares de pessoas. Realizamos uma pesquisa no Colégio Marista São Francisco com aproximadamente 250 a 270 alunos de 13 a 16 anos de idade, tanto do gênero feminino e masculino, em relação aos tipos de programas que jovens dessas idades assistem, os resultados estabelecidos foram: Nessa mesma pesquisa, também verificamos o tempo que esses jovens passam em frente à televisão, observe: Influência da Televisão na Juventude OBESIDADE:
Ficar sentando em frente à televisão ingerindo alimentos calóricos, resulta no aumento de peso e afeta a saúde física e motora. REGENERAÇÃO:
Televisão pode estar envolvida em alterações na atividade, tamanho e consistência das células da pele, responsáveis pela regeneração e defesa contra doenças. DOENÇAS DO CORAÇÃO:
Devido a hábitos adquiridos na infância e adolescência, o aumento de colesterol pode ocasionar doenças no coração, como por exemplo, o acúmulo de gordura nas artérias que levam sangue até o coração. METABOLISMO:
Quanto mais tempo passamos frente à televisão, mais a taxa de nosso metabolismo diminui, o que dificulta a queima de gorduras. ALZHEIMER:
Pessoas entre 20 e 60 anos que assistem TV, podem desenvolver Alzheimer. A atenção, a memória e o tempo de reação podem também ser afetados. HORMÔNIOS:
Assistir TV reduz a produção de melatonina, importante hormônio e poderoso antioxidante que tem papel fundamental no sistema imunológico, no ciclo do sono e nos processos fisiológicos relacionados a puberdade. AUTISMO:
Assistir televisão pode ser um fator importante no desenvolvimento do autismo em crianças mais novas. Atualmente uma a cada 166 crianças são afetadas pelo autismo. SONO:
Foi apontada relação entre a televisão e dificuldades de dormir em grupos de idades diferentes de crianças e adultos. APETITE:
A falta de sono atribuída a TV pode aumentar o apetite e a produção de gordura no corpo. Pesquisas sugerem que isso se deve a alterações nos hormônios que controlam a sensação de fome e de saciedade. DIABETES:
Assistir TV está diretamente relacionado ao aumento do risco de diabetes principalmente devido ao sedentarismo e ao consumo de alimentos doces. DESENVOLVIMENTO CEREBRAL:
Assistir TV foi apontado por neurocientistas como “uma atividade não intelectualmente estimulante” para o desenvolvimento cerebral. O brasileiro já pode ser considerado um viciado em televisão comparando com os EUA, considera-se uma pessoa viciada quando passa mais de 2 horas por dia em frente ao aparelho, aqui no Brasil, o número é espantoso, a pesquisa feita pelo Doutor Luiz Cuschnir, revelou que a média diária da população é de 5 horas diárias.
Segundo o Doutor, esse dado de viciado é implantado com preciptação pelo fato do vício estar envolvido com o lado pscicológico de cada um e inclui diversas atitudes que indicam a tal dependência.
O doutor também destacou as principais consequências: consumo exagerado, provoca restrição intelectual e claro também pode causar influência conforme o artigo assistido.
Existem impactos positivos e nagativos dentro das famílias, e apesar de não parecer acaba, unindo a família em determinados momentos, porém, pode trazer assuntos "indesejáveis" para o momento familiar. Referências bibliográficas:

http://www.folhadaregiao.com.br
http://videofotoblog.wordpress.com/2007/06/05/assistir-tv-pode-causar-alzheimer-e-outras-doencas-em-criancas/ ,
http://www.erhnam.com/noticias/jovens-televisao-habitos-saudaveis.html
http://leonor-alves-vieira.blogspot.com.br/2011/06/crianca-e-televisao.html
http://www.allaboutlifechallenges.org/portuguese/vicio-de-televisao.htm
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI79346-10541,00.html
http://reporterdecristo.com/wp-content/uploads/2012/01/A-influ%C3%AAncia-da-TV-na-vida-das-crian%C3%A7as.jpg
http://www.luizcuschnir.com.br/materias/temas/viciadosTV.html
Pesquisa de campo realizada no dia 5 de maio de 2012, com alonos de 13 a 17 anos no Colégio Marista São Francisco, em Chapecó, Santa Catarina.

Imagens:

http://intrometendo.com/wp-content/uploads/2012/08/compuls%C3%A3o-por-doces.jpg
http://rlv.zcache.com.br/sono_do_zzz_do_sleepyhead_cartao_postal-p239694645277065913envli_400.jpg
http://www.inclusive.org.br/wp-content/uploads/2010/01/autism.png
http://1.bp.blogspot.com/-ME7Sq3qJckE/TgFK-_sI9oI/AAAAAAAAAAg/8BUSWczZw-4/s1600/deficit_atencao_hiperatividade.jpg
http://www.consumismoeinfancia.com/static/uploads/images/televis%C3%A3o_index_img.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_vzJOLK5vnvw/S8NaYCeemXI/AAAAAAAAAts/iqHrtqtBDEQ/s1600/Carl%2BTheodor%2BSorensen%2BC031.jpg
http://meninadosolhos00.blog.terra.com.br/files/2010/03/eyes.jpg
http://lh4.ggpht.com/-HBxLIrn8GR4/Tk_6RHx0VrI/AAAAAAAABcw/ho_d76-jr5Y/Cerebro.jpg
http://blogdacademia.files.wordpress.com/2010/04/apetite-thumb4121786.jpg
http://conradopaulinoadv.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/02/image_mini11.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-8ueNQwSTnJc/T7gaMPquZBI/AAAAAAAABvU/OEpdJG9IhdY/s1600/retro-tv.jpg
http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/w/wp-content/uploads/2012/04/coracao.
http://hypescience.com/wp-content/uploads/2008/11/assistindo-tv-g.jpg
http://cdnx.sempretops.com/wp-content/uploads/obesidade.gif A televisão pode ser um meio eficaz no desenvolvimento de um jovem, pois é através dela que eles podem aprender a ter comportamentos positivos e também a viver em comunidade. Hoje em dia, através da televisão, as pessoas estão mais informadas sobre os acontecimentos da sociedade.
Embora uma pequena parte de programas seja produzido com o objetivo de educar, a maioria visa os lucros. Alguns programas de televisão acabam influenciando as atitudes dos jovens, deixando de se tornar um recurso de cultura e informação para se tornar um recurso no qual expõem o sexo, violência, drogas e o consumismo. As garotas, principalmente, acabam seguindo como exemplo modelos e personagens de novelas com o ‘’corpo padrão’’, o que as leva a muitos regimes, práticas de emagrecimento inadequadas. Ou também podemos citar como exemplo a violência presente nos programas, que pode levar à mudança de atitudes e a geração de comportamentos agressivos. O aparelho televisivo também pode influenciar fisicamente e mentalmente um adolescente, gerando uma série de doenças, não apenas o sedentarismo. Estudos feitos por um psicólogo chamado Dr. Aric Sigman indicam que o excesso de tempo na frente da televisão pode gerar, e são muito mais graves do que apenas o sedentarismo e a obesidade, entre eles estão: COLÉGIO MARISTA SÃO FRANCISCO

INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NA JUVENTUDE

ALUNOS: ANNELISE PIOLA CASARIN, GUSTAVO DA SILVA, HELOISA VIANNA PELLEGRINI, VICENTE AUGUSTO CANEI VEDANA E VÍTOR MORAIS FREDDO

SÉRIE: 8ª

ANO: 9°

PROFESSOR (A): MEIRE FERRARI DE CASTRO

PALAVRAS-CHAVE: JOVENS, TELEVISÃO, INFLUÊNCIA E SAÚDE.

NESSE TRABALHO IREMOS ABORDAR A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NA VIDA DA JUVENTUDE DOS DIAS DE HOJE, ANALISAREMOS OS BENEFÍCIOS E OS MALEFÍCIOS CAUSADOS NOS JOVENS PELA INFLUÊNCIA DA MESMA, TAIS COMO: INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO, DOENÇAS FÍSICAS E MENTAIS, O SEDENTARISMO QUE ACABA POR SE DESENVOLVER. VISÃO:
Problemas de visão como a míopia, que antes era adquirido somente pela genética, agora também pode ser obtido por tempo excessivo na frente da TV ou do computador. DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO:
Longos períodos assistindo TV podem afetar o desenvolvimento de células cerebrais, tendo como resultado dificuldade em se concentrar. Em crianças, os danos vão afetar o aprendizado.
Full transcript