Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Leonardo da Vinci

Biografia e Génio
by

José Almeida

on 17 May 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci Sabedor de inúmeras áreas... Um puro génio... Anatomista Físico Engenheiro Inventor Arquitecto Escultor Cartógrafo Geólogo Astrónomo Compositor Poeta Cozinheiro Matemático Biografia Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano, perto de Vinci, a 15 de Abril de 1452. Era filho do notário Piero di Antonio da Vinci e de uma camponesa, Catarina.

No ano do seu nascimento, o seu pai casou com uma mulher muito mais nova, Albiera di Giovanni Amadori. Leonardo foi separado da mãe aos 5 anos de idade e, a partir de então, passou a viver com o pai. Possivel Casa de Leonardo Leonardo cresceu no campo o que poderá justificar o seu amor pela natureza. Teve uma grande paixão por cavalos que, mais tarde, foram objecto de magníficos estudos. Esboço de um cavalo Em 1469, Leonardo mudou-se para Florença onde iniciou a sua aprendizagem em pintura no atelier do célebre pintor florentino Andrea del Verrocchio (1436-1488).

Em 1472 iniciou investigações anatómicas. Elaborou então inúmeros desenhos e esquemas do corpo humano. A figura ao lado é um exemplo desse trabalho. Duas perspectivas do crânio O seu primeiro desenho, intitulado "Desenho da paisagem do Vale do Arno", é datado de 1473. Desenho da Paisagem do Vale do Arno Até 1480, produziu uma série de quadros pequenos, como a "Madona com Cravo", a "Madona Benois" e, possivelmente, também a "Anunciação". Em 1482, mudou-se para Milão e ofereceu os seus serviços como engenheiro, escultor e pintor a Ludovico Sforza (1451-1508). Madona com Cravo e 1483 até 1486, juntamente com Ambrogio e Evangelista de Predis, aceitou e executou a encomenda de uma pintura de altar: "A Virgem dos Rochedos".

De 1487 até 1488, trabalhou como arquitecto no atelier da Catedral de Milão. A Virgem dos Rochedos Em 1489, Leonardo planeou um tratado de anatomia com base numa grande colecção de desenhos anatómicos que havia realizado a partir de observações e dissecações humanas e animais. Esboço do corpo humano De 1489 até 1494, trabalhou na estátua equestre de Francesco Sforza em Milão. Nesse mesmo período pintou os "Retrato de Cecilia Gallarani e de Lucrezia Crivelli". Retrato de Cecilia Gallarani De 1495 até 1498, Leonardo entregou-se à pintura de "A Última Ceia" encomendada por Ludovico Sforza. A Última Ceia Em 1500, regressou a Florença e iniciou aquele que seria o seu período mais produtivo como pintor. Na primavera desenhou um croquis para a "A Virgem e o Menino com Stª Ana", cuja pintura a óleo só será concluída em 1510. A Virgem e o Menino com Stª Ana Em 1501, trabalhou num pequeno quadro da Virgem com o Menino conhecido como "Madona del Fuso".

Em 1502, viajou por Itália com Cesar Borgia como arquitecto e engenheiro. Neste altura, desenhou mapas e outros tipos de representações geográficas. Madona do Fuso Em 1503, regressou a Florença e iniciou o retrato de Lisa del Giocondo, esposa de Francesco del Giocondo. Nesta altura começou a pintura mural da Batalha de Anghiari. Batalha de Anghiari Em 1513, Leonardo da Vinci foi para Roma com o seu novo mecenas, Giuliano de Medici.

Em 1514/1515 iniciou uma série de experiências científicas. Entre outras coisas, planeou a drenagem dos pântanos de Pontini, a sul de Roma.

Em 1516, após a morte de Giuliano de Medici, foi para França trabalhar na corte de Francisco I.

Morreu em Cloux em 1519. Foi sepultado na Igreja de S. Florentino, em Ambroise, destruída durante a revolução francesa. Considerado umas das pessoas mais inteligentes que algumas vez existiu... Francisco I de França Ao contrário de muitos dos seus contemporâneos, Leonardo, embora também tivesse sido influenciado pelas obras Gregas e Romanas, rapidamente se apercebeu que não se podia limitar a elas. Como diz Dampier (1971: 103): "[não] era um seguidor cego das autoridades clássicas...". A modernidade de Leonardo reside na sua profunda proximidade à observação cuidadosa da natureza na qual procura respostas a "o que é?" e "como funciona?". Leonardo terá mesmo afirmado que «a ciência vem da observação e não dos autores» (Coelho, 1953: 20). Os cadernos de Leonardo contém importantes estudos de mecânica, hidraulica e outras disciplinas de física aplicada.

Leonardo estudou a queda de corpos e o movimento de projécteis, descreveu o princípio dos vasos comunicantes e da resistência dos materiais, reconheceu o que determina a acção de um peso nas leis da alavanca. Leonardo anatomista Leonardo fisico Leonardo não pôde desenhar e criar apenas de acordo com o seu gosto pessoal. Enquanto esteve ao serviço da família Sforza, em Milão, e apesar de abominar a guerra, viu-se forçado a usar a sua habilidade para o desenho e os seus conhecimentos de mecânica para a criação de armas e outros engenhos de combate.
Leonardo foi também engenheiro civil, criando aparelhos e máquinas de utilidades diversas, que não estariam ao seu alcance se não fosse conhecedor de vários princípios de mecânica, dinâmica e estática. Leonardo engenheiro Uma das grandes paixões do Mestre de Vinci foi o voo. A fim de conceber um aparelho voador estudou primeiro o modo como os pássaros o fazem e escreveu um livro sobre esse tema. São espantosos os seus estudos sobre a resistência do ar, a impulsão, o voo planado, os turbilhões da atmosfera, trabalhos esses que até agora ainda não foram postos em causa e cujo o génio o tornou um percursor da técnica moderna. À noite, fechava-se na sua oficina, imaginando a possibilidade de fazer as pessoas voar, mas, como na sua época ninguém pensava seriamente nesse assunto, apontava as suas pesquisas e sonhos numa escrita simbólica, quase indecifrável, para não ser considerado mais louco do que supunham. Leonardo inventor A habilidade de Leonardo para desenhar não poderia deixar de abranger a arquitectura.

Leonardo projectou grandes construções arquitectónicas que nunca passaram além da fase de desenho.

Desenhos porém que, pelo modo de representação em planta, corte e perspectiva que instituem, fazem avançar a representação arquitectónica. Leonardo arquitecto Estudo para uma igreja Pintor A espectacular qualidade artística deste retrato resulta, em primeiro lugar, do seu detalhe meticuloso. "Um véu diáfano cobre o cabelo da modelo que flutua livremente no ar; o seu vestido escuro, especialmente abaixo da linha do pescoço, está coberto com um bordado muito elaborado e está reunido verticalmente. O tecido com um aspecto mais pesado nas mangas cor-de-mostarda tem um brilho natural. Nas mãos e no rosto, em especial, o sombreado é utilizado de forma a criar uma sensação de dimensão bastante convincente. O impacto evocativo do retrato deve-se em grande parte à sua natureza tridimensional e ao talento artístico da luz pictórica na paisagem que faz com que a figura seja evidenciada da forma que é. Tendo tudo isto em conta, é necessário imaginar que o seu rosto é iluminado por uma fonte localizada mais perto do observador." (Zollner, 2000: 72) Mona Lisa (1503-1506) Leonardo pintor Ludovico Sforza encomendou a Leonardo uma escultura que deveria representar o seu pai a cavalo. O pedido era de uma figura de tamanho natural mas, mais tarde, Ludovico decidiu que o tributo a seu pai deveria ser quatro vezes maior.

Leonardo estudou durante anos os movimentos dos cavalos realizando para tal desenhos. O molde em gesso, mais tarde destruído, chegou a ser realizado. Contudo, quando estava para ser iniciada a fundição, o bronze foi utilizado para a produção de canhões. Leonardo escultor Leonardo foi o autor do primeiro mapa mundo octogonal com data atribuída de 1514. Para além da sua forma, o mapa apresenta duas particularidades em relação aos outros mapas do mundo que o antecederam: é um dos primeiros a usar o nome "América" e é um dos primeiros a apresentar um continente no Pólo Sul. Leonardo cartógrafo A esfera do globo está dividida em oito triângulos esféricos equiláteros, cada um deles limitado pelo equador e por dois meridianos que formam um ângulo de 90º entre si. Profissões Pode também dizer-se que a geologia moderna nasceu com os magníficos desenhos que Leonardo dedicou à representação da estratificação das rochas. Leonardo geólogo Antes de Copérnico, Leonardo defendia sem hesitações que « il sole non se move » Leonardo astrónomo « No início da sua estada em Milão, Leonardo ocupou-se da organização de festas, compondo música, fazendo versos, concebendo decorações para bailados e peças teatrais.» (Göök, 1978, p.74) Leonardo gostava muito de cozinhar. Consta mesmo que, na sua juventude, abriu uma taberna, com Sandro Botticelli.

A Leonardo se deve também a invenção do "spagheti". (Routh, 1997). Leonardo compositor e poeta Leonardo Cozinheiro A visão estética da matemática de Leonardo da Vinci vai buscar as suas raízes à geometria de Euclides e Platão que Leonardo estudou com afinco.

Quando, em 1509, Leonardo ilustra o livro Divina proportione de Luca Pacioli (1445 - 1517), o fascínio pela geometria foi tal que, consta, terá deixado de parte a pintura para só a retomar anos mais tarde.

É neste contexto estético que se deve entender uma das mais significativas contribuições de leonardo no campo da matemática. Referimo-nos ao belíssimo desenho conhecido por "Homem de Vitruvius". Leonardo Matemático José Almeida Nº13 2ºTT Ricardo Mota Nº18 2º TT Sandra Vicente Nº19 2ºTT Trabalho Realizado por... Esperamos que tenham gostado desta apresentação... FIM Sandro Botticelli Professora... Vera Duarte
Full transcript