Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

GLEYDSON SOUZA

on 5 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

Psicologia da
Aprendizagem

As Teorias da
Aprendizagem

Introdução ao estudo da Psicologia da Aprendizagem
Prof. Gleydson Rocha
gleydsonrocha@hotmail.com

O que é aprendizagem?
"Aprendizagem é a progressiva mudança do comportamento que está ligada, de um lado, a sucessivas apresentações de uma situação e, de outro, a repetidos esforços dos indivíduos par enfrentá-las de maneira eficiente" (McConnell)
"A Aprendizagem é uma modicifação na disposição ou na capacidade do homem, modificação essa que pode ser anulada e que nao pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento." (Gagné)
"Normalmente, consideram-se como aprendidas as mudanças de comportamento relativamente permanentes, que nao podem ser atribuídas à maturação, lesões ou alterações fisiológicas do organismo, mas que resultam da experiência." (Sawrey e Telford)
A
P
R
E
N
D
I
Z
A
G
E
M
Caracteristicas da
Apredizagem
Aprendizagem é mudança de comportamento
Aprendizagem é mudança de comportamento resultante da experiência
Situação estimuladora
Elementos
Principais
Pessoa que
aprende
Resposta
Etapas no processo de aprendizagem
Motivação
Objetivo
Preparação ou prontidão
Fatores fisiológicos
Experiências anteriores
Fatores psicológios
Obstáculo
Social
Psicológica
Física
Respostas
Reforço
Generalização
Mouly, 1973
Tipos de
Aprendizagem
Robert Gagné, 1974
Aprendizagem
de sinais
associação de estímulos
Aprendizagem
estímulo-resposta
Cadeia Estímulo-resposta-reforço
Cadeias motoras
Várias cadeias motoras estímulo-resposta-reforço seguidas, numa determinada ordem
Cadeias verbais
Várias associações de plavras, como frases, poesias, sinônimos, etc...
rápido
feio
bonito
lindo
jovem
belo
Aprendizagem
de discriminação
dar respostas diferentes a estímulos semelhantes
Aprendizagem de
Conceitos
dar a mesma respostas a estímulos diferentes
Aprendizagem
de princípios
Cadeia de dois ou mais conceitos
Solução de
Problemas
Abordagem
Comportamentalista
Abordagem
inatista-maturacionista
Abordagem
Piagetiana
Hereditariedade
Maturação
conjunto de qualidades ou características que estão fixadas na criança, já ao nascimento. Ou seja, quando falamos em hereditariedade estamos nos referindo, à herança genétjca individual que_a criança recebg_de seus pais.
Padrão de mudanças biologicamente determi-nado. As transformações do corpo, o crescimento dos órgãos, etc. acon-tecem de acordo com uma seqüência predeterminada, que, a princípio, não dependeria de fatores externos.
As relações entre desenvolvimento e aprendizagem e as influências do inatismo-maturacionismo na escola
Se o ritmo e a seqüência do desenvolvimento são biologicamente determinados, qual a sua relação com os processos de aprendizagem?
Abordagem inatista-maturacionista não tinham como ob-jetivo o estudo da aprendizagem
Aprendizagem é que depende do desenvolvimento. Ou seja, o que a criança é capaz ou não de aprender é determinado pelo nível de maturação de suas habilidades e do seu pensamento ou, ainda, pelo seu nível de inteligência.
escola o papel de "cultivar" o indivíduo, de possibilitar o seu desenvolvimento harmonioso, as propostas pedagógicas orientadas por essa perspectiva consideram que para aprender os conteúdos escolares a criança precisaria já ter desenvolvido determinadas capacidades..
Ao contrário do inatismo-maturacionismo, a abordagem comportamentalista destaca a importância da influência de fatores externos, do ambiente e da experiência sobre o comportamento da criança.
Enquanto aquela abordagem enfatiza o papel de fatores biológicos internos, como a hereditariedade e a maturação, o comportamentalismo parte do princípio de que as ações e as habilidades dos indivíduos são determinadas por suas relações com o meio em que se encontram.
Mas o que é comportamento?
John B. Watson foi o fundador do movimento comportamentalista (ou behaviorista, do inglês behavior, que significa "comportamento") na psicologia. Ele definiu a psicologia como a ciência do comportamen-to, como um ramo objetivo e experimental das ciências naturais.
Imaginemos um pequeno animal silvestre bebendo água na beira de um riacho. Ao captar um ruído de passos de animal no mato, ele sai correndo. Na linguagem comportamentalista, diremos que o ruído (estímulo) provocou, no animal, uma resposta: o ato de correr.
Comportamento e aprendizagem
Para o comportamentalismo, a aprendizagem é um tema central. Ao enfatizar a influência dos fatores externos e ambientais, essa concepção teórica afirma que o mais importante na determinação do comportamento do indivíduo são as suas experiências, aquilo que ele aprende durante a vida.
Comportamentalismo confunde-se com uma teoria da aprendizagem, uma vez que sua preocupação básica é explicar como os comportamentos são aprendidos.
Skinner
A aprendizagem por condicionamento clássico
Aprendizagem por condiciona-mento operante se dá de forma bastante diferente, apoiando-se não em reações provocadas por estímulos, mas em comportamentos emitidos pelo próprio organismo que são seguidos
Para Skinner, a birra é um comportamento que se aprende.
Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência do comportamentalismo na escola
A ênfase dada pelos comportamentalistas à questão da aprendizagem é resultado do pressuposto de que o ambiente e a experiência são determinantes do comportamento.
Os processos e fatores internos ao indivíduo não são levados em conta, e o próprio desenvolvimento é explicado como decorrente da aprendizagem.
Desenvolvimento e aprendizagem são processos coincidentes. Aquilo que chamamos de desenvolvimento nada mais é do que o resultado das aprendizagens acumuladas no decorrer da vida do indivíduo. Por isso, os dois proces-sos não se distinguem.
De acordo com Skinner, ensinar é planejar/organizar essas contingências de modo a tornar mais eficiente a aprendizagem de determinados conteúdos e habilidades. A utilização de reforçadores e a organização da aprendiza-gem por pequenos passos são princípios decorrentes dessa abordagem.
Uma das marcas deixadas pelo comportamentalismo na educação escolar foi a valorização do planejamento do ensino, tendo chamado a atenção para a necessidade de se definirem com clareza e operacional-mente os objetivos que se pretende atingir, para a organização das se-qüências de atividades e para a definição dos reforçadores a serem utili-zados telogios, notas, pontos positivos, prêmios, etc
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximalizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender; é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.”Piaget
Full transcript