Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Jean Piaget Psicologia 12

No description
by

Filipe Saramago

on 12 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Jean Piaget Psicologia 12

Nasceu a 9 de Agosto de 1896 em Neuchâtel onde passou a sua infância e adolescência.
Milena Flament O seu gosto pela Zoologia leva-o a elaborar aos onze anos de idade a sua primeira publicação científica sobre um pardal albino.
Na Universidade de Neuchâtel estudou Zoologia e Filosofia, concluindo o seu doutoramento em 1918, aos 22 anos de idade.

Depois de se formar, Piaget foi para Zurique, onde trabalhou como psicólogo experimental.

Foi aqui que frequentou aulas leccionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra numa clínica.

A partir daí passou a combinar a psicologia experimental (estudo formal e sistemático) com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

Infância Juventude Durante sua estadia em Paris, Piaget conhece Théodore Simon, que o convida a padronizar os "testes de raciocínio de Cyril Burt, desenvolvidos nos Estados Unidos.

Esta experiência que permitiu-lhe delimitar um campo de estudos empíricos: o pensamento infantil e o raciocínio lógico.

Como resultado desse trabalho, Piaget é convidado para o cargo de coordenador de pesquisas do Instituto Teoria Cognitiva Biografia Piaget recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences. Piaget morreu em Genebra, em 17 de Setembro de 1980.
Equilibração – provoca uma autoestruturação do sujeito.
A teoria cognitiva desenvolve-se por etapas a que Piaget dá o nome de estádios de desenvolvimento e que são: Últimos Anos Piaget defende uma posição interacionista: o conhecimento depende da interação entre as estruturas inatas do sujeito e os dados provenientes do meio. João Feliciano Filipe Saramago 1980 Teoria Cognitiva which allows a more effective use of spatial relativity to convey meaning. Pesquisas Resultado das suas primeiras casamento e filhos Com o livro “A linguagem e o pensamento na criança” Piaget apresenta um quadro do processo de aprendizado infantil.

Qualificada como uma “coletânea de estudos preliminares”, tornou-se o início de uma obra influente sobre o desenvolvimento humano.

Nesta fase apresenta-se a criança como um sujeito da razão. Piaget desperta interesse de estudiosos e é convidado para expor as suas ideias em universidades europeias e norte-americanas.

Piaget centrou-se sobretudo na aplicação do método clínico (entrevistava crianças sobre o que pensavam, assumindo uma atitude de abertura: as respostas das crianças guiam o próprio diálogo) e na observação naturalista (observação naturalista dos seus filhos, dos filhos dos seus amigos, de crianças em várias situações do dia a dia, etc.)
Piaget foi convidado como consultor chefe de duas conferências na Cornell University e na University of California. Ambas debatiam possíveis reformas curriculares baseadas nos resultados das pesquisas de Jean Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo. Esquema – ações fundamentais do conhecimento que podem ser físicas (visão) ou mentais (comparação e classificação). As experiências novas são assimiladas num esquema e o esquema é criado ou modificado por acomodação.
Adaptação – modificação dos comportamentos que permitem o equilíbrio das relações entre o organismo e o meio.

Este processo decorre da assimilação (integração de novos conhecimentos nas estruturas anteriores) e da acomodação (as estruturas mentais modificam-se em função das situações novas).
Em 1923, Jean Piaget casou-se com Valentine Châtenay uma de suas ex-alunas, com quem teve três filhas: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931).
Jean Piaget Em 1919, viaja para Paris, começa a trabalhar no Instituto Jean-Jacques Rousseau e publica os primeiros artigos sobre a criança.

O nascimento dos filhos amplia o convívio diário com a "criança pequena" e possibilita o registo de observações que geram novas hipóteses sobre as origens da cognição humana.

De 1926 a 1929 foi professor de filosofia na Universidade de Neuchâtel e em 1929 juntou-se à Faculdade de Genebra como professor de psicologia infantil.
1964 1979 A criança apresenta uma inteligência prática, em que não há linguagem nem a capacidade de representar mentalmente os objetos.

Aparece a noção da permanência do objeto: a criança procura um objeto escondido porque tem a noção de que o objeto continua a existir mesmo quando não o vê. Estádio pré-operatório
(2 anos / 6-7 anos) Estádio das operações concretas
(6-7 anos / 11-12 anos) Estádio das operações formais
(11-12 anos / 16 anos) Estádio sensório-motor
(até aos 2 anos) Neste estádio emerge a função simbólica, isto é, a capacidade de representar mentalmente objetos ou acontecimentos que não ocorrem no presente, através de objetos, palavras e gestos.

Os objetos passam a representar o que a criança deseja. Nesta fase, a criança já pensa mas ainda não é capaz de fazer operações mentais.

A criança é incapaz de perceber que existe outra realidade para além da sua (egocentrismo).
O pensamento é mais lógico, desenvolve conceitos e é capaz de realizar operações mentais. No entanto, só é capaz de resolver os problemas se estiver na presença dos objetos e situações.

A criança desenvolve a noção de conservação da matéria sólida e líquida e, mais tarde, do peso e do volume. Desenvolve também os conceitos de tempo, espaço, número e lógica.
Aparecimento do pensamento abstrato, lógico e formal.
1. A distinção entre o real e o possível
2.Raciocínio hipotético-dedutivo - coloca mentalmente as hipóteses e deduz as consequências.
3.Egocentrismo intelectual
Psicologia B 12A1 Bibliografia WIKIPEDIA. en.wikipedia.org - 10/05/2013
LIVRARIA DA FOLHA. folha.uol.com.br - 10/05/2013
PEDAGOGIA EM FOCO. pedagogiaemfoco.pro.br - 10/05/2013
Full transcript